Com pouco mais de um ano no mercado chinês, tendo sido lançado em 10 de dezembro de 2019, o Switch fez com que a Nintendo se tornasse a maior vendedora de consoles no país, de acordo com a firma de consultoria Niko Partners. Segundo o analista Daniel Ahmad, essa remessa de um milhão de sistemas é maior que as vendas conjuntas do PlayStation 4 e do Xbox One no território durante o mesmo período. A plataforma da Sony chegou à China em 2015, enquanto a da Microsoft foi lançada em 2014.
As vendas do console híbrido no país foram impulsionadas pelo lançamento do game fitness Ring Fit Adventure em setembro de 2020. Um representante da Tencent também afirmou que as vendas do console, que custa 2099 yuan (cerca de R$ 1775), tiveram um bom início e que os jogos publicados no mercado chinês foram bem recebidos.
No momento, nem todos os jogos lançados mundialmente no Switch estão disponíveis na China, já que os títulos têm que ser aprovados pelas autoridades locais. Até agora, 13 games foram publicados pela Tencent no sistema.
A Niko Partners estima que o mercado de consoles chinês alcançará uma receita de US$ 2,15 bilhões em 2024 graças ao Switch e aos demais hardwares da nova geração. De acordo com Ahmad, a Nintendo vê uma oportunidade de crescimento nesse mercado já que a China ainda não possui uma cultura de consoles estabelecida, com um foco maior em softwares para dispositivos móveis.
Fonte: Reuters