A tela sugerindo que o jogador fizesse uma pausa aparecia com frequência em games como Wii Sports. A maioria simplesmente ignorava o conselho e seguia com a jogatina, é claro, mas para muitos era uma recomendação importante. Este recurso também foi utilizado na franquia Mother, e a revelação dessa informação no livro repercutiu nas redes.
I was reading the Ask Iwata book, and I had no idea, but the Wii's "Why not take a break?" screens were directly inspired by Earthbound, where Ness's dad would ask him if he wanted to take a break periodically pic.twitter.com/9aFlbFwn7O
— Andrew (Beta64) (@Beta64Official) April 17, 2021
Apesar da reação, não se trata de uma notícia inédita. Na verdade, isso foi revelado pela primeira vez por Iwata em 2011, em uma discussão com Shigesato Itoi e Yasuhiro Nagata, na série de conversas com desenvolvedores que o ex-presidente conduzia.
IWATA: Além disso, há o “Pai de duas horas”.
ITOI: Sim, sim, havia isso também.
NAGATA: Seu pai liga para você quando você joga por mais de duas horas seguidas. Ele diz: "Você não acha que deveria fazer uma pausa agora?"
IWATA: Fiquei pasmo quando soube que você estava colocando isso no jogo. Eu fiquei tipo, “O que você está pensando ?!” Aqui temos um jogador que está totalmente imerso no jogo, e então dizemos: “Ei, por que você não sai?”
NAGATA: Mas então você adicionou um recurso semelhante ao Wii mais tarde.
IWATA: Isso mesmo. (risos) A ideia do Sr. Itoi de adicionar um “pai de duas horas” tomou conta de mim em algum momento, e acabei adicionando algo semelhante ao Wii.
O livro compilando a série Iwata Asks ganhará tradução para dez idiomas, mas até o momento não há previsão para uma edição em português. Já a franquia Mother foi assunto recentemente de um tweet bem humorado do Reggie Fils-Aimé, ex-presidente da Nintendo of America.
Fonte: Nintendo Life