Baseado no título Super Bomberman (SNES), primeiro jogo da série para o console clássico da Nintendo, o jogo de tabuleiro seria originalmente lançado em 2020. Depois de postergar a versão tabletop de Bomberman diversas vezes, o jogo acabou sem data de lançamento — até que fora excluído definitivamente dos planos da Konami.
A iniciativa partiu de uma parceria entre a Konami e a IDW, uma empresa americana de quadrinhos. Criado por Sean McDonald, da Tower Games, empresa especializada em jogos de tabuleiro. O título seria uma adaptação bastante literal da experiência original, com uma opção bem variada de mapas, já que os jogadores poderiam customizar o tabuleiro com as peças do cenário da forma que quisessem. Isso também permitiria que os jogadores eliminassem os elementos do tabuleiro aos poucos, simulando um dos aspectos mais importantes da experiência eletrônica: o mapa, gradualmente, diminuindo.
O jogo teria uma estrutura de turnos, permitindo que os jogadores colocassem fichas de bombas coloridas para se diferenciar uns dos outros — e, assim como no original de SNES, se a bomba explodisse perto da borda do tabuleiro, seu raio de explosão sairia no outro lado.
Em uma postagem no Twitter, Sean McDonald decidiu revelar o protótipo que já havia feito do jogo, para que os jogadores ao menos soubessem como seria. Confira:
Behold, the rough prototype for the officially licensed Bomberman board game that was cancelled. Figured I'd at least show everyone. #bomberman #boardgames #konami #idw #videogames #boardgamenews pic.twitter.com/vAfM7QMJou
— Sean (@TowerGuardGames) March 19, 2021
Este já é o segundo jogo de tabuleiro que surgiria de uma parceria entre a IDW e a Konami, que já haviam anunciado uma versão tabletop de Metal Gear Solid (PS), também cancelado.
Fonte: Kotaku