Prosseguindo no universo de Super Mario Sunshine, em alta novamente por conta de Super Mario 3D All-Stars (Switch), temos Ricco Harbor, a cidade porto da Ilha Delfino, segunda fase do jogo. Após conquistar três Shines, podemos enfrentar o Gatekeeper que submergiu a casa de barcos de Delfino Plaza. Ao derrotá-lo, o M colorido que dá acesso à fase se revela e nos leva a outra aventura.
O porto de entrada de mercadorias e turistas
É por Ricco Harbor que os suprimentos e os turistas chegam à Ilha Delfino (por Delfino Airstrip também). Ricco vem de riqueza, do italiano, e remete aos valores que transitam e são trazidos para a ilha através dessa cidade portuária. Encostada no barranco que fica imediatamente abaixo de Bianco Hills, podemos ver Delfino Plaza, Gelato Beach, Pinna Park, Sirena Beach e Corona Mountain, além da fase acima.Iniciamos a jornada sempre pelo mesmo local: a frente dos galpões do porto. Há uma enorme sistema de estruturas metálicas sob o mar, com gruas e barcos, que nos auxilia na locomoção. Para esse fim também temos o sistema de esgoto, com múltiplas saídas pelo cenário.
Junto à encosta temos uma torre, Ricco Tower, e logo depois várias casas, todas inacessíveis, junto das quais temos uma fonte, os silos de frutas e a praça da cidade. Avançando no mar, mas ainda perto dessa praça, temos o heliporto. Abaixo dela, o que seria o esgoto na verdade é um circuito para surfar de Blooper.
Aventura em oito partes (2)
Assim que entramos em Ricco Harbor nos deparamos com marinheiros Pianta, afinal, estamos no porto da ilha. De início, a área a ser explorada é pequena; devemos seguir em frente, até a praça no final da fase, onde um tentáculo e piche estão saindo de alguns contêineres. Ao puxá-lo, Gooper Blooper se revela para a batalha.O primeiro confronto com Gooper Blooper |
O segundo episódio é um tanto quanto pitoresco. O Pianta que se destaca nele é o Blooper-surfing Big Daddy, ou, para os mais chegados, Bloopy. Ele é famoso por seus Blooper de surf, e somos convidados a uma corrida neles, passando pela água e pelo piche e entrando no esgoto da cidade. Depois, temos que percorrer toda a estrutura metálica da fase, que inclui gruas e trampolins, para pegar o Shine enjaulado no centro da fase. Na sequência, temos outro desafio em que o F.L.U.D.D. não é essencial, em Ricco Tower.
Assim como Petey Piranha em Bianco Hills, Gooper Blooper não se deu por vencido e retorna para encher ainda mais a fase de piche, dessa vez no heliporto. Vencida essa batalha, as coisas ficam mais tranquilas. Devemos coletar as 6 moedas vermelhas surfando com os Bloopers e perseguir Shadow Mario.
A última aventura em Ricco Harbor envolve Yoshi. A cidade já está em festa, uma vez que o vilão foi "derrotado" e tudo voltou à normalidade. As irmãs Doot-doot, Pianta dançarinas que marcam presença por quase toda a ilha, encantam os marinheiros. A praça, outrora palco de batalha, agora é uma feira de frutos do mar. Ao pegar a fruta certa para o Yoshi (que deve ter sido liberado previamente para que a história prossiga aqui) em um dos silos, devemos fazer uso dos Cheep-Cheeps e das plataformas metálicas para alcançar um cano, bloqueado por aquela gosma amarela que só é dissolvida com o suco dos Yoshi. Entrando pelo cano temos mais uma aventura sem o F.L.U.D.D.
Todos a bordo!
A cidade está repleta de Pianta, principalmente marinheiros. A variedade de inimigos também não é tão grande: Bloopers, Cheep-Cheeps, Jumping Bloopers, os quase indestrutíveis Klambers e os irritantes Wind Spirits.Blooper surfing: uma modalidade radical! |
Terra à vista!
Ricco Harbor é bem diferente de Bianco Hills, mas as fases se conversam bem, deixando claro que fazem parte de um todo. Apesar do meu "trauma" com a fase (falei disso nessa Crônica), foi muito agradável reviver esse lugar 18 anos após o lançamento original! E você, tem alguma história bacana desse lugar?Revisão: Icaro Sousa