Pokémon Sword/Shield (Switch): Como montar uma equipe de Rain Dance para o VGC

Equipe sua galocha, capa e guarda-chuva, porque a previsão de hoje não é de tempo claro e sim, muita chuva no Universo Pokémon.

em 02/12/2020

As partidas de Pokémon que seguem as regras oficiais da Nintendo fazem parte da categoria VGC, ou Video Game Championship para os íntimos. Aqui, os embates são realizados em dupla, com tempo determinado para cada jogador e infinitas possibilidades de equipes. Isso porque, com o Pokédex atual beirando a marca dos 900 registros, diversas combinações de Pokémon podem ser feitas e muitas nós sequer temos noção de que poderiam existir.

Dentre as equipes que estão aptas a disputar essas partidas, algumas delas possuem um “algo a mais”, ou seja, uma estratégia (em grego, estrategia) que é a sua marca e da qual todos os seus integrantes se beneficiam diretamente ou indiretamente. Na segunda geração ainda não havia batalhas em dupla; porém, foram introduzidas algumas mecânicas que mudaram completamente o ritmo das lutas. Estamos falando das condições climáticas.

Hoje, você verá um pouco mais sobre uma das mais famosas e também mais simples de se aplicar à uma equipe: a Chuva, ou Rain Dance. Boa leitura!

O que é a Rain Dance

O termo Rain, ou em uma tradução livre “Chuva”, é sem dúvidas uma das estratégias mais comuns quando o assunto são as batalhas competitivas de Pokémon. As equipes que decidem se basear nessa condição climática aplicam quase que instantaneamente uma presença ofensiva bem forte, em especial contra equipes que não possuem nenhuma outra condição.

Kyogre e sua feroz chuva na série de Sun e Moon
Ela pode ser ativada através da habilidade Drizzle, do golpe Rain Dance ou pelo golpe Max Geyser, com duração fixa de cinco turnos e podendo ser aumentada para até oito através do item Damp Rock. Quando em batalha, a Chuva possui os seguintes efeitos:

  • Aumenta o poder de golpes do tipo WATER em 50%;
  • Reduz o poder de golpes do tipo FIRE em 50%;

  • O golpe Weather Ball torna-se do tipo WATER e tem seu poder dobrado;

Dentre os 18 tipos presentes, o tipo WATER é conhecido por ser bem versátil e ainda possui uma forma de aumentar seu dano enquanto reduz as capacidades de outros. Contudo, não é só isso que chama atenção em uma equipe que opta por ensopar seus adversários.

O que muitos treinadores não sabem é que uma equipe baseada em um clima específico não necessariamente precisa ser o que chamamos de “monotipo”; é possível e totalmente recomendado que sua equipe de chuva tenha uma diversidade de tipos que combine com essa premissa. Sendo assim, Pokémon como Scizor ou Beartic são usáveis nesse clima por terem suas fraquezas reduzidas e ainda contribuir com sua equipe contra Pokémon do tipo GRASS.

Utilização da chuva no anime

Como montar uma equipe de Chuva

Antes exclusiva do poderoso Kyogre, a habilidade Drizzle é o ponto-chave das equipes de chuva. Isso porque a mesma é ativada automaticamente assim que o Pokémon que a possui vai a campo. O mesmo vale para os Pokémon que se beneficiam da chuva diretamente ou indiretamente, uma vez que a gama de golpes e habilidades disponíveis só aumenta a cada geração, permitindo que antigos e novos Pokémon possam figurar nessas equipes.

Para facilitar o entendimento do processo de montagem da equipe, dividiremos o time em quatro categorias: Ativador, Atacante, Electric Check e Abusador.

Ativador

Uma das principais funções - se não a mais importante - é a do ativador. Este Pokémon é o responsável por habilitar os efeitos da chuva para sua equipe, concedendo assim todos os bônus desejáveis. Atualmente, temos três Pokémon capazes de ocupar esta posição: Kyogre, Pelipper e Politoed. Contudo, o Pokémon lendário ainda não está habilitado para participar das batalhas VGC.

A escolha de um deles ditará muito do ritmo da equipe logo nos primeiros momentos da batalha; afinal, é preferível que o ativador entre o quanto antes em campo. Enquanto o Pelipper concede uma segunda forma de suporte com o golpe Tailwind, o Politoed força a troca dos adversários com o golpe Perish Song. Note que ambos são do tipo WATER, logo, seus principais adversários são Pokémon do tipo ELECTRIC e GRASS.

Tão bonitinho, parece tão inofensivo...

Atacante ou Sweeper

Em uma tradução livre, o verbo To Sweep em português significa “varrer”; então, o sweeper é o Pokémon responsável por nocautear a maior quantidade de adversários possíveis. Como estamos tratando da chuva, precisamos levar em consideração a habilidade Swift Swim, que dobra a Speed do Pokémon enquanto a condição está ativa. Temos aqui a presença ofensiva dita um pouco acima, pois Pokémon rápidos como Dragapult e Jolteon são ultrapassados com certa facilidade.

Com as recentes adições de Pokémon nos pacotes de DLC em Sword/Shield, temos diversas opções para esta posição, que vão desde Poliwrath até Drednaw. O que precisa ser levado em consideração aqui é o quão importante seu atacante será em relação à sua equipe. Exemplo:

Barraskewda 

É o sweeper climático mais rápido de todos, com 136 pontos de base em Speed, podendo alcançar até 412 nesse atributo (considerando Nature positiva e chuva em campo). Para se ter uma noção do quão rápido ele pode ser, o Mega Manectric no Lv.100 possui 405 pontos máximos. Ou seja, no Lv.50 o peixe de Galar é sete pontos mais rápido do que um dos Pokémon mais ágeis do jogo. Inclusive, ele fica atrás do Mega Mewtwo Y por apenas quatro pontos.

Kingdra 

A combinação de tipos WATER/DRAGON remove as fraquezas naturais dos Pokémon aquáticos e ainda concede uma segunda arma em seu pequeno, porém potente arsenal. Com acesso a golpes como Hydro Pump, Draco Meteor e Hurricane, o cavalo marinho de Johto é uma combinação mista entre versatilidade e ofensividade, e embora não seja tão rápido quanto Barraskewda, suas defesas são acima da média e com isso não será nocauteado com tanta facilidade.

Ludicolo 

Duplamente beneficiado pela chuva por conta de suas duas habilidades funcionarem bem nesse clima, o Ludicolo era a principal opção de sweeper antes dos conteúdos extras chegarem à franquia. Entretanto, não o subestime: sua combinação de tipos WATER/GRASS permite que ele vença diversas barreiras como Gastrodon, Tapu Fini e outras equipes de chuva, já que seus tipos juntos possuem quádrupla resistência ao tipo WATER.

Electric Check

Calma, não é um cheque de dinheiro, e sim uma contramedida a Pokémon do tipo ELECTRIC, um dos principais adversários das equipes de chuva. O termo check é conhecido do xadrez e ocorre quando alguma peça está ameaçando o rei adversário e faz-se necessário seu movimento, embora alguma outra peça possa ser perdida para salvar a peça mais importante do jogo. Quando transportamos esse conceito para o Universo Pokémon, temos algo bem próximo.

Devido à presença de Pokémon renomados desse tipo no formato, como Thundurus, Zapdos e Tapu Koko, ter uma forma de resistir a essa investida é de suma importância, já que esses Pokémon são ágeis e causam dano dobrado às nossas principais peças. Para esta posição temos diversas opções, contudo, duas delas são excelentes: Marowak de Alola e Landorus-Therian.

Mesmo ambos tendo suas fraquezas aumentadas pelo efeito efeito da chuva, sua utilidade nessas equipes é sem igual. O Marowak de Alola possui a habilidade Lightning Rod, que atrai golpes do tipo ELECTRIC para ele, tornando-o imune a todo o dano que seria causado. Dessa forma, caso seu adversário mire um Thunderbolt no Politoed, o golpe será redirecionado para o Marowak. Ainda, por ser também do tipo FIRE, ele é capaz de lidar com Ferrothorn, outro pesadelo das equipes de chuva.

Já o Landorus-Therian é um caso especial. Desde o seu “lançamento” em Black/White 2, sua presença nas equipes é algo fora do comum. Com stats balanceados, bons tipos, habilidade incrível para o formato e acesso a diversos golpes, nunca se sabe o que um Landorus-Therian pode fazer. A partir de Sword/Shield, não temos mais Hidden Power - em especial ICE - e com isso, o tigre de Unova não precisa se preocupar com esse tipo de cobertura dos adversários, concedendo-o uma liberdade maior para operar da forma como ele foi programado.

Abusador ou Weather Abuser

Como o próprio nome sugere, os Pokémon nessa categoria podem - e devem - abusar dessa condição climática, seja por sua habilidade, golpes de cobertura ou combinação de tipos. Os abusadores, no geral, são Pokémon de um nicho específico, mas que podem ser utilizados dentro ou fora da chuva. O que garante seu sucesso nesse tipo de equipe, no entanto, é a sua capacidade de lidar com as adversidades.

Toxicroak, um dos melhores abusadores do clima de chuva

A lista de abusadores é vasta, pois compreende todos os Pokémon que, de alguma forma, se beneficiam dos efeitos da chuva. Até a Volcarona entra na jogada, e não, não é brincadeira. Pokémon como Blastoise, Bronzong e qualquer Pokémon do tipo ELECTRIC ou FLYING (que inclusive são uma resposta para os Pokémon do tipo GRASS) são ótimas adições e certamente irão complementar a composição da equipe, cobrindo a maior quantidade possível de ameaças que podem aparecer.

Como se proteger da chuva

Embora seja extremamente ofensiva e assustadora logo de cara, há algumas formas confiáveis de se acabar com essa estratégia, são elas:

Trick Room

Se o intuito da chuva é permitir que seu Pokémon ataque com força e rapidez, inverter a ordem do ataque por meio da velocidade é algo com que os times de chuva mais sofrem. Em geral, os Pokémon que compõem uma equipe de Trick Room são defensivos e aplicam grandes quantidades de dano. Em virtude do efeito da Trick Room, os Pokémon mais lentos atacam primeiro, o que significa que grande parte do potencial da chuva é desperdiçado;

Prankster + Tailwind 

Essa dupla garante o mesmo bônus de velocidade que a combinação Drizzle + Swift Swim, só que com um detalhe importante: toda a equipe é afetada pelo aumento do Tailwind; ou seja, os Pokémon do time de chuva que não possuem a habilidade Swift Swim poderão ser ultrapassados e derrotados, criando pequenas brechas nas defesas até que não seja mais possível vencer a partida somente com o clima;

Rillaboom

O inicial do tipo GRASS da região de Galar foi abençoado por Arceus com duas ferramentas que acabam com os principais aspectos de uma equipe de chuva, que são sua habilidade oculta Grassy Terrain e o golpe Grassy Glide. Esta combinação permite que o Rillaboom ataque primeiro ao usar esse golpe e quando o terreno estiver ativo. Nesse cenário, de nada adiantam os 412 pontos de Speed do Barraskewda, uma vez que a prioridade +1 sempre supera esse valor;

Cloud Nine

Esta habilidade cancela o efeito climático em campo enquanto estiver presente na batalha. Curiosamente, um Pokémon que também se beneficia da chuva é um rival de peso: o pato psíquico de Kanto conhecido como Golduck. Dessa forma, a velocidade não será dobrada para usuários de Swift Swim, o HP não será recuperado para quem tem Dry Skin e outras habilidades que dependem da chuva para funcionar também estarão temporariamente inoperantes;

Max Moves

Com a chegada do Dynamax, vieram os Max Moves, dos quais quatro ativam as condições climáticas. Ainda que os golpes do tipo WATER ativem a Rain Dance, os golpes do tipo FIRE, ROCK e ICE ativam Sunny Day, Sandstorm e Hailstorm respectivamente. Com isso, não é certo que o clima será mantido por muito tempo, havendo uma troca constante que prejudica algumas condições de vitória;

Tenha sua própria condição climática

Pior do que tudo isso que falamos até agora é se o seu adversário também tiver uma equipe de clima, especialmente se for um diferente. A dica aqui é controlar a entrada do ativador adversário e eliminá-lo o mais rápido possível para que o seu próprio possa estabelecer o clima da batalha. Essa prática é conhecida como a Guerra dos Climas, ou Weather War, no meio competitivo.

Cantando na Chuva

Simples, porém eficaz. Esses dois adjetivos resumem muito bem uma equipe baseada na chuva. A presença ofensiva dessa equipe é igual à de um tsunami e irá destruir tudo que estiver em seu caminho se não estiver preparado. Como toda equipe, suas falhas são facilmente exploradas e não há garantia de vitória. As principais fraquezas são justamente as duas formas mais eficazes de se lidar com Pokémon aquáticos e com a presença de Pokémon fortes com essa característica; portanto, não será tão fácil como aparenta ser.

E você, gosta de usar times de chuva? Já usou alguma equipe baseada nessa condição climática? Poste nos comentários o porquê de você ter escolhido esse padrão. No próximo encontro veremos o oposto da chuva, aquele que brilha forte nos céus, o sol intenso. Para encerrar, fique com um clássico dos anos 1950, de Gene Kelly: Singing in the Rain.

Revisão: Davi Sousa
Referências: Bulbapedia

Siga o Blast nas Redes Sociais
Victor Hugo Carreta
Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).