Mesmo após 20 anos de seu lançamento, The Legend of Zelda: Ocarina of Time (N64) continua a ganhar destaque na internet devido a informações inéditas sobre seu desenvolvimento. Desta vez, as novidades vêm diretamente de alguém envolvido na produção do título: Giles Goddard. O canal MinnMax publicou uma entrevista com o programador britânico, nesta segunda-feira (24), em que ele revela algumas ideias testadas para a aventura 3D de Link, incluindo uma envolvendo portais.
O desenvolvedor, que foi uma das primeiras pessoas ocidentais a trabalhar na Nintendo na época do Nintendo 64, afirmou que um de seus protótipos enquanto realizava pesquisa e desenvolvimento para o jogo envolvia o uso de portais em Hyrule Castle. Segundo ele, era possível olhar para outra parte do castelo através desses portais e se teletransportar ao atravessá-los, em um sistema parecido com o do game Portal (Multi). Goddard lembra:
"Recentemente eu achei um antigo diretório de código fonte que eu fiz backup e era o primeiro mapa para Zelda no N64. Com o castelo, Hyrule Castle. Eu estava fazendo todos esses experimentos em que você tinha um portal através do qual você podia olhar, entrar e ser teletransportado para outra parte do mapa. Você podia olhar através de uma porta para outra parte do mapa, atravessá-la e retornar.Era uma tecnologia bem legal, eu a tinha rodando e mostrei para algumas pessoas no [meu atual] escritório e eles disseram 'Você tem que colocar isso na internet'. Eu disse 'Bem, eu não posso porque não é algo meu, é da Nintendo'.(...)Nós tínhamos uns cristais giratórios que você podia pegar e mover. Se você os girasse, você podia olhar através deles e ver uma outra parte do mapa, dependendo de como você os girasse. E se você os atravessasse, você entrava no mapa."
O desenvolvedor disse que ninguém chegou a analisar essa ideia, pois ela foi criada muito tarde durante a produção do game. Outro protótipo criado por ele envolvia o uso de uma arma que disparava bolas coloridas para demonstrar o mapeamento de luz no cenário de Zelda
Além disso, ele revelou detalhes sobre a primeira demonstração técnica de Ocarina of Time apresentada ao público. De acordo com Goddard, essa demo curta foi criada junto com Yoshiaki Koizumi, atual gerente do estúdio Nintendo EPD, e tinha o propósito de apresentar novos tipos de recursos, como efeitos de partículas, iluminação 3D e mapeamento ambiental.
Confira o trecho da entrevista abaixo:
Fonte: MinnMax