Com a chegada de Fire Emblem: Shadow Dragon and the Blade of Light (NES) ao Switch no próximo dia 4, nada mais justo que apresentar o continente no qual a história se passa. Inclusive, Archanea é tão importante, que acabou se estendendo para outros jogos mais atuais, como Fire Emblem Awakening (3DS), Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia (3DS) e Fire Emblem Warriors (3DS/Switch).
História e fundação de um continente
Archanea era originalmente um continente governado pela Tribo dos Dragões (Dragon Tribe) sob liderança de Naga; porém, quando uma catástrofe recaiu sobre os dragões, estes se forçaram a assumir a forma de manaketes — ou seja, adotam uma aparência similar à dos humanos, a fim de conservarem energia e garantirem sua sobrevivência — para não se tornarem feras selvagens. Dentre os dragões estavam os Dragões da Terra (Earth Dragons), que recusaram tal condição e, aos poucos, já tendo cedido à sua natureza bestial, começaram a ameaçar a humanidade.
Frente a isso, Naga selou-os no Altar dos Dragões (Dragon’s Table) e criou o Escudo dos Selos (Binding Shield, também conhecido como Fire Emblem) para evitar que os dragões retornassem e continuassem a atacar os humanos. No entanto, Medeus, um Dragão da Terra que havia se tornado manakete sem o conhecimento de sua tribo, escapou e criou, posteriormente, o Império de Dolhr.
Localização do Dragon's Table (New Mystery of the Emblem) |
Aproximadamente 500 anos depois desse ocorrido, Medeus, que agora comandava o Império de Dolhr, ordenou que seu exército invadisse o Reino Sagrado de Archanea e, como resposta ao ataque do reino vizinho, a princesa Artemis escolheu Cartas para empunhar o Fire Emblem e liderar o exército de Archanea. Quando Medeus decidiu participar diretamente do combate e tudo parecia estar perdido para o Reino Sagrado, um jovem chamado Anri matou Medeus com ajuda da espada sagrada, Falchion.
Os heróis da guerra criaram seus próprios países. Anri e seus irmãos foram os fundadores de Altea; Iote, um escravo que se levantou contra Dolhr, ergueu Macedon; Marlon, irmão do rei Cartas de Archanea, ficou responsável pela Nação de Aurelis; Ordwin, um general durante o conflito, passou a comandar Grust; Mostyn, o primeiro rei de Talys, uniu as tribos locais e as transformou-as no Reino de Talys.
Thabes foi soterrada no deserto de Mamorthod e apenas a torre continua erguida |
Com a morte de Anri, o até então rei de Altea, questões de herança causaram a divisão do reino entre seus dois irmãos. Como consequência, Marcelus passou a comandar o reino alteano e seu irmão, Gra. Por fim, o Reino Mágico de Kadhein ficou sob o comando de Gotoh, o também responsável por treinar dois poderosos estudiosos, Gharnef e Miloah.
Os reinos de Archanea
- Archanea: a maior nação do continente de mesmo nome. Próspera e composta por várias cidades mercantes, é atualmente governada pela princesa Nyna, que se encontra exilada desde a segunda invasão de Dolhr comandada por Gharnef.
- Altea: um reino insular no centro do continente cujo príncipe, Marth, filho do falecido rei Cornelius, tenta libertar do domínio de Dolhr.
- Dolhr: império dos descendentes de manaketes e governado por Medeus, que foi revivido pelo maléfico pontífice Gharnef.
- Gra: reino vizinho a Altea e considerado um aliado alteano, até se aliar a Dolhr após o ressurgimento de Medeus.
- Talys: uma pequena ilha a leste de Archanea. É uma nação pacífica, com um pequeno exército existente apenas para se defender contra ataques de piratas e também o lar da princesa Caeda.
- Macedon: reino vizinho de Dolhr e aliado ao Império após o retorno de Medeus. É o lar de Michalis, Minerva e Maria. Porém, os dois irmãos se opõem durante a guerra: Minerva comanda os cavaleiros de pégaso conhecidos como Whitewings, enquanto Michalis se tornou famoso por seu exército de cavaleiros de wyvern.
- Aurelis: um reino nas planícies que tem os cavaleiros liderados por Hardin, irmão do rei, na luta contra Dolhr.
- Khadein: nação situada no meio de um vasto deserto e lar de estudiosos da magia fundada e governada por Gotoh. Durante a guerra, contudo, ficou sob comando do pontífice Gharnef.
- Grust: reino militar famoso por sua Ordem dos Cavaleiros Saibros, liderada por Camus. O rei de Grust, Ludwik, por temer o poder de Medeus, uniu-se a Dolhr durante a guerra.
- Pyrathi: reino isolado cujo líder, Mannu, é considerado um manakete.
- Thabes: um reino que se perdeu no tempo, junto com sua civilização e seus tesouros, localizado na região desértica de Mamorthod, ao noroeste de Archanea. É tido como local de descanso final de Naga e também onde nasceu Grima.
O mapa de Archanea (Fire Emblem: Shadow Dragon and the Blade of Light) |
Archanea em outros jogos
Ylisse (Awakening) |
Em Fire Emblem Awakening, o continente passa a se chamar Ylisse após a família real descendente do Rei-Herói Marth se estabelecer ali. É primeiramente governado por Emmeryn, irmã mais velha de Chrom e Lissa; após seu desaparecimento durante o conflito com Plegia, passou a ser comandado por Chrom.
Já em Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia, as irmãs Palla, Catria e Est, três cavaleiras de pégaso subordinadas a Minerva de Macedon, aparecem no continente de Valentia, já que este é próximo de Archanea, e podem ser recrutadas para o grupo de Celica. Thabes também é uma área disponível no pós-jogo e a Torre de Thabes (Thabes Tower), local em que o herói Anri teve o primeiro contato com a Falchion, é uma dungeon chamada Thabes Labyrinth, na qual se pode enfrentar o chefe secreto de Shadows of Valentia, Grima.
Valentia (à esquerda) e Archanea (à direita); mapa feito por catgame21234 |
Por fim, o Escudo dos Selos, conhecido como Escudo das Chamas (Shield of Flames) em Fire Emblem Warriors, precisa ter suas gemas recuperadas com a ajuda dos heróis dos outros mundos, para que os irmãos Lianna e Rowan possam derrotar o Dragão do Caos, Velezark. Neste spin-off estilo musou, o Altar do Dragão é o mapa do quinto capítulo da história principal, no qual os heróis devem enfrentar Validar.
Dragon's Table (Fire Emblem Warriors) |
Revisão: Jorge Neto