As raças em The Legend of Zelda - Sheikah

Protetores da família real de Hyrule, os Sheikah são um dos pilares da franquia mesmo tendo poucos personagens expressivos.

em 07/11/2020

A franquia The Legend of Zelda possui um background cultural muito vasto e talvez essa seja uma das principais características de seus jogos. Ao longo de seus quase 35 anos de história, a série conta com elementos que não só existem no chamado mundo real como também adicionam magia, lendas, crenças e um toque especial que só a Nintendo tem.

Hyrule Warriors: Age of Calamity (Switch) está prestes a sair, e com ele uma personagem recorrente da série ganhou certo destaque por ser mais jovem além de possuir habilidades incríveis. Estamos falando de Impa, que pertence à raça dos Sheikah. Boa leitura!

Quem são os Sheikah

Os Sheikah, também conhecidos como o “Povo das Sombras”, são uma tribo secreta composta por seres humanos com orelhas pontudas, olhos vermelhos e habilidades com magia negra, bem próximos aos Hylians. Guardiões da deusa Hylia, essa raça se mantém escondida nas sombras e faz o chamado “trabalho sujo” para garantir que a família real - especialmente a princesa - de Hyrule esteja sempre protegida.

Seu principal assentamento é Kakariko Village, uma tranquila e secreta aldeia que fica escondida entre as montanhas à oeste do Monte Lanayru, contando com uma temática oriental e uma forte relação com a cultura ninja, casando perfeitamente com a proposta apresentada para essa raça.

Impa em Age of Calamity utilizando sua técnica com selos de mão

Ainda que essa tribo seja mencionada nos eventos de Ocarina of Time (N64), Twilight Princess (GCN) e Skyward Sword (Wii), os Sheikah enquanto raça só apareceram de fato em Breath of the Wild (Switch). Anteriormente,  Impa era o único membro confirmado e temporariamente tivemos Sheik, que na verdade era a princesa Zelda disfarçada a fim de evitar que Ganondorf pudesse encontrá-la.

O símbolo do olho é a insígnia da tribo Sheikah e reaparece constantemente ao longo da série. O Sheikah Eye oficial fez sua primeira aparição verdadeira em Ocarina of Time, sendo exibido como o símbolo representativo do Sheikah, usado por Impa e Sheik. Embora muito sobre a tribo e sua história esteja envolto em mistério, a marca dessa raça é uma espécie de lembrança que interliga várias épocas, lugares e objetos.

O que define um Sheikah

Dotados de uma grande tecnologia, os Sheikah criaram as torres e os templos espalhados por Hyrule em Breath of the Wild, bem como o Sheikah Slate, uma espécie de tablet que Link carrega consigo em sua jornada para ativar essas construções perdidas e devastadas pelo tempo.

Os Sheikah também possuem sua própria forma de escrita, apresentada em Breath of the Wild, conhecida como o idioma Sheikah. Esta escrita é amplamente apresentada na arquitetura dos Shrines, Sheikah Tower, bem como na Sheikah Slate. Por conta disso, a existência do Sheikah é mantida em segredo pela Família Real, já que eles funcionam melhor como agentes secretos para Hyrule, sem falar em sua lealdade sem precedentes, cumprindo qualquer tarefa sem questionar seu superior.

Sheikah Slate em Hyrule Warriors: Age od Calamity
Como nem tudo são flores, um grupo radical que não segue a premissa principal dos Sheikah de defender a família real se separou para formar sua própria sociedade: o clã Yiga, que jurou perseguir Link onde quer que ele esteja. Seu líder é Koga, um mago das sombras muito poderoso e capaz de destruir cidades inteiras com seus feitiços, mas que prefere dormir, andar sem rumo ou comer suas amadas bananas.

Por onde nosso querido herói do tempo passa, incontáveis guerreiros desse clã malévolo o perseguem, a fim de cumprir o desejo de seu mestre. Por sorte, nosso herói sempre consegue derrotá-los, seja com sua poderosa Master Sword ou atirando cachos de bananas para atrasá-los. Utilizar bananas para distração… onde será que eu vi isso?

Renegados, os membros do clã Yiga utilizam o símbolo ao contrário

Com uma capacidade tecnológica sem igual e habilidades que causam inveja até aos Hylians, a tribo dos Sheikah é sem dúvida nenhuma uma das raças mais importantes da série, estando presente ou não. Mesmo tendo apenas Impa como figura importante até pouco tempo atrás , essa raça provou que a franquia jamais seria a mesma sem que ela estivesse lá para compartilhar sua sabedoria. A próxima raça abordada será a dos Gorons, um estranho povo que habita as montanhas e que gosta de comer, acreditem, pedras!

Fonte: Zelda Wiki
Revisão: Icaro Sousa


Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.