Calyrex, o rei de Crown Tundra

Saiba mais sobre o lendário de The Crown Tundra, segunda parte da expansão de Pokémon Sword/Shield (Switch).

em 02/03/2021
Calyrex, o rei de Crown Tundra

A segunda parte da expansão de Pokémon Sword/Shield (Switch), The Crown Tundra, trouxe novos conteúdos ao jogo. Além de uma vasta área para explorar, é possível, também, ter acesso aos novos Pokémon lendários, tais como: Regieleki e Regidrago, assim como Calyrex, o mascote de The Crown Tundra.

Informações Gerais

Calyrex é um Pokémon do tipo Psychic e Grass, descrito como “Pokémon Rei ou Grande Rei Pokémon”, sendo referência à monarquia presente em países como a Inglaterra, principal inspiração para o continente de Galar. O nome Calyrex pode ser uma combinação de calyx, latim para botão e rex, latim para rei, que faz referência ao formato de coroa em sua cabeça e a própria descrição do Pokémon que remete à realeza. Acredita-se que o Pokémon pode ser baseado em uma lebre ártica e uma coroa. Os bulbos exuberantes em sua cabeça e entorno do pescoço lembram frutas vermelhas ou flores.

O Pokémon apresenta símbolos em formatos triangulares ao redor do pescoço, fazendo referência clã Hōjō. O grupo governou o Japão por muitos anos. Seu símbolo faz alusão à realeza, governo e império. Conceitualmente, o emblema também pode ser baseado em representações pré-vitorianas de fadas e elfos, ou qualquer uma das várias divindades de inúmeras religiões pagãs europeias, como Cernunnos ou Herne, o Caçador.


Como a maioria dos Pokémon lendários, Calyrex não pode ser obtido por meio de breeding, além de não possuir gênero, segundo a PokéDex. A história de Crown Tundra dá a entender que não existe outro Calyrex no mundo Pokémon, sendo exclusivo daquela região, diferente do observado em Kubfu, Pokémon lendário da primeira expansão de Pokémon Sword/Shield (Switch), The Isle of Armor.

Calyrex vive em uma região montanhosa e gélida. Acredita-se que este Pokémon tenha governado Galar por um período, sendo um rei muito misericordioso. Calyrex utilizava seus poderes para ajudar o povo de Galar. Alguns textos históricos registram que o Pokémon era conhecido como “rei das colheitas abundantes”, devido ao seu poder de trazer vegetação exuberante e colheitas anuais fartas para os habitantes do continente.

Inspiração e Origem


A Inglaterra foi o país que inspirou o continente de Galar, assim como a Ilha de Man inspirou a primeira parte da DLC The Isle of Armor e a Escócia inspirou a segunda parte da DLC The Crown Tundra. A Inglaterra é um dos poucos países onde o sistema monárquico sobreviveu. Com o passar dos anos, inúmeras nações destituíram seus reis e rainhas. Acredita-se que a capacidade da família real britânica em se adaptar às mudanças seja uma das principais justificativas que a mantém firme no trono até os dias atuais. A monarquia britânica é conhecida como a família real mais popular do mundo.

No início do século XX, países como Turquia , Alemanha e Áustria-Hungria viram suas monarquias caírem devido às consequências da Primeira Guerra Mundial. Na primeira metade do mesmo século, outros países perderam seus reis e rainhas, mas a monarquia britânica conseguiu atravessar duas guerras mundiais, permanecer no trono e ser relevante para o seu povo, que tanto valoriza as tradições.

A DLC The Crown Tundra utiliza de inspiração uma das principais características da Inglaterra, a monarquia, para apresentar um Pokémon lendário que possui uma trama bastante envolvente. Como um rei que foi destituído, a história da DLC baseia-se no mito do rei que caiu e precisa ascender novamente ao trono. Cabe ao jogador trazer os dias de glória de Calyrex novamente.

História


A história de Calyrex antecede os eventos ocorridos nos jogos Pokémon Sword/Shield (Switch). Há 20.000 anos um meteoro trouxe Eternatus na sua forma Eternamax para a região de Galar e Calyrex se opôs e lutou contra ele. O Pokémon rei detém Eternatus, mas fica extremamente ferido e é acolhido pelos habitantes do vilarejo Freezington, em Crown Tundra. Com muita gratidão pela sua recuperação, o Pokémon dá vida à vila gélida fazendo crescer vegetações com o movimento de sua mão esquerda e amadurecendo os frutos com o movimento de sua mão direita.

Calyrex fica encarregado de ajudar os habitantes de Crown Tundra com a colheita. Quando um Pokémon cavalo (Glastrier ou Spectrier) começa a ameaçar as vegetações, Calyrex doma o Pokémon com seus poderes psíquicos. Diante disso, os habitantes de Freezington fabricam o item Reins of Unity, um objeto capaz de transferir os poderes do cavalo (Glastrier ou Spectrier) para o seu cavaleiro, Calyrex. Em forma de gratidão por toda proteção e colheitas abundantes, os habitantes de Crown Tundra constroem o palácio de Calyrex, The Crown Shrine. O Pokémon rei liderou o continente de Galar ao lado de seu fiel corcel, levando vida na forma de vegetação para todo o continente. Com o passar dos anos, o Pokémon passou a ser adorado pelos moradores de Galar, sendo conhecido como um rei devoto ao seu povo, misericordioso e poderoso.


O Pokémon rei descobre que a forma Eternamax de Eternatus foi reativada com a queda de um segundo meteoro em Galar. Calyrex ficou traumatizado pela batalha que tivera com Eternatus, por isso se absteve do combate. Sendo assim, Eternatus foi confrontado pelos lendários Zacian e Zamazenta. Ao decidir não lutar, Calyrex aos poucos foi esquecido pelos habitantes de Galar, até tornar-se um mito. O mesmo não ocorreu em Crown Tundra, que tornou-se o único lugar onde os habitantes recordam com saudade dos dias do rei Calyrex. O esquecimento causado pelo seu povo, fez com que Calyrex perdesse os seus poderes e seu cavalo.

Laços mais fortes que o tempo


Calyrex é um Pokémon reconhecido pelo seu conhecimento e poder. O monstrinho é capaz de se comunicar fluentemente com os seres humanos utilizando a sua telepatia, além de conseguir enxergar o passado, presente e futuro. Em The Crown Tundra, conhecemos uma outra habilidade de Calyrex: a de controlar os corpos humanos.

Todo poder de Calyrex é amplificado através da fé dos seus súditos, e, com isso, ao negar se opor a Eternatus pela segunda vez, seus poderes ficaram enfraquecidos, devido à perda da fé dos habitantes de Galar no rei Pokémon. Sendo assim, Calyrex não conseguiu manter seu fiel corcel ao seu lado, por estar demasiadamente fraco. Anos mais tarde, com o despertar de Calyrex, é notório que os seus poderes e seu forte vínculo com seu cavalo resistiram ao tempo.

A história de Calyrex e seu corcel possui fortes inspirações em contos ingleses, assim como um retrato histórico de reis combatendo guerras montados em seus cavalos. O retrato histórico de contos britânicos pode ser observado atualmente, em séries como The Last Kingdom e Vikings. Sendo assim, fica clara a referência da força de Calyrex para governar Galar quando está atrelado com a cavalaria. Além disso, a história relata que cavalos eram oferecidos aos reis, tornando-os exclusivos, e a relação cavalo-cavaleiro é quase simbiótica, tornando-os um só guerreiro durante a montaria.

Calyrex Ice Rider


Ao combinar-se com Glastrier, os tipos tornam-se Psychic e Ice e seus poderes aumentam consideravelmente, podendo atingir temperaturas de -260 °C. Calyrex Ice Rider adquire a habilidade As One, que combina os efeitos das habilidades Unnerve de Calyrex, com Chilling Neigh de Glastrier. A resistência é aumentada, permitindo que Calyrex Ice Rider galope por até sete dias e sete noites.

O Pokémon pode utilizar seus poderes psíquicos para transformar o frio intenso em gigantescos pedaços de gelos, utilizando-os como lanças contra os seus oponentes, além de esmagar e congelar qualquer coisa ao seu redor. A lança de gelo de Calyrex Ice Rider é tão resistente que pode abrir fendas em montanhas rochosas, possibilitando que a dupla cavalo e cavaleiro a atravesse.

O Pokémon tem ataque assinatura do tipo Ice chamado Glacial Lance. Este golpe ataca os seus adversários, lançando-lhes um pingente de gelo envolto por uma tempestade de neve. Nas Double Battles, este movimento pode causar danos nos dois Pokémon adversários no campo de batalha.

Calyrex Shadow Rider


Ao combinar-se com Spectrier, os tipos tornam-se Psychic e Ghost e seus poderes aumentam consideravelmente, podendo correr mil milhas em um único dia. O poder espectral de Spectrier, combinado com os poderes psíquicos de Calyrex, faz com que Calyrex Shadow Rider seja capaz de criar incontáveis fogos-fátuos ao seu redor. Em seguida, o Pokémon pode lançá-los em seus inimigos como chuvas de meteoritos. Acredita-se que esses fogos-fátuos conseguem roubar a força vital e queimar tudo aquilo em que tocam com o seu calor ardente.

Calyrex Shadow Rider utiliza seus poderes para roubar a força vital do oponente. O Pokémon adquire a habilidade As One, que combina os efeitos das habilidades Unnerve de Calyrex com a habilidade Grim Neigh de Spectrier. Calyrex Shadow Rider é capaz de condensar a aura espectral do corcel em uma massa negra, semelhante a uma névoa. Esta massa está impregnada de um poder capaz de absorver a força vital, sugando as almas dos seres vivos nas imediações como se fosse um buraco negro.

O Pokémon possui ataque assinatura do tipo Ghost chamado Astral Barrage. Este golpe ataca seus adversários, lançando uma quantidade assustadora de pequenos fantasmas. Nas Double Battles, este movimento pode causar danos nos dois Pokémon adversários no campo de batalha.

Revisão: Felipe Fina Franco

Doutorando em química, professor e treinador Pokémon nas horas vagas. Pode ser encontrado em algum lugar de Galar, em algum combate épico de Fire Emblem ou postando algo relacionado à química no Instagram (@prof.fagnermoura).
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.