Pyra e Mythra são as mais novas lutadoras do panteão de Super Smash Bros. Ultimate (Switch). As personagens apareceram pela primeira vez em Xenoblade Chronicles 2 (Switch), como as figuras que habitam o Core Crystal Aegis. A história de ambas está intimamente ligada uma com a outra. Para entendê-la melhor, é preciso ter um panorama geral sobre o universo de Xenoblade. Então, eu te convido a mergulhar nesse mundo de fantasia, máquinas e magia.
No universo de Xenoblade existem os Core Crystals, objetos que contêm armas denominadas Blades. Estas armas podem ser comuns, raras e lendárias. Nelas habitam personalidades únicas que podem ser despertadas do cristal de origem por um Driver. Quanto mais talentoso for o Driver, mais fácil conseguirá despertar a arma de um Core Crystal. Ao fazer isso, cria-se um vínculo muito forte entre os dois.
Origem
As Aegises são armas diferentes das despertadas comumente pelo Core Crystals. Estas são Blades muito poderosas que não obedecem as mesmas regras das despertadas pelos Core Crystals normais. Acredita-se que essas Blades sejam capazes de reescrever as regras da física ao seu redor.
Amalthus vai ao paraíso divino Elysium para encontrar o Arquiteto e buscar respostas. Há milhares de anos, o Arquiteto (deus do mundo) criou os titãs para permitir que humanos e outras raças pudessem viver seguros e em paz. Com o mundo turbulento, Amalthus não consegue encontrar o Arquiteto no Elysium, por outro lado, consegue obter dois Core Crystals. Ao retornar do Elysium, Amalthus ativa o Core Crystal de Malos. Este absorve toda a frustração e revolta de seu driver Amalthus. Durante a guerra, Malos recupera o controle de seu poder total e deixa Amalthus. Com isso, Amalthus percebe que é incapaz de controlar um Aegis, viaja até Torna para encontrar alguém capaz de despertar o Core Crystal Aegis que estava com ele, afim de parar Malos. Em Torna, o Príncipe Zettar não é capaz de despertar Mythra. Porém, Addam acaba a despertando.
Mythra é uma Blade lendária e tem Addam como Driver. Ela tem seu nome baseado em uma divindade da mitologia persa. O deus Mitra representa a luz, o bem e o mundo espiritual distinto da matéria. Como uma Aegis, ela possui um poder especial baseado em elementos de luz. Mythra é confiante em si mesma, imprudente e independente. Tem um temperamento explosivo, por muitas vezes rude e não tem medo de expressar abertamente seus pensamentos. Durante os eventos do jogo torna-se mais calma e analítica.
Ao se opor a Malos contra a destruição da cidade de Auresco, Mythra é encorajada por ele a utilizar todo o seu potencial. Com a intenção de proteger a cidade e seus amigos, ela utiliza todo o seu poder contra seu principal oponente e seus comparsas, impedindo Addam de conduzi-la. Após o combate, a Blade percebeu a destruição que causou em parte da cidade de Auresco, além da morte de Milton, um de seus amigos.
Mythra foi invadida por tamanha tristeza ao se dar conta das perdas que causou para impedir Malos. De sua própria dor surgiu Pyra, que seria a esperança para que Mythra jamais usasse seus poderes novamente para a destruição. Após o surgimento de Pyra, Addam concorda em selá-las por 500 anos sob o Mar das Nuvens, com o objetivo de evitar que o seu poder pudesse ser usado novamente.
Novo Driver
Pyra é uma Blade lendária que possui poderes baseados no elemento fogo. O nome Pyra é derivado do grego pýr que significa fogo. É uma jovem de bom coração, bem educada, gentil e que deseja paz entre Blades e Drivers. Apesar de ser gentil com as pessoas, não tem medo de lutar para proteger aqueles que ama. Após adormecer por 500 anos, Pyra foi descoberta e despertada por Rex. Para que ele pudesse tornar-se o seu Driver, Pyra o fez prometer que a levaria até Elysium.
Elysium é um paraíso lendário divino onde Mythra e Pyra buscam seus objetivos, pois acreditam que lá podem encontrar o Arquiteto e pedir por sua morte, uma vez que Blades, originalmente, não podem morrer. Rex acredita que: “Se tal lugar de fato existisse, talvez todos poderiam viver em paz, sem a necessidade de lutar.” A busca pelo Elysium por Rex e Pyra é o principal enredo de Xenoblade Chronicles 2 (Switch), pois encontrá-lo seria uma maneira de finalmente essas personagens recuperarem a paz.
Pyra e Mythra se vêem como irmãs na história de Xenoblade. Segundo a própria Mythra: “Pyra é um eu diferente que construí.” Ao longo do gameplay, Pyra e Mythra trabalham para proteger Rex e seus amigos. Embora as duas personalidades coexistam dentro da Blade, elas se manifestam uma por vez. No final dos principais eventos do jogo, Pyra e Mythra renascem separadas.
Super Smash Bros. Ultimate
Alguns elementos da história de Xenoblade Chronicles 2 (Switch) foram levados para as novas personagens de Super Smash Bros. Ultimate (Switch). Pyra está ligada a Mythra como um lutador dois-em-um, fazendo referência às duas personalidades que habitam na Blade lendária do Driver Rex. Pyra pode ser transformada em Mythra rapidamente e ambas apresentam moveset semelhante. A velocidade de ataque e poder dos golpes também são fatores que diferenciam uma personagem da outra.
De forma geral, Pyra usa ataques lentos, mas poderosos. Por outro lado, Mythra é focada em velocidade e precisão. Os movimentos especiais das duas também são diferentes, incluindo o Final Smash. O golpe de Pyra é indicado para finalizar os oponentes. Já a habilidade de Mythra é feita para causar dano em área.
Pyra é a mais forte das duas, possui um poder de dano maior, além de movimentos de alcance mais efetivos que Mythra. Os ataques de espada de Pyra são formidáveis, envolvem golpes amplos que atingem uma maior área. As investidas de maior alcance permitem a lutadora contra-atacar seus oponentes com maior eficácia que os demais. Embora a personagem tenha um moveset versátil, sua lentidão na execução dos movimentos é a sua maior desvantagem, permitindo assim, que o oponente se aproxime facilmente.
Mythra é a mais rápida da dupla e apresenta um peso menor que Pyra. Mythra apresenta combos rápidos e consegue interromper ataques de curto alcance mais lentos. Os golpes aéreos acompanham a velocidade característica da lutadora. Para KOs, ataques smash são os mais recomendados. Nenhum dos movimentos presentes no moveset da personagem consegue nocautear o oponente confiavelmente.
Mythra é excelente em acumular danos com seu estilo de jogo rushdown. Embora seja uma lutadora com espada, seus golpes apresentam alcance médio. A lutadora possui uma boa árvore de combinação e, na maior parte, dita o ritmo da batalha. Por outro lado, depende muito de Pyra durante o confronto.
Pyra e Mythra foram incluídas no jogo Super Smash Bros. Ultimate (Switch) através do DLC Challenger Pack 9, que também inclui seleção musical de RPG e um novo estágio. O pacote com a nova dupla pode ser obtido de forma avulsa por RS 31,00 ou automaticamente disponibilizado para aqueles que optaram por adquirir o Fighters Pass Vol. 2. que contém outros personagens, entre eles Sephiroth.
Super Smash Bros. Ultimate (Switch) terá mais dois lutadores DLC lançados até o final deste ano.
Fontes: Xenoblade Wiki e SmashWiki
Revisão: Felipe Fina Franco