Bravely Default II (Switch): produtor explica os motivos que levaram o jogo a não sair em 2020

Jogo estava marcado originalmente para sair no ano passado.

em 16/01/2021

Em entrevista à revista japonesa Famitsu, Masashi Takahashi, produtor de Bravely Default II, comentou sobre os motivos que levaram o jogo a ser adiado. Originalmente previsto para sair em 2020, o jogo será lançado em 26 de fevereiro de 2021.

Confira abaixo os trechos da entrevista:

Bravely Default II vai sair em 26 de fevereiro; seu lançamento originalmente estava marcado para 2020. A pandemia acabou tendo forte influência no desenvolvimento?

Sim. Nós anunciamos as informações sobre o lançamento na The Game Awards de 2019 e continuamos de acordo com esse objetivo em mente. O desenvolvimento estava em andamento enquanto o vírus se espalhava, combinado com o fato de que ficamos sem saber quanto tempo as circunstâncias [da pandemia] iriam durar tiveram um grande impacto nas coisas.

Por exemplo, o progresso na gravação de vozes de línguas estrangeiras foi lento. Tivemos que trabalhar com os dubladores remotamente, e eles tiveram que gravar das suas próprias casas sem barulhos no fundo, então enviar o áudio de volta para nós – todos os envolvidos realmente deram o seu melhor, e conseguimos fazer tudo funcionar. Nós estamos poucos meses atrasados em relação aos planos, mas conseguimos fechar a parte das vozes sem muitos problemas.

Tenho certeza que não foi fácil para os estúdios aqui no Japão também.

Isso é verdade. A Square Enix e a Claytechworks mudaram para o trabalho remoto, então levou tempo para conseguir fazer com que os ambientes domésticos funcionassem para home office. Mesmo após colocar as coisas para funcionar um pouco, tivemos alguns problemas de comunicação por se tratar da nossa primeira vez trabalhando dessa forma. Foi uma decisão difícil a tomar, mas dada a situação, adiamos o lançamento para fevereiro de 2021.

Apesar do adiamento do jogo, você não diria que houve algo de positivo no lançamento da demo em março [de 2020]?

É difícil pensar nisso de forma positiva, dado todo o impacto negativo que a pandemia teve ao redor do mundo. Mas, se tentarmos olhar para o copo meio cheio, fico contente que conseguimos mais tempo para reavaliar o jogo.

Vou falar mais sobre isso depois, mas a resposta da demo e da pesquisa nos permitiu ver que partes do jogo precisavam de melhorias significativas. A equipe de desenvolvimento também nos contou as suas impressões, informando-nos de coisas que eles gostariam de melhorar ou mudar.

Nós estávamos batendo as metas nos deadlines em condições abaixo do ideal e tentamos fazer de tudo para lançá-lo em 2020. No entanto, para lidar de forma séria com as opiniões dos fãs que jogaram a demo e produzir algo que a equipe de desenvolvimento estivesse satisfeita em fazer, nós sabiamos que seria necessário mais tempo no fim das contas. Nós expressamos nossas mais sinceras desculpas aos fãs que estão aguardando o jogo. No entanto, acreditamos que tomamos a decisão correta em adiar o lançamento.

Fonte: Nintendo Everything

Siga o Blast nas Redes Sociais
Ivanir Ignacchitti
é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.