Conhecida por produzir Yooka-Laylee (Switch), Yooka-Laylee and the Impossible Lair (Switch) e por ter desenvolvedores da série Banjo-Kazooie em sua equipe, a companhia europeia afirmou que essa divisão estará focada em ajudar no lançamento de pequenos projetos de estúdios independentes. "Como uma operação, ainda seremos 90% desenvolvedores e 10% publicadores, mas, de olho na autopublicação no futuro, teremos habilidades e conhecimentos internos para ajudar outras pessoas", declarou Gavin Price, CEO do estúdio.
Três produtoras indie já fecharam negócio com a Playtonic Friends: Awe Interactive, de BPM: Bullets Per Minute (Multi); Fabraz, de Slime-san (Switch); e okidokico, de OK Golf (Mobile). Price disse que a proposta é ter uma abordagem mais amigável com as desenvolvedoras, preocupando-se mais com o conteúdo dos jogos e o tempo investido para realizá-los do que com o lado corporativo do processo.
O estúdio ressaltou, no entanto, que continua trabalhando em seus próprios projetos, apesar de não poder confirmar se eles serão lançados por conta própria. No vídeo de anúncio desse novo departamento, é citado um jogo com Capital B, o vilão de Yooka-Laylee. Confira: