As Trait Fruits foram introduzidas em
Fire Emblem Heroes na
atualização do mês de setembro e podem ser usadas para alterar os parâmetros (também conhecidos como
individual values, ou IVs) dos heróis, garantindo-lhes um ponto forte (
asset) e um fraco (
flaw) à escolha do jogador. Com elas, heróis provenientes do
Hall of Forms e os recompensados em Grand Hero Battles (GHB) e
Tempest Trials+, que até então possuíam parâmetros neutros, também estão aptos a essa mudança.
|
Trait Fruit: o que é, como obter, como utilizar? |
|
As Trait Fruits dão a oportunidade de corrigir invocações azaradas (ninguém merece aquele herói -Atk, né?), porém, obter esse item requer paciência e muita dedicação. Mesmo que as
missões de comemoração do Frontline Phalanx tenham garantido 100 Trait Fruits àqueles que as completaram, não podemos nos dar o luxo de gastá-las sem planejamento e, para isso, preparamos um pequeno guia com alguns dos heróis em que vale a pena investir o recurso.
Obtendo as Trait Fruits
Conforme anunciado na
última edição de agosto do Feh Channel, as Trait Fruits são premiadas nos seguintes modos de jogo: Arena e
Resonant Battles (Coliseum), Mjölnir’s Strike e Forging Bonds (Events). De acordo com cálculos de usuários dos fóruns GameFAQs e Reddit, os jogadores podem receber 100 Trait Fruits a cada dois meses, conforme comentou guedesbrawl em um tópico no GameFAQs:
Em suma, ficar entre os tiers 16 e 20 na Arena, Mjölnir’s Strike e Resonant Battles deve garantir três Trait Fruits por temporada. O Forging Bonds garante oito, duas para cada personagem.
Agora, assumindo que tenhamos três edições de Forging Bonds em dois meses (duas normais e uma Revival, que é bimestral), e uma média de três edições de Mjölnir’s Strike por mês:
6 Trait Fruits x 8 semanas no Coliseum = 48 Trait Fruits
8 Trait Fruits x 3 edições de Forging Bonds = 24 Trait Fruits
3 Trait Fruits x 6 edições de Mjölnir’s Strike = 18 Trait Fruits
Dessa forma, ganhamos 90 Trait Fruits a cada dois meses, mas isso porque estou ignorando outras formas de obtenção [do recurso]. Temos um novo modo dedicado a isso [Frontline Phalanx], que deve ser mensal, e há a possibilidade de novas missões recompensarem os jogadores com Trait Fruits.
Não estou levando em consideração o tier 21, no qual os três modos [Arena, Resonant Battles e Mjölnir’s Strike] garantem cinco Trait Fruits cada, mais do que o suficiente para obter 100 a cada dois meses.
No subreddit r/FireEmblemHeroes, Banpei-kun fez um levantamento das premiações dos tiers em Arena, Mjölnir’s Strike e Resonant Battles:
Tier
|
Arena
|
Mjölnir's Strike
|
Resonant Battles
|
1
|
100 Hero Feathers, 2 Divine Code: Part 1
|
50 Midgard Gems, 4 Divine Code: Part 1, 2 Dragonflowers
|
4 Divine Code: Part 1, 20 Dragonflowers, 1 Blessing
|
2
|
200 Hero Feathers, 4 Divine Code: Part 1
|
55 Midgard Gems, 8 Divine Code: Part 1, 4 Dragonflowers
|
8 Divine Code: Part 1, 21 Dragonflowers, 1 Blessing
|
3
|
300 Hero Feathers, 6 Divine Code: Part 1
|
60 Midgard Gems, 12 Divine Code: Part 1, 6 Dragonflowers
|
12 Divine Code: Part 1, 22 Dragonflowers, 1 Blessing
|
4
|
400 Hero Feathers, 8 Divine Code: Part 1, 1 Trait Fruit
|
65 Midgard Gems, 1 Trait Fruit, 16 Divine Code: Part 1, 8 Dragonflowers
|
1 Trait Fruit, 16 Divine Code: Part 1, 23 Dragonflowers, 1 Blessing
|
5
|
500 Hero Feathers, 10 Divine Code: Part 1, 1 Trait Fruit
|
70 Midgard Gems, 1 Trait Fruit, 20 Divine Code: Part 1, 10 Dragonflowers
|
1 Trait Fruit, 20 Divine Code: Part 1, 24 Dragonflowers, 1 Blessing
|
6
|
600 Hero Feathers, 12 Divine Code: Part 1, 1 Trait Fruit
|
75 Midgard Gems, 1 Trait Fruit, 24 Divine Code: Part 1, 12 Dragonflowers
|
1 Trait Fruit, 24 Divine Code: Part 1, 25 Dragonflowers, 1 Blessing
|
7
|
700 Hero Feathers, 14 Divine Code: Part 1, 2 Trait Fruits
|
80 Midgard Gems, 2 Trait Fruits, 28 Divine Code: Part 1, 14 Dragonflowers
|
2 Trait Fruits, 28 Divine Code: Part 1, 26 Dragonflowers, 1 Blessing
|
8
|
800 Hero Feathers, 16 Divine Code: Part 1, 2 Trait Fruits
|
85 Midgard Gems, 2 Trait Fruits, 32 Divine Code: Part 1, 16 Dragonflowers
|
2 Trait Fruits, 32 Divine Code: Part 1, 27 Dragonflowers, 1 Blessing
|
9
|
900 Hero Feathers, 18 Divine Code: Part 1, 2 Trait Fruits
|
90 Midgard Gems, 2 Trait Fruits, 36 Divine Code: Part 1, 18 Dragonflowers
|
2 Trait Fruits, 36 Divine Code: Part 1, 28 Dragonflowers, 1 Blessing
|
10
|
1000 Hero Feathers, 20 Divine Code: Part 1, 2 Trait Fruits
|
95 Midgard Gems, 2 Trait Fruits, 40 Divine Code: Part 1, 20 Dragonflowers
|
2 Trait Fruits, 40 Divine Code: Part 1, 29 Dragonflowers, 1 Blessing
|
11
|
1100 Hero Feathers, 22 Divine Code: Part 1, 2 Trait Fruits
|
100 Midgard Gems, 2 Trait Fruits, 44 Divine Code: Part 1, 22 Dragonflowers
|
2 Trait Fruits, 44 Divine Code: Part 1, 30 Dragonflowers, 1 Blessing
|
12
|
1200 Hero Feathers, 24 Divine Code: Part 1, 2 Trait Fruits
|
105 Midgard Gems, 2 Trait Fruits, 48 Divine Code: Part 1, 24 Dragonflowers
|
2 Trait Fruits, 48 Divine Code: Part 1, 31 Dragonflowers, 1 Blessing
|
13
|
1300 Hero Feathers, 26 Divine Code: Part 1, 2 Trait Fruits
|
110 Midgard Gems, 2 Trait Fruits, 52 Divine Code: Part 1, 26 Dragonflowers
|
2 Trait Fruits, 52 Divine Code: Part 1, 32 Dragonflowers, 1 Blessing
|
14
|
1400 Hero Feathers, 28 Divine Code: Part 1, 2 Trait Fruits
|
115 Midgard Gems, 2 Trait Fruits, 56 Divine Code: Part 1, 28 Dragonflowers
|
2 Trait Fruits, 56 Divine Code: Part 1, 33 Dragonflowers, 1 Blessing
|
15
|
1500 Hero Feathers, 30 Divine Code: Part 1, 2 Trait Fruits
|
120 Midgard Gems, 2 Trait Fruits, 60 Divine Code: Part 1, 30 Dragonflowers
|
2 Trait Fruits, 60 Divine Code: Part 1, 34 Dragonflowers, 1 Blessing
|
16
|
1600 Hero Feathers, 32 Divine Code: Part 1, 3 Trait Fruits
|
125 Midgard Gems, 3 Trait Fruits, 64 Divine Code: Part 1, 32 Dragonflowers
|
3 Trait Fruits, 64 Divine Code: Part 1, 35 Dragonflowers, 1 Blessing
|
17
|
1700 Hero Feathers, 34 Divine Code: Part 1, 3 Trait Fruits
|
130 Midgard Gems, 3 Trait Fruits, 68 Divine Code: Part 1, 34 Dragonflowers
|
3 Trait Fruits, 68 Divine Code: Part 1, 36 Dragonflowers, 1 Blessing
|
18
|
1800 Hero Feathers, 36 Divine Code: Part 1, 3 Trait Fruits
|
135 Midgard Gems, 3 Trait Fruits, 72 Divine Code: Part 1, 36 Dragonflowers
|
3 Trait Fruits, 72 Divine Code: Part 1, 37 Dragonflowers, 1 Blessing
|
19
|
2000 Hero Feathers, 38 Divine Code: Part 1, 3 Trait Fruits
|
140 Midgard Gems, 3 Trait Fruits, 76 Divine Code: Part 1, 38 Dragonflowers
|
3 Trait Fruits, 76 Divine Code: Part 1, 38 Dragonflowers, 1 Blessing
|
20
|
3000 Hero Feathers, 40 Divine Code: Part 1, 3 Trait Fruits
|
145 Midgard Gems, 3 Trait Fruits, 80 Divine Code: Part 1, 40 Dragonflowers
|
3 Trait Fruits, 80 Divine Code: Part 1, 40 Dragonflowers, 1 Blessing
|
21
|
1 Arena Crown, 3500 Hero Feathers, 50 Divine Code: Part 1, 5 Trait Fruits
|
150 Midgard Gems, 5 Trait Fruits, 100 Divine Code: Part 1, 50 Dragonflowers
|
5 Trait Fruits, 100 Divine Code: Part 1, 50 Dragonflowers, 1 Blessing
|
Para alterar os parâmetros de um herói, é necessário investir 100 Trait Fruits. Sendo assim, voltamos ao que foi dito no início desta matéria: obtê-las requer paciência e muita dedicação, mas não é impossível.
Como usar as Trait Fruits: parâmetros, pontos fortes e fracos
Em posse das 100 Trait Fruits, basta escolher o menu Allies e, em seguida, o submenu Traits/Equipment; dentro deste, a última opção é Change Traits. Escolhido o herói que receberá modificação nos parâmetros, a seguinte tela aparecerá.
|
Originalmente, Itsuki não possui IVs por ser uma recompensa de Tempest Trials+ |
Se o herói possuir parâmetros neutros, então a opção Normalized estará marcada. Por outro lado, caso um personagem já tenha IVs, escolher essa opção fará com que os pontos fortes e fracos sejam eliminados e o personagem se tornará neutro, conforme a imagem a seguir.
|
Minha Elincia é +Def -Res, mas posso deixá-la com IVs neutros se eu quiser |
Vale notar que cada herói possui um valor total de base (em inglês,
base stats total, ou BST) que não pode ser ultrapassado, então sempre que um ponto forte for escolhido, outros parâmetros poderão ser diminuídos automaticamente, a fim de respeitar esse BST. Outro ponto que merece destaque é a presença de
superassets e
superflaws: em vez de concederem ou diminuírem 3 pontos, alguns parâmetros podem possuir diferenças de 4 pontos entre os valores neutros e os aumentados/diminuídos. Lembre-se, contudo, de que ao fundir heróis (
merge), o ponto fraco é eliminado.
|
Como meu Itsuki já está +10 e ganhou cinco Dragonflowers, em vez de +3 Spd, ele fica com +2; os outros parâmetros foram ajustados automaticamente para respeitar o BST |
Em quais heróis investir as Trait Fruits?
O propósito deste guia é apresentar alguns dos heróis
free to play (do inglês, grátis para jogar, ou F2P) que o jogo fornece sem a necessidade de gastar Orbs em invocações, como premiações de Grand Hero Battles e Tempest Trials+. Como temos, atualmente, quase 100 personagens disponíveis para invocação por meio dos Heroic Grails — com dois novos sendo adicionados a cada atualização do jogo —, estou levando em consideração dois pontos importantes:
- Uso de uma arma exclusiva (preferred weapon, abreviada como PRF);
- Maior presença nos modos PVP, como Arena e Aether Raids.
Outra observação importante é que as sugestões de IVs são baseadas nas minhas experiências no Fire Emblem Heroes e não é necessário segui-las à risca. Elas servem apenas como orientação caso você não saiba como investir as Trait Fruits.
|
Esse Linus não deve perder HP nunca... |
Para melhor visualização, separei os heróis em categorias de movimento (infantaria, cavalaria, voador e armadura pesada) e também incluí os vencedores do
Choose Your Legends 4. Os parâmetros marcados com
+ significam ponto forte, enquanto os marcados com
- indicam ponto fraco. Se nenhum deles possuir indicação, assume-se que deve ficar neutro; neste caso, se o herói não possuir merge, pode-se escolher o parâmetro que menos prejudique seu desempenho.
Infantaria
Herói
|
HP
|
Atk
|
Spd
|
Def
|
Res
|
Observações
|
Itsuki: Finding a Path
|
|
+
|
+
|
+
|
+
|
Itsuki funciona bem com qualquer asset, devido aos seus parâmetros balanceados. Em caso de uma construção mais defensiva, é possível optar por -Spd, caso necessário.
|
Astram: Midia’s Hero
|
-
|
+
|
+
|
|
-
|
Astram se beneficia mais durante a player phase e, sendo assim, prefere IVs ofensivos. +Spd se sobressai em comparação a +Atk devido a possíveis speed checks.
|
Brunnya: Devoted General
|
-
|
+
|
+
|
|
+
|
Brunnya é totalmente voltada para a enemy phase e muito usada em times de defesa em Aether Raids. +Spd é primordial para evitar potenciais ataques duplos (follow-up) de inimigos, enquanto +Res ajuda a utilizar habilidades do tipo Ploy e Sabotage. +Atk, neste caso, seria a última opção.
|
Delthea: Tatarrah’s Puppet
|
|
+
|
+
|
-
|
|
Delthea é uma unidade focada na player phase e prefere causar o máximo de dano possível. +Spd ajuda com follow-ups, enquanto +Atk aumenta o dano geral como um todo.
|
Kronya: Gleaming Blade
|
-
|
+
|
|
-
|
|
Kronya possui apenas uma função: retaliação na enemy phase. Neste caso, +Atk é a opção mais viável.
|
Dimitri: King of Faerghus
|
-
|
+
|
+
|
+
|
|
Dimitri, embora tenha um papel mais voltado à enemy phase, também tem bom desempenho na player phase. Para evitar follow-ups, +Spd é mais recomendado, sobretudo com merges altos, mas +Atk e +Def possuem um bom desempenho em merges mais baixos.
|
Lysithea: Earnest Seeker
|
-
|
+
|
+
|
-
|
-
|
Lysithea é uma maga considerada glass cannon: sua função é causar o máximo de dano possível. +Atk é mais indicado para um dano massivo, porém +Spd facilita com follow-ups ou prevenção destes, graças à habilidade Atk/Spd Push 4 do base kit da heroína.
|
Marth: Enigmatic Blade
|
-
|
+
|
+
|
|
-
|
Embora não seja mais tão utilizada como antigamente, Marth ainda pode ser vista em times por ter sido amplamente distribuída como premiação em eventos passados. +Atk e +Spd são mais indicados para ambas as fases.
|
Alfonse: Prince of Askr
|
|
+
|
-
|
|
-
|
O príncipe askriano prefere investimento em seu Atk, que já é alto por natureza, para um melhor desempenho geral, sobretudo, graças ao efeito de Brazen Atk/Def de sua espada.
|
Sharena: Princess of Askr
|
-
|
|
+
|
|
-
|
A irmã de Alfonse, em contrapartida, prefere +Spd. Sharena depende muito de seus aliados para ter um bom desempenho, já que o refinamento de sua lança tem o efeito de Spd/Def Bond.
|
Anna: Commander
|
-
|
+
|
+
|
-
|
|
Anna é a personagem mais fraca do trio askriano. Mesmo com uma Spd decente, seu poder ofensivo deixa a desejar, então +Atk é a primeira opção. +Spd pode ajudar a prevenir follow-ups, contudo.
|
Fjorm: Princess of Ice
|
-
|
+
|
|
|
|
Assim como Anna, Fjorm possui um Atk muito baixo para sua função de retaliação na enemy phase, então, neste caso, só existe essa opção para a princesa de Nifl.
|
Linus: Mad Dog
|
|
|
+
|
|
-
|
Assim como Raven, Linus se beneficia de +Spd, sobretudo pelo Basilikos garantir bônus permanente de -1 no cooldown do especial.
|
Cavalaria
Herói
|
HP
|
Atk
|
Spd
|
Def
|
Res
|
Observações
|
Kempf: Conniving General
|
|
|
+
|
+
|
+
|
Kempf segue uma linha mais voltada ao suporte devido à sua Venin Edge e, para isso, +Spd é essencial. No entanto, também pode assumir um papel defensivo caso receba o investimento adequado.
|
Death Knight: The Reaper
|
|
+
|
-
|
|
|
Death Knight funciona como escudo humano, porém depende de um alto investimento. +Atk é uma excelente escolha de parâmetro, uma vez que, caso os requisitos da Scythe of Sariel sejam cumpridos, os inimigos terão dificuldade para derrubá-lo.
|
Voador
Herói
|
HP
|
Atk
|
Spd
|
Def
|
Res
|
Observações
|
Aversa: Dark One
|
+
|
|
+
|
-
|
|
O papel de Aversa é causar debuffs nos oponentes e, para ativar o efeito de seu tomo, ela precisa de um HP maior que o deles. +Spd é segunda opção para evitar prevenir follow-ups adversários.
|
Ashnard: Mad King
|
|
+
|
-
|
+
|
+
|
Ashnard possui ótimos Atk e Def e não precisa se preocupar com sua Spd, que já é baixa por natureza. Desempenha melhor função durante a enemy phase, uma vez que sua espada anula a efetividade contra voadores.
|
Naesala: Sky’s Shadow
|
|
+
|
+
|
-
|
-
|
Excelente usuário de Galeforce, Naesala prefere +Atk para poder fazer bom uso do selo Heavy Blade e aumentar seu dano geral. +Spd o ajuda a realizar follow-ups com mais frequência, devido ao efeito de sua arma.
|
Minerva: Princess-Knight
|
|
+
|
+
|
|
-
|
Com pouco investimento e excelentes parâmetros, a jovem Minerva consegue fazer estragos, especialmente com Galeforce. +Spd a coloca em uma posição confortável e, com o suporte devido, raramente sofrerá follow-ups dos adversários.
|
Claude: Almyra’s King
|
|
+
|
+
|
|
|
+Atk é primordial para aumentar o dano de Claude, sobretudo com seu especial, mas +Spd o ajuda a realizar follow-ups com mais facilidade.
|
Peony: Sweet Dream
|
|
+
|
+
|
|
|
Sua função primária é garantir suporte, porém +Spd acaba garantindo um desempenho mais defensivo.
|
Eir: Merciful Death
|
|
+
|
+
|
-
|
+
|
Devido ao efeito de sua adaga, Eir prefere +Spd para garantir follow-ups quando iniciar o combate. +Atk ajuda a aumentar o dano geral, enquanto +Res a torna uma excelente escolha para enfrentar magos e dragões.
|
Armadura pesada
Herói
|
HP
|
Atk
|
Spd
|
Def
|
Res
|
Observações
|
Black Knight: Sinister General
|
|
+
|
+
|
+
|
-
|
Assim como Marth: Enigmatic Blade, Black Knight foi um dos primeiros heróis gratuitos a serem distribuído com abundância antes da implementação dos Heroic Grails. +Atk o ajuda com o dano geral, especialmente durante a player phase, mas +Spd e +Def, caso os devidos investimentos sejam feitos, são excelentes escolhas para a enemy phase.
|
Zephiel: The Liberator
|
|
+
|
-
|
+
|
|
Com o perdão do trocadilho, Zephiel é uma muralha. Com um ótimo HP e efeito de Distant Def em sua espada, além de Wary Fighter nativo, é difícil de ser derrubado durante a enemy phase, exceto se o oponente possuir Null Follow-Up.
|
Edelgard: Adrestian Emperor
|
|
+
|
-
|
+
|
+
|
Edelgard, acima de tudo, prefere +Atk, seu parâmetro de excelência (alto por natureza). No entanto, pode também desempenhar um papel defensivo devido aos ótimos valores em Def e Res e, para isso, não se importa em diminuir ainda mais sua terrível Spd.
|
Considerações finais
É notável que muitos heróis foram deixados de fora, porém, como comentado, levei em consideração apenas os que possuem armas exclusivas em suas respectivas categorias. As sugestões de parâmetros também foram feitas com base na minha experiência em Fire Emblem Heroes, de acordo com o que vejo em Arena e Aether Raids, em duas contas de jogo diferentes.
|
Na minha conta secundária, preferi investir no Kana por usá-lo bastante, mesmo sem uma arma exclusiva |
As opções são muitas e não existe fórmula certa ou errada: apenas escolha seus favoritos e invista neles. O importante, acima de tudo, é se divertir — e para isso, não é necessário ter “o melhor” personagem sempre. Caso tenha dúvidas, sugestões ou críticas, já sabe: estou aberta para diálogo nos comentários.