Pokémon GO (Mobile): como se tornar um mestre das jogadas Excelentes

Aprenda a melhorar seus lançamentos de Poké Bola com um compilado de dicas e truques.

em 05/01/2021
Em seu lançamento em 2016, Pokémon GO introduziu uma mecânica de classificação dos arremessos de Poké Bola na franquia. Com ela, quanto mais precisa for a nossa jogada, mais chances temos de capturar o Pokémon e mais pontos de experiência podemos ganhar. Sabendo que esses atributos são muito atraentes, preparamos algumas dicas para te ajudar a atingir o nível Excelente nas jogadas, que é o mais alto no game de celular e o mais almejado pelos treinadores.

Quais são as classificações dos lançamentos

Como em Pokémon GO não lutamos contra monstrinhos selvagens, o desafio para quem quer completar a Pokédex passa por acertar arremessos primorosos. Funciona assim: na tradicional tela de encontro com um Pokémon, é possível ver que, ao segurar a Poké Bola, o monstrinho em destaque apresenta duas circunferências ao redor de seu corpo. A primeira é cinza e não se move, sendo basicamente a hitbox do nosso alvo; se acertarmos dentro dela, temos a chance de capturá-lo.


Mas para nós, o foco está no outro círculo, que aparece dentro da hitbox do Pokémon e varia de tamanho. É ele que determinará a qualidade do arremesso. Embora apresente diferentes cores, elas não importam por agora e podem ficar de lado. O que nos interessa mesmo é o seu diâmetro: nossas jogadas terão melhores classificações e recompensas conforme acertarmos o círculo em seu menor tamanho possível.

Se o atingirmos quando ele estiver grande, ocupando praticamente o Pokémon inteiro, nossa jogada será classificada como Boa. Se o círculo estiver em um tamanho mediano, podemos ganhar a categoria Ótima. Já quando o diâmetro estiver muito menor, quase minimo, nossa jogada será contabilizada como Excelente. Isso significa que, além de regular a força do arremesso, também será preciso centralizá-lo para que acerte no espaço desejado, que é sempre o ponto mais central do monstrinho. 

Dentro da jogabilidade, também há a presença das jogadas em curva, que podem ser executadas ao segurar e girar uma Poké Bola. Quando conseguimos esse efeito, os bônus de experiência e as chances de captura aumentam. O uso desse efeito requer calma e prática e, como veremos, nem sempre ele é um aliado bom para conseguir um lançamento Excelente.

Só para registrar, além da qualidade do arremesso, vale lembrar que há outras duas variáveis que facilitam as capturas. Uma é o uso de diferentes tipos de bolas, podendo ser Poké Bola, Grande Bola ou Ultra Bola. A outra variante é o uso das frutas da espécie Frambo, regular ou dourada, que aumentam o percentual das capturas. Todavia, para conseguirmos executar as jogadas Excelentes, essas mecânicas não farão diferença no treinamento dos arremessos.

Se os lançamentos impecáveis aumentam as chances de captura e ajudam na progressão de níveis, automaticamente eles se tornam o sonho de todo o treinador, certo? Portanto, para aproximar esse sonho da realidade, preparamos algumas dicas que podem ajudar na hora de conseguir uma jogada Excelente.

Dicas para se tornar um mestre dos arremessos

Cada Pokémon é único

Nos encontros em Pokémon GO, cada espécie de monstrinho aparece de maneira distinta, variando de acordo com o seu tamanho: enquanto alguns figuram mais próximos na tela, outros estão mais afastados. Isso influencia diretamente no tamanho da circunferência apresentada. Logo, quanto maior for o monstrinho ou quanto mais próximo ele estiver, mais fácil será de acertar a fração requerida para o Excelente, certo? Nem sempre.

Há casos, como Snover, Pidgey, Weedle e Chimchar, em que o lançamento precisa ser mais sutil e moderado, mesmo aparentando ser simples. Por incrível que pareça, às vezes é mais complicado atingir o centro de certos monstrinhos justamente pela proximidade acentuada; a Poké Bola acaba acertando outras regiões do corpo do Pokémon. Minha dica para esses casos é investir nos lançamentos simples, que são mais fáceis de serem controlados.

Quanto aos monstrinhos que ficam mais afastados, eles podem ser complexos por terem um tamanho reduzido de círculo. O primeiro passo para acertar o lançamento é sentir a velocidade em que o diâmetro se redimensiona, para então escolher o momento certo para atacar, combinado com a força necessária. Nesses casos, o método em curva pode ser uma boa ideia, uma vez que ele ajuda a projetar a Poké Bola até o centro do Pokémon em distâncias mais longas.

O principal é saber que há diferentes tipos de circunferências e o segredo é analisar cada caso. Com o tempo, você naturalmente achará algumas espécies que são mais calculáveis, como Heracross, Stantler e Spheal, que são grandes e não ficam muito perto ou muito longe. Mas, realmente, cada espécie de monstrinho é singular quando se trata de Pokémon GO.

Bola curva ajuda, mas nem sempre

Talvez seja o ponto mais subjetivo da matéria e deve ser abordado com cuidado. Como mencionado, a bola curva não é propícia em todos os casos e exige muita prática. Mas, antes de se desesperar treinando os giros, saiba que não há problema em não usar esse efeito, seja por opção ou por você não o dominar. 


O acréscimo dos pontos de experiência é ótimo, mas querer jogar as bolas curvas em todas as circunstâncias pode atrapalhar o treinamento. Por isso, é preciso escolher o estilo de arremesso antes de realizá-lo. Tente calcular se é algo viável e pense no que foi dito sobre cada monstrinho ser único. Lembre-se também que o bônus da Poké Bola girando não compensa se você sente que pode atingir um lançamento Excelente sem o uso do efeito. Escolha de acordo com o seu instinto.

Segurando a Poké Bola e controlando o momento certo

Há uma técnica habitual no universo de Pokémon GO que talvez possa ajudar: enquanto você segura a Poké Bola, o círculo de captura muda de tamanho gradualmente; mas, se você tirar o dedo da tela, sem fazer o arremesso, o aro desaparece. Depois, quando você voltar a clicar na bola, o formato estará na largura em que apareceu pela última vez. Ou seja, essa situação permite que você possa ajustar o timing do arremesso antes de fazê-lo, regulando-o até que o diâmetro esteja bem reduzido.

Isso é interessante para lidar com o movimento dos monstrinhos, que às vezes pulam e golpeiam. Então, carregue o círculo até o tamanho adequado e tire o dedo da tela. Quando o Pokémon atacar, você deve aguardar até que o seu movimento esteja quase no fim, para então atirar a bola enquanto ele volta para a pose normal. Assim, evita-se que a Poké Bola seja lançada em uma situação adversa que possa impedir a captura.

Descubra os ângulos mais confortáveis para você

Se cada espécie de Pokémon tem suas peculiaridades, saiba que você também tem. Talvez essa não seja a analogia perfeita, mas está aqui para destacar que você precisa respeitar os seus próprios estilos e ângulos de lançamento.
 

Por exemplo, há quem prefira arremessar na diagonal, muitas vezes segurando com o dedão e fazendo o movimento em linha reta. Outros podem preferir mover o indicador na diagonal enquanto gira a bola. Não há comprovadamente algum jeito considerado mais efetivo; tudo é questão de costume. No fim, o que realmente importa é que a Poké Bola acerte o centro do monstrinho no momento certo.

Por isso fique de olho nos tipos de arremesso em que você conseguiu um número maior de Excelentes ou pelo menos passou perto. Quando você notar um padrão, isso pode indicar que esse talvez seja o seu caminho para a glória.

Preste atenção e tenha paciência 

Parece algo óbvio, mas prestar atenção nos lançamentos é de extrema importância. Por ser um jogo mobile, Pokémon GO muitas vezes é encarado descompromissadamente, o que é plausível, divertido e faz parte do pacote. Mas, quando se está jogando assim, é difícil exigir que as jogadas sejam excelentes de maneira constante. 

Ora, é bem mais fácil conseguir bons lançamentos ao concentrar-se no jogo. A dica é: preste atenção e se dedique aos lançamentos caso queira aumentar os acertos. Só não exagere, pois é uma tarefa difícil e que requer paciência. Encerrando com uma frase clichê, busque o equilíbrio interna e externamente durante os exercícios.

Treine muito, afinal, somos treinadores

Jamais se esqueça de outro pilar da franquia Pokémon: o treinamento. Se nos jogos para os consoles era extremamente necessário realizar grind para subir o nível dos monstrinhos, aqui é preciso realizar os lançamentos consecutivamente para aprimorarmos nossas miras nos instantes corretos.

Além de regular a direção e o uso da força, praticar também ajudará a conhecer os monstrinhos e os seus círculos. Ou seja, será mais fácil interpretar quais estilos de arremesso são mais apropriados para cada momento. Como em um campo de treinamento, use esse momentos para entender o movimento necessário e os ângulos adequados para determinadas conjunturas.

Atenção, treinamento e paciência

Mesmo sabendo que não há manual completo para fazer jogadas Excelentes em Pokémon GO, espero que esse compilado de dicas ajude nessa tarefa árdua. Lembre-se de ter paciência, prestar atenção e praticar muito, conhecendo suas qualidades e estilos. Com isso, você poderá se tornar um mestre Pokémon ainda mais completo, que não apenas preenche a Pokédex e vence a Elite dos 4, mas que também se mostra um exímio lançador de Poké Bolas.

Revisão: José Carlos Alves

Siga o Blast nas Redes Sociais

Jornalista, colaborador no Nintendo Blast e doutorando em Comunicação Social.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).