Nintendo, Microsoft e Sony emitem comunicado em conjunto sobre segurança em games online

Empresas listaram ações que realizam em seus ecossistemas online para garantir a proteção de jogadores mais jovens e vulneráveis.



A Microsoft publicou, nesta segunda-feira (14), em seu site oficial Xbox Wire, um artigo em conjunto com as japonesas Nintendo e Sony sobre as ações que as três empresas realizam em relação à segurança de jogadores em games online.


Assinado pelo vice-presidente corporativo do segmento Xbox, Dave McCarthy, o texto mostra as diretrizes adotadas mutuamente pelas companhias para proteção de usuários mais jovens e vulneráveis nas três linhas de consoles de mesa vigentes: Nintendo Switch, Xbox e PlayStation. Segundo o comunicado:
"No Xbox, estamos alinhados com a Nintendo, em nome da comunidade de jogadores Nintendo Switch, e com o PlayStation na crença de que a proteção dos jogadores online requer uma abordagem multidisciplinar que combine os benefícios da tecnologia avançada, uma comunidade unida e a supervisão de humanos capacitados. Podemos alcançar melhores resultados quando trabalhamos por um objetivo comum, por isso continuaremos investindo, evoluindo e amplificando nossas abordagens na segurança dos usuários. Enquanto trabalharmos nisso, priorizaremos a segurança dos nossos jogadores, sobretudo dos mais vulneráveis."

A publicação continua, listando as ações realizadas pelas três corporações para garantir a segurança de crianças em ambientes online. Entre essas iniciativas, estão recursos de controle parental; parcerias com órgãos de classificação, reguladores do mercado, membros da indústria, órgãos legais e com a própria comunidade de jogadores para estabelecer ecossistemas seguros e incentivar denúncias de conteúdos impróprios; e o investimento em pesquisas. Confira os princípios listados na íntegra:

Prevenção: capacitar jogadores e pais para que compreendam e controlem as experiências de jogo.
  • Fornecemos controles para permitir que os jogadores personalizem sua experiência de jogo. Oferecemos aos pais as ferramentas e informações necessárias para criar experiências de jogo adequadas para seus filhos.
  • Reconhecemos que, para recursos de segurança serem úteis, eles devem ser fáceis de usar. Divulgaremos a disponibilidade das nossas ferramentas de segurança por meio das nossas plataformas, canais de atendimento, serviços, sites e lojas, para atingir o máximo de jogadores e pais.
  • Continuaremos informando jogadores e pais por meio dos nossos códigos de conduta, termos de uso e práticas de implementação.
  • Investimos em tecnologia para ajudar a conter condutas e conteúdos impróprios antes que os jogadores sejam prejudicados.

Parceria: nos comprometemos a estabelecer parcerias com a indústria, reguladores, agentes da lei e com nossas comunidades para aprimorar a segurança dos usuários.
  • O compromisso da indústria com a segurança é fundamental. Acreditamos que temos oportunidade de colaborar para beneficiar a indústria de videogames e todos os jogadores oferecendo uma experiência de jogo segura.
  • Trabalhamos com organizações comerciais, membros da indústria, reguladores, agentes da lei e especialistas no desenvolvimento de iniciativas avançadas de segurança online.
  • Nos comprometemos a conduzir pesquisas que beneficiem a indústria.
  • Acreditamos que o ódio, o assédio e a importunação de jogadores mais jovens não têm lugar no mundo dos jogos. Estabelecemos uma parceria com nossa comunidade para promover comportamentos seguros nos jogos e encorajar o uso de ferramentas de denúncia para apontar responsáveis.
  • Temos uma parceria com órgãos de classificação, como o ESRB e o PEGI, para garantir que nossos jogos sejam adequados para seus públicos.

Responsabilidade: nos consideramos responsáveis por tornar nossas plataformas o mais seguras possível para todos os jogadores.
  • Facilitamos o processo de denúncia de violações do nosso código de conduta e, além de remover conteúdos, tomamos as ações necessárias para implementar ações em resposta a violações, inclusive restringir o uso dos nossos serviços por comportamento impróprio.
  • Seguimos todas as legislações locais e responderemos a quaisquer solicitações lícitas de agentes da lei. Notificamos imediatamente agentes da lei se detectarmos condutas ilícitas ou considerarmos que um jogador corre qualquer risco.
  • Publicamos nossas regras e requisitos e garantimos que todos os jogadores que tenham sido denunciados os compreendam para que eles possam continuar usando nossas plataformas.

O informe termina ressaltando a importância dessa parceria para garantir o bem estar de todos os jogadores.

Fonte: Xbox Wire 


Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)


Disqus
Facebook
Google