Nintendo Switch foi responsável por 87% das vendas de consoles no Japão em 2020

Console híbrido vendeu cerca de seis milhões de unidades no país no ano passado.

em 15/01/2021


Em um relatório divulgado nesta semana pela publicação japonesa Famitsu e por sua empresa-mãe Kadokawa Corporation, foi revelado que as vendas do Nintendo Switch em 2020 representaram 87% das comercializações totais de consoles no Japão durante o ano passado.


Os japoneses compraram 6,85 milhões de consoles nos últimos 12 meses. Desse total, cerca de seis milhões de hardwares são a plataforma da Big N, um aumento de 30% em relação à 2019. A versão regular do Switch vendeu 3,9 milhões de unidades, enquanto o Switch Lite teve pouco mais de dois milhões de cópias comercializadas.

Em comparação, o PlayStation 4 vendeu pouco mais de 543 mil unidades no ano passado. Já o PlayStation 5 encontra-se com 255 mil unidades comercializadas no país.

O levantamento da Famitsu também apresentou os títulos físicos mais vendidos no mercado japonês em 2020. Dos dez games da lista, nove foram lançados para o console híbrido. O destaque vai para Animal Crossing: New Horizons (Switch), que teve mais de seis milhões de cópias vendias. Confira o ranking:
  1. Animal Crossing: New Horizons (Switch) - 6.378.103 cópias
  2. Ring Fit Adventure (Switch) - 1.591.366 cópias
  3. Momotaro Dentetsu: Showa Heisei Reiwa mo Teiban! (Switch) - 1.233.023 cópias
  4. Final Fantasy VII Remake (PS4) - 949.379 cópias
  5. Pokémon Sword/Shield (Switch) - 892.456 cópias
  6. Mario Kart 8 Deluxe (Switch) - 798.174 cópias
  7. Super Smash Bros. Ultimate (Switch) - 560.122 cópias
  8. Minecraft: Nintendo Switch Edition (Switch) - 556.982 cópias
  9. Clubhouse Games: 51 Worldwide Classics (Switch) - 519.649 cópias
  10. Super Mario 3D All-Stars (Switch) - 492.620 cópias
No geral, o mercado de jogos eletrônicos japonês gerou US$ 3,5 bilhões, um salto de 12,5% em comparação com 2019. Pela primeira vez desde 2017, tanto as vendas de hardware quanto as de software cresceram.

Siga o Blast nas Redes Sociais

Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)