Há mais de uma década, discutiu-se a possibilidade de GoldenEye 007 (N64) vir ao Virtual Console do Wii e Xbox Live Arcade para o Xbox 360. Recentemente, essa notícia está sendo novamente discutida, após um grande vazamento surgido no fim do ano passado sugerir uma compilação on-line do remake. Os detalhes especificam que o game da Rare estava em fase avançada de desenvolvimento para o Xbox 360, mostrando que o projeto estava quase completo.
Apesar do desenvolvimento estar quase concluído, o jogo nunca foi lançado. Às vésperas de sua conclusão, a Nintendo — quem publicou o original de N64 — bloqueou os trâmites do desenvolvimento e comprometeu a sua distribuição.
Ross Bury, artista e ex-desenvolvedor da Rare, disse ao portal Arstechnica:
"Quando ele [o projeto] foi colocado na Nintendo, todos lá o aprovaram. Exceto que eles não verificaram com o único cara que importava. Acredito que me disseram que sua resposta foi no sentido de: 'Não há como um jogo Nintendo sair em um console da Microsoft'".
Não está claro qual executivo da Nintendo acabou por proibir a estreia de GoldenEye 007 no Xbox 360. O próprio Bury não tem certeza, mas sabe que não foi o presidente Hiroshi Yamauchi. A equipe da Rare nunca foi informada sobre a identidade da pessoa.
Assim, o jogo nunca foi lançado, mesmo próximo de sua conclusão, com a contagem final de bugs encontrados, segundo o vazamento, chegando a cerca de 90. Sem a aprovação da Nintendo, o remake de GoldenEye 007 não conseguiu autorização legal para sua publicação, mantendo essa joia do Nintendo 64 indisponível de maneira oficial para a nova geração de gamers.
Fonte: Nintendo Everything