O engenheiro era, em primeiro lugar, um apaixonado por tecnologia. Mesmo sendo funcionário da Sony, foi contratado pela Nintendo para projetar o chip de som do SNES. E foi essa ponte que quase resultou no acordo entre as duas empresas para o lançamento de um console híbrido com entrada para cartuchos e cd, que foi a gênese do PlayStation. Ken relembra de como era o clima da época para ele:
"Antes do PlayStation, trabalhei no Super Famicom com a Nintendo e gostava muito do Sr. Uemura e de sua equipe. Estava sempre com eles e nos dávamos bem. Mas, do lado de fora, éramos considerados como adversários. Nós não estávamos lutando de forma alguma.
Só me faziam um tipo de pergunta: 'O concorrente [do PlayStation] é Sega ou Nintendo?' Perguntavam-me, mas nunca tínhamos pensado quem era o concorrente porque éramos todos colegas de trabalho. No entanto, as pessoas de fora não pensavam assim ... eles não sabiam a verdade ... Mas acabaram animando a nossa indústria."
Na opinião de Kutaragi, a ideia de conflito entre Sony, Sega e Nintendo foi alimentada por quem não participava ativamente das relações entre as empresas. A longo prazo, porém, entende que essa noção de rivalidade ajudou a indústria a crescer.
Fonte: Nintendo Life