Enquanto Reggie Fils-Aimé exaltou o Switch, Robbie Bach - ex-presidente da divisão Xbox - foi questionado sobre a história de que a Microsoft tentou comprar a Nintendo nos anos 2000. Ele falou sobre como a gigante da tecnologia estava simplesmente "procurando parceiros enquanto explorava todos os ângulos" e a Nintendo estava muito próxima: bastava atravessar a rua para chegar aos seus escritórios.
"Nos primeiros dias do conceito do Xbox, a Microsoft não queria fazer o trabalho pesado - era algo que simplesmente não sabíamos fazer e, portanto, a ideia era que estávamos procurando parceiros. Conversamos com todos os fabricantes de PC, conversamos com a Sega e então fomos conversar com a Nintendo - eles eram os garotos grandes do quarteirão e, a propósito, estavam do outro lado de nossos escritórios, então não era como se tivéssemos que fazer uma longa viagem para ir vê-los.Então, conversamos e a reação foi provavelmente a que esperávamos. Sabe, a Microsoft não tinha muito a oferecer, a Nintendo era bem-sucedida e sempre foi uma empresa independente - tem muito de seu próprio conteúdo, mas exploramos todos os ângulos.No final das contas, decidimos seguir com o hardware, que era meio que a última opção e eu sei que parece meio bobo, mas não éramos uma empresa de hardware, então decidir que queríamos fabricar foi um grande compromisso. E tentamos várias maneiras diferentes de não fazer isso e, no final, tivemos que fazer nós mesmos", detalhou Bach.
Ele explicou ainda como a Microsoft aparentemente foi encorajada pelas third parties, como a Eletronic Arts, que desejava alguém para competir com a Sony e a Nintendo. No final, a decisão foi seguir em frente com o projeto Xbox.
"Ironicamente, os mais entusiasmados com a ideia eram as thirds. Nomes como a EA e a Activision, que queriam alguém para competir com Sony e Nintendo - ter uma terceira via no mercado era bom para eles. E eles não queriam que alguém fizesse o que a 3DO fazia, de licenciar seu hardware para os outros. Queriam alguém que entrasse de cabeça no negócio. Então A: tínhamos parceiros em potencial que disseram não; e B: tivemos as thirds dizendo 'vocês têm que fazer isso sozinhos', então foi o que fizemos", disse.
Embora não tenham chegado a um acordo naquela época, Microsoft e Nintendo mantêm boas relações. Games como Hellblade: Senua's Sacrifice e Cuphead chegaram ao Switch, além da participação de Banjo-Kazooie em Super Smash Bros Ultimate.
Fonte: Nintendo Life