Já Wintertide Miracles segue o mesmo conceito do seu antecessor, Future Blessings, e apresenta o conteúdo de fandisc. Isso significa que a obra é um extra para quem já jogou o original ter um tempinho a mais com os rapazes. Especificamente, a obra é prioritariamente composta por histórias que expandem o conteúdo alternativo de Future Blessings.
Múltiplas histórias alternativas
Ao abrir um novo jogo, Wintertide Miracles oferece um menu de opções com múltiplas histórias que podem ser acessadas. A primeira opção são os Double Dates, ou seja, pequenos eventos que mostram um pouco da interação entre Cardia e dois rapazes. Apesar do nome, nem todos são românticos, também havendo histórias com certos NPCs como “Delacroix e Sisi”.
O nome também não indica adequadamente o conteúdo. Não se trata de fato de encontros, mas sim de momentos aleatórios. Todas as histórias são curtinhas, mas trabalham bem em cima das personalidades de cada um.
Uma coisa curiosa é que todos começam da mesma forma, mas o jogo considera como se fossem trechos diferentes, não permitindo que elas sejam avançadas rapidamente com o skip de trechos já lidos. Além disso, uma novidade da versão de Switch em comparação com a de PS Vita é que concluir essas histórias libera CGs de praia dos rapazes.
Esse desbloqueio também acontece com duas outras histórias, que também funcionam como epílogos de Future Blessings. Uma delas é continuação da rota do detetive Herlock Sholmès, enquanto a outra é mais uma continuação da rota Finis, mas focada no relacionamento fraterno do rapaz com Cardia.
Enquanto as rotas dos outros rapazes são mais românticas, essas duas desenvolvem a trama com foco maior em outros elementos como o veneno de Cardia ou o legado de Isaac Beckford. Como Code: Realize é uma história que combina mistério, ação, romance e leves pitadas de ficção científica em uma ambientação steampunk, essa abordagem é mais próxima do que havia sido feito nos jogos anteriores.
Por fim, temos também uma nova história introduzindo a personagem Cantarella. Essa história funciona de forma similar à de Future Blessings em que Cardia conheceu Shirley e se envolveu com a família de mafiosos Gordon. No entanto, ela oferece uma história diretamente relacionada aos eventos principais de Guardian of Rebirth, apesar de ser inteiramente nova.
No entanto, o uso de elementos relevantes é uma faca de dois gumes para a história de Cantarella. Por um lado, ela é bastante interessante, trabalhando diretamente com coisas já estabelecidas. Por outro, são eventos tão relevantes que é difícil acreditar na falta de impacto deles na história já pré-estabelecida. Da mesma forma, a ausência de menções à personagem nas outras narrativas de Wintertide Miracles desvalorizam a rota.
De volta à Londres steampunk
Em termos visuais, a obra continua demonstrando muito bem a qualidade usual da Otomate. Os personagens são muito bem desenhados, há alguns efeitos especiais ocasionais e os fundos são ricos em detalhes, contribuindo para a sua ambientação em uma Londres vitoriana e steampunk.
Vale destacar também que a obra conta com vários elementos de qualidade de vida importantes para melhor aproveitá-la. Além de poder realizar skip ou colocar o jogo no automático, é possível salvar a qualquer momento e acessar um log do texto. Nessa lista de últimos diálogos/textos, é possível escutar trechos anteriores ou retornar para relê-los ou testar outras opções, por exemplo.
Ainda mais do que o jogo anterior, Code: Realize ~Wintertide Miracles~ é uma obra inteiramente dependente dos seus antecessores. Para quem ainda não os jogou, a obra tem pouco a oferecer. No entanto, para quem já ama os personagens e gostaria de estender o seu tempo com Cardia e seus namorados/amigos, é diversão garantida.
Prós
- Personagens carismáticos;
- Bom uso de artes e trilha sonora;
- Novas histórias oferecem momentos mais românticos com os personagens.
Contras
- História de Cantarella não possui nenhum peso nas outras rotas;
- Outras histórias em geral não são muito relevantes no contexto geral da série;
- Não é interessante para quem não jogou os anteriores.
Code: Realize ~Wintertide Miracles – Switch/PS Vita – Nota: 7.0
Versão utilizada para análise: Switch
Revisão: João Gabriel Haddad
Análise produzida com cópia digital cedida pela Aksys Games