O perfil HEYimHeroic no Twitter constatou que o título utiliza um sistema similar ao dos Mii para o desenvolvimento de seus NPCs, porém recriado do zero, fazendo com que o formato dos arquivos seja mais complexo que o dos avatares normais. Chamado internamente de UMii, esse arquivo possui quase todos os parâmetros dos Mii de Wii U e Nintendo 3DS, porém com algumas diferenças, como a impossibilidade de acrescentar pintas.
Segundo o perfil, todas as raças de NPCs utilizam esse sistema, porém somente NPCs humanos, como os Hylian e os Sheikah, usam valores baseados nos Mii. Personagens importantes à história e aos eventos do jogo, como Link e Zelda, são modelos 3D produzidos previamente, portanto não são UMii.
Apesar de não ser tão simples e demandar um certo conhecimento técnico, HEYimHeroic conseguiu importar diferentes Mii — como os presentes em Super Smash Bros. Ultimate (Switch) e Wii Sports (Wii) — dentro de Breath of the Wild, transformando-os em NPCs. Nesse processo, foi descoberto que os UMii não possuem todos os estilos de cabelo suportados pelos Mii regulares. Caso um estilo não compatível com o arquivo seja importado, o sistema automaticamente o substitui por outro cabelo similar, mas suportado.
Além disso, há a possibilidade de extrair os Mii usados para os NPCs originais do título, porém, como o formato UMii é mais avançado, informações são perdidas nessa ação e os avatares não são portados com 100% de fidelidade.
Fonte: Twitter HEYimHeroic