A justificativa é o fato de o game permitir uma "potencial representação de relacionamentos entre pessoas do mesmo sexo". A Rússia é um país cristão ortodoxo e possui uma lei, sancionada pelo presidente Vladimir Putin em 2013, que busca proteger as crianças de serem "expostas" à homossexualidade, sob pena de multa, prisão ou até mesmo deportação.
Miitopia não permite que personagens do mesmo sexo se casem ou tenham filhos, mas é possível passar o relacionamento para um nível além da amizade. Foi o suficiente para ser enquadrado pela lei russa de defesa dos valores tradicionais da família, tornando-o assim o único título da Nintendo com classificação indicativa para maiores na Rússia.
Outros jogos já passaram pela mesma situação, como The Sims 4, Stardew Valley e até mesmo Fifa 17, pois permitia o uso de cadarços com o arco-íris em apoio à causa LGBTQI+. No caso da Nintendo, o próprio Miitopia passou por isso ao ser lançado para 3DS em 2017. A nova versão chega ao Switch no dia 21 de maio.
Fonte: Nintendo Life