Lucky Bell, um jeito diferente do Mario conseguir moedas

Elemento tradicional da cultura japonesa é integrado ao game de forma singela e funcional.

em 11/02/2021
Conseguir dinheiro pode ser trabalhoso. Podemos até encontrar uma moeda ou outra perdida no chão, mas, na maioria das vezes, temos que subir em árvores, bater em blocos, escalar, derrotar inimigos... E por mais que a gente acumule uma graninha, acaba gastando com a vida e a contagem recomeça. Poderia ser uma metáfora para a vida real, mas estamos falando do nosso querido encanador bigodudo. E hoje vamos conhecer um pouco mais de uma das alternativas que o Mario tem para conseguir moedas: o Lucky Bell. Com o lançamento de Super Mario 3D World + Bowser's Fury (Switch), muitas pessoas vão finalmente conhecer esse power-up.


Quando Super Mario 3D World (Wii U) foi lançado originalmente, um dos destaques das campanhas promocionais era a nova Cat Suit, presente inclusive na logo e na tela inicial do jogo. Para conseguir a sua roupa de gato, basta pegar um sino amarelo, o Super Bell, presente já no primeiro estágio. Devidamente vestido, é possível correr em quatro patas, dar um golpe arranhando os inimigos e até mesmo escalar paredes, pelo menos até uma certa altura. Após terminar uma fase e descer pelo poste da bandeira, a dança comemorativa é seguida por uma pose característica e um miado, usando todo o apelo fofo que os felinos adquiriram com essa geração na internet.

O game, entretanto, esconde uma surpresa: um sino de bronze, que dá ao jogador mais do que uma roupa nova. Se por acaso você pegar um sino sem prestar muita atenção, e ficar na dúvida se era o amarelo ou o bronze, existem alguns detalhes que ajudam a diferenciar. Mario, Luigi, Peach, Rosalina e Toad ganham a Cat Suit, porém com uma cor mais puxada para o bronze, e também um colar - ou seria coleira? Não se trata, contudo, de uma simples variação no guarda-roupa. Com o Lucky Bell, além de todas as habilidades que o sino amarelo proporciona, algumas outras são acrescentadas.

A primeira e mais evidente é que, ao pular e executar no ar aquele movimento de “bundada”, o personagem vira uma estátua e cai em linha reta, ganhando moedas até atingir o solo. O truque, portanto, é pular de grandes altitudes, o que permite se aproximar facilmente das cem moedas para ganhar uma vida extra. Contudo, essa sorte (lucky) que nomeia o sino, não se resume ao dinheiro. Enquanto estiver em forma de estátua, o personagem fica invencível, não sendo afetado pelos inimigos. Só é preciso tomar cuidado, pois esta invencibilidade não é total: o Lucky Bell não protege contra lava ou esmagamentos.

Infelizmente, a sorte não vem fácil para Mario e seus amigos. O sino de bronze não fica disponível até que se derrote o Bowser! A partir daí, ele aparece em diversos estágios dos mundos que surgem após o “final” do game, praticamente substituindo o Super Bell nessa nova etapa. Apesar desse papel tão importante, o Lucky Bell é o único power-up do jogo que não possui um carimbo correspondente.

Curiosidades

Em japonês, o Lucky Bell se chama Maneki-Neko. Este também é o nome daquelas populares estátuas de gato que os japoneses acreditam trazer sorte. Inclusive, o sino na coleira que acompanha algumas das versões dessas estátuas se assemelha muito à Lucky Bell do game. Aliás, a estátua que Mario, Peach, Toad e Rosalina formam possui a patinha direita levantada, exatamente como uma Maneki-Neko tradicional. Já Luigi fica com a patinha esquerda levantada, que é a pose normalmente associada aos donos de negócio querendo atrair consumidores. Botando na balança, portanto, a Nintendo está mais te desejando sorte do que atraindo consumidores para si. Bonitinho, não?

Revisor: Vladimir Machado
Siga o Blast nas Redes Sociais

Nascido no mesmo dia que Manoel Bandeira (mas com alguns anos de distância), perdido em Angra dos Reis (dos pobres e dos bobos da corte também), sob a influência da MPB, do rock e de coisas esquisitas como a Björk. Professor de história, acostumado a estar à margem de tudo e de todos por ser fora de moda. Gamer velho de guerra, comecei no Atari e até hoje não largo os mascotes - antes rivais - Mario e Sonic.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).