Em clima de Halloween, separamos os Pokémon com as descrições mais assustadoras da Pokédex, incluindo bonecas amaldiçoadas, parasitas que sugam energia vital de suas vítimas e criaturas que podem te matar de susto (literalmente).
10. Litwick
Iniciamos a lista com um dos monstrinhos mais fofos da franquia com o intuito de mostrar que as aparências enganam quando se trata da bizarrice dos Pokémon, especialmente daqueles do tipo Fantasma. De acordo com as descrições de Litwick na Pokédex, a chama que queima no topo de sua cabeça é alimentada enquanto a criatura discretamente absorve a vitalidade dos seres ao redor.
As entradas de Pokémon Sword/Shield (Switch) comprovam que Litwick guia crianças perdidas para o mundo espiritual, e quanto mais jovem for sua vítima maior é a intensidade do brilho de seu fogo. Quando Litwick evolui para Lampent - e posteriormente Chandelure - a habilidade de drenar a vida de outras criaturas é aprimorada, já que esses Pokémon conseguem capturar espíritos de pessoas para queimá-los em suas chamas sinistras.
“While shining a light and pretending to be a guide, it leeches off the life force of any who follow it.” - Pokémon White (DS)
9. Glalie/Froslass
Glalie e Froslass são as variações da evolução de Snorunt, e ambos compartilham uma paixão por congelar suas presas. Isso seria algo completamente normal devido à natureza glacial dessas criaturas, mas o que amedronta mesmo é o que elas fazem com a vítima depois do congelamento. Segundo algumas entradas de Glalie na Pokédex, após imobilizar seus oponentes em gelo o Pokémon gosta de mastigá-los lentamente até devorá-los por completo.
Mesmo com uma motivação bem sinistra, Glalie é superado na bizarrice por Froslass, que congela outras criaturas não com a finalidade de achar comida, mas decorações para seu lar. Para piorar a situação, algumas lendas dizem que Froslass surgem quando a alma de mulheres perdidas em montanhas de neve são possuídas por sincelos. Curiosidade: seus alvos preferidos são homens bonitos.
“The soul of a woman lost on a snowy mountain possessed an icicle, becoming this Pokémon. The food it most relishes is the souls of men.” - Pokémon Moon (3DS)
8. Banette
Banette, um fantoche do tipo Fantasma, é a perfeita representação do clichê de bonecos amaldiçoados em filmes de terror. Praticamente todas as suas entradas na Pokédex contam a mesma história: quando um boneco é abandonado, ele é tomado por um sentimento puro de ódio e se transforma nesse Pokémon.
O zíper em sua boca contém uma enorme fonte de energia amaldiçoada, que eventualmente pode ser liberada em sua mega-evolução. Algumas informações da Pokédex indicam que durante esse fenômeno nem mesmo seu próprio treinador consegue resistir às maldições. E como se não bastasse tanta negatividade, Banette vive em uma busca eterna por vingança da criança que o abandonou.
“An abandoned plush doll became this POKÉMON. They are said to live in garbage dumps and wander about in search of the children that threw them away.” - Pokémon Emerald (GBA)
7. Parasect
Mesmo não sendo do tipo Fantasma, o estilo de vida de Parasect é bem perturbador. Inicialmente na forma de Paras, esses insetos fazem uma relação de parasitismo com uma espécie de fungo chamada tochukaso, que absorve grande parte dos nutrientes de alimentos consumidos pelo hospedeiro.
Durante a evolução para Parasect, o cogumelo fica maior do que o próprio inseto, o que faz com que ele assuma completamente o controle do hospedeiro. Dessa forma, o Pokémon se torna praticamente um zumbi controlado pelo tochukaso evoluído, o que justifica seus olhos brancos e vazios. Quando não há mais nenhum nutriente restante para ser absorvido no inseto, esporos são liberados nos ovos da espécie para contaminar os descendentes e continuar esse ciclo de parasitismo.
“When nothing’s left to extract from the bug, the mushrooms on its back leave spores on the bug’s egg.” - Pokémon Crystal (GBC)
6. Phantump
E por falar em ciclos, a história de origem dos Phantump envolve crianças perdidas em florestas e possessão de espíritos em um trágico loop de eventos tenebrosos. Esses Pokémon surgem quando uma criança morre após perder-se na floresta, fazendo com que seu espírito possua um toco de árvore podre.
Uma das características de Phantump é sua natureza solitária. Por isso, o monstrinho emite uma voz infantil que atrai outras pessoas, como um chamado de amizade. Infelizmente, isso faz com que mais crianças se percam indo atrás da voz em florestas, estabelecendo assim um trágico ciclo no nascimento desses Pokémon.
“By imitating the voice of a child, it causes people to get hopelessly lost deep in the forest. It’s trying to make friends with them.” - Pokémon Sun (3DS)
5. Cofagrigus
A aparência de sarcófrago deste Pokémon já não é muito agradável, o que faz todo o sentido considerando os tipos Fantasma e Sombrio de Cofagrigus. Mas não para por aí, pois segundo algumas entradas da Pokédex quem se aproxima muito dessa criatura pode acabar preso dentro do “caixão” em seu corpo.
Os humanos que forem sugados para o interior de Cofagrigus - principalmente os ladrões de cemitérios, que são os alvos principais do Pokémon - devem lidar com um terrível destino: são transformados em múmias. Segundo a descrição da criatura em Pokémon Sword, os Cofagrigus não lembram de quando eram humanos, ao contrário de sua pré-evolução Yamask.
“Grave robbers who mistake them for real coffins and get too close end up trapped inside their bodies.” - Pokémon Black/White 2 (DS)
4. Gourgeist
Esse Pokémon pode parecer amigável, mas não se deixe levar pelo singelo sorriso de um Gourgeist. A criatura é encrenca em vários tamanhos, pois enquanto os menores fingem ser crianças para enganar adultos e levá-los para a vida após a morte, o inverso ocorre com Gourgeist de tamanhos maiores. Responder ao chamado de uma criatura dessas - especialmente durante noites de Lua Nova - é uma passagem só de ida para o além.
Alguns registros ainda dizem que a canção triste e misteriosa que o Pokémon emana são lamentos de espíritos sofrendo depois da morte. E nem mesmo aqueles que escutam esse som e escapam de Gourgeist saem ilesos, já que apenas ouvir essa melodia é capaz de amaldiçoar uma pessoa pela eternidade.
“In the darkness of a new-moon night, Gourgeist will come knocking. Whoever answers the door will be swept off to the afterlife.” - Pokémon Shield (Switch)
3. Yamask
Já mencionado anteriormente por conta de sua evolução Cofagrigus, Yamask consegue ser ainda mais sinistro que seu sucessor. Origens de Pokémon do tipo Fantasma a partir de mortes trágicas já nem são mais novidade no universo da série, mas a desse monstrinho se destaca por um simples motivo: a máscara que Yamask usa é semelhante à face humana do espírito que originou o Pokémon.
Essas criaturas surgem quando um espírito sai de seu caixão, aparentemente sem nenhum motivo específico, e começa a vagar na forma do Pokémon, lamentando as memórias de sua vida passada. Algumas descrições ainda dizem que quando um Yamask olha para a máscara que ele carrega, a tristeza é tanta que o faz chorar.
“Each of them carries a mask that used to be its face when it was human. Sometimes they look at it and cry.” - Pokémon Alpha Sapphire (3DS)
2. Drifloon
Seguindo a linha de monstrinhos que parecem fofos mas escondem um terrível segredo, nós apresentamos Drifloon, o Pokémon Balão. Formado por espíritos de pessoas e Pokémon, algumas histórias (e até mesmo missões secundárias dos jogos) indicam que essa criatura é responsável pelo sumiço de crianças ao flutuar com elas para longe.
E como se isso já não fosse sinistro o suficiente, a cada alma levada o Pokémon infla de tamanho, indicando que esse “passeio” não é tão inocente quanto parece. Além disso, quando seu corpo explode (como um balão) as almas que estavam em seu interior são derramadas e emitem sons de gritos. Segundo sua descrição em Pokémon Sun, Drifloon não gosta de crianças pesadas. Por que será?
“It is whispered that any child who mistakes DRIFLOON for a balloon and holds on to it could wind up missing.” - Pokémon HeartGold/SoulSilver (DS)
1. Gastly, Haunter, e Gengar
E no topo do pódio temos o trio de fantasmas clássico da primeira geração: Gastly, Haunter e Gengar. Apesar de possuírem um imenso carisma com suas icônicas caretas, tanto a origem quanto as habilidades desses Pokémon são bem mais sinistras do que realmente parecem.
Gastly, por exemplo, é 95% formado por gases, mas registros indicam que os outros 5% consistem nas almas daqueles que foram mortos por tais substâncias. E se essa origem tenebrosa não é o suficiente, outras entradas da Pokédex fazem questão de mostrar o poder dos gases venenosos da criatura, que são capazes até de derrubar um elefante indiano em dois segundos.
Sua evolução, Haunter, é ainda mais letal. Com a habilidade de se esconder na escuridão, essa criatura planeja seus movimentos na intenção de tirar a vida do próximo ser vivo que encontrar. Quando um alvo está deprimido e é lambido pelo Pokémon, sua energia vital é drenada e seu corpo começa a remexer freneticamente até a morte.
Por fim, Gengar, que consegue se infiltrar na sombra de outros seres esperando o momento certo para assustá-los com uma tenebrosa risada e amaldiçoá-los ao roubar sua vitalidade. Mas apesar de tenebroso, o Pokémon não é intencionalmente malvado, já que seu principal objetivo é conseguir um amigo para acompanhá-lo em suas pegadinhas sobrenaturais.
“Should you feel yourself attacked by a sudden chill, it is evidence of an approaching Gengar. There is no escaping it. Give up.” - Pokémon Sun (3DS)
Menções honrosas: Cubone e Mimikyu
Apesar de trágicas, as histórias por trás desses Pokémon não são exatamente assustadoras, mas merecem um destaque por serem bastante fúnebres. Enquanto Cubone usa o crânio de sua mãe morta como chapéu e constantemente lamenta sua perda, Mimikyu esconde-se em uma fantasia de Pikachu para evitar assustar outras criaturas com sua aparência tão tenebrosa a ponto de levar à morte outras criaturas.
“Its actual appearance is unknown. A scholar who saw what was under its rag was overwhelmed by terror and died from the shock.” - Pokémon Sun (3DS)
Nem tudo é o que parece ser
Depois de tanta informação, chegamos à conclusão de que as aparências realmente enganam, já que o mais fofo dos Pokémon pode esconder em seu inocente sorriso o sofrimento eterno de seres amaldiçoados. É tanta tragédia que fica difícil confiar em criaturas desconhecidas, mas felizmente a Pokédex está sempre aí para nos ajudar com informações assustadoras, porém úteis, sobre os monstrinhos de bolso.
E aqui vai um conselho de amigo: mantenham as crianças longes de Pokémon do tipo Fantasma!
Revisor: Icaro Sousa