Super Mario 3D All-Stars (Switch): algumas dicas gerais para facilitar sua vida

Jogando a nova coletânea de clássicos do Mario? Fique ligado nessas dicas bem úteis para ajudar no seu progresso.

em 30/09/2020



Super Mario 3D All-Stars talvez não seja a coletânea ideal cheia de surpresas e conteúdos extras que algumas pessoas estavam esperando, mas continua sendo uma fenomenal aquisição para o seu Switch — como deixei claro na minha longa análise

Se você decidiu embarcar nessa emocionante aventura pela história do bigodudo e está sentindo que precisa de uma forcinha durante sua jornada, não se preocupe. Abaixo você irá encontrar algumas dicas especialmente selecionadas para você que é entusiasta do encanador italiano. Depois, é só relaxar e aproveitar ao máximo esses três clássicos absolutos dos videogames.

Super Mario 64




Vidas Infinitas

Esse "truque" pode demorar um pouco, mas funciona sem problemas. Na parte de fora do castelo, perto da cachoeira, é possível subir até o topo de uma das árvores e pegar uma vida. Depois, é só entrar no castelo, sair de novo, voltar para a árvore e pegar mais uma vida.

Bem na pontinha do gramado, na área realmente mais próxima da cachoeira há três árvores. Suba na que está mais longe da cachoeira, até o topo, e pule para fora. Um cogumelo verde de one-up irá aparecer, vá atrás dele e acrescente mais uma vida ao contador. Se quiser realmente acumular algumas vidas para as fases mais difíceis, repita o processo quantas vezes quiser — é só sair e entrar do castelo para a árvore "brotar" mais um cogumelo.

Recupere vida de forma fácil

Talvez isso seja óbvio para muita gente, mas é sempre bom relembrar. Há uma escolha particularmente estranha de game design em Super Mario 64. Sua "barra" (ou círculo) de oxigênio quando embaixo d'água é a mesma que a sua barra de energia na superfície.

Se estiver precisando de uma cura e houver alguma fonte de água por perto, o jeito mais rápido de recuperar sua vida é simplesmente entrar e sair da água. Toda vez que Mario volta à superfície seu oxigênio se recupera por completo, e a "barrinha" é automaticamente convertida nos pontos de energia.

Encontre os chapéus secretos

É possível acabar Mario 64 sem nunca ativar os botões secretos que escondem os chapéus adicionais. No entanto, eles não só podem facilitar bastante sua vida em vários estágios como são bem divertidos de se usar. Os chapéus dão a Mario poderes como a habilidade de voar, tornar o seu corpo de metal e ficar intangível.

O botão vermelho, que libera o chapéu vermelho com asinhas (wing cap) pode ser encontrado no salão principal do castelo. Quando você perceber que há um raio de luz na área bem no centro da entrada, ative a visão em primeira pessoa (analógico da direita para cima) e faça Mario olhar para cima.

Você será imediatamente transportado para uma fase bônus. Aperte o grande botão em cima da plataforma para ativar os blocos vermelhos nas fases onde eles estão presentes. Não se esqueça, coletando as oito moedas vermelhas nesse estágio é possível pegar mais uma estrela.

O botão azul, que ativa os blocos do chapéu da intangibilidade (vanish cap) pode ser encontrado no subterrâneo do castelo — liberado pela chave que você pega depois de derrotar a primeira fase de chefão do Bowser.

Encontre uma porta que leva para um quarto pequeno com uma poça de água. Entre na água e nade até chegar em uma outra sala com dois pilares. Use o ground pound (a famosa "bundada") de Mario nos pilares para drenar toda a água do lago na parte de fora do castelo.

Já na nova área da parte de fora, caminhe até a cachoeira para encontrar um buraco no chão que leva até a fase do botão azul. Lembre- se que, assim como no botão vermelho, há oito moedas vermelhas para coletar e pegar uma estrela.

O mais simples de todos talvez seja o botão verde do chapéu metálico (metal cap), já que ele se esconde dentro de uma fase. No estágio Hazy Maze Cave, vá até o lago subterrâneo da primeira estrela (com o monstro aquático estilo dinossauro, a Dorrie), suba na cabeça de Dorrie, mova o corpo de Mario com cuidado para controlá-la e pule em direção a um pequeno espaço com portas duplas.

Atravessando essas portas, há um pequeno corredor que leva ao estágio que ativa o botão verde. Novamente, além do botão, é possível coletar oito moedas vermelhas para pegar mais uma estrela.

Controle o relógio em Tick Tock Clock

Pode ser extremamente difícil de perceber que isso é uma possibilidade se você nunca jogou Mario 64 — ou simplesmente não lembra —, mas é possível alterar a velocidade das plataformas de Tick Tock Clock dependendo de como você entra na "pintura" antes de acessar a fase. Para fazer isso, fique de olho no ponteiro dos minutos do relógio. Se o ponteiro estiver em cima do número três, as plataformas vão ficar bem lentas; da mesma forma, quando estiver em cima do seis a velocidade será média, e no nove é a velocidade máxima. Talvez o mais útil seja o número doze, que para completamente todas as plataformas.

Defina o nível da água em Wet Dry World

De um jeito parecido, também é possível determinar o nível da água em Wet Dry World dependendo de como você entra na pintura. O nível da água pode variar bastante e tudo depende do quão alto você pular para entrar na pintura, um pulo baixo resulta em pouca água, e um pulo alto em muita.

Super Mario Sunshine




Molhe os pôsteres de procurado

Caso esteja precisando de algumas moedas para recuperar sua energia, não é preciso procurar muito longe. Jogar água nos pôsteres de "procurado" de Mario espalhados pela praça rende algumas moedas.

Vidas Infinitas

Para estocar vidas de forma rápida, visite Pianta Village novamente e entre na missão chamada "Piantas in Need". Todos os Piantas cobertos de tinta, que antes entregavam moedas azuis, agora irão presenteá-lo com cogumelos verdes one-ups. Se não for o bastante, é só sair da fase e entrar de novo na mesma missão.

Cuide do seu Yoshi

O Yoshi de Mario Sunshine inexplicavelmente desaparece quando fica sem suco no seu estoque interno. Algo que pode acontecer com a simples passagem de tempo, mesmo sem você usá-lo para cuspir suco enquanto estiver montado.

Se precisar deixar o seu Yoshi em algum lugar por muito tempo sozinho, mas quiser mantê-lo vivo e funcional durante esse período, é só deixar um fruta ao seu lado que ele irá consumi-la automaticamente quando ficar com o "tanque" vazio.

Acabe a "fase" número sete de cada mundo para acessar o fim do jogo

Ao contrário de Mario 64, no qual é possível acabar o jogo coletando 70 estrelas de qualquer forma em qualquer mundo ou fase, Mario Sunshine quer que você siga a história. Para acessar Corona Mountain e poder derrotar o último chefe, você primeiro precisa pegar o shine número sete — que é sempre uma missão de perseguição do Shadow Mario — de todos os oito mundos.

Muita paciência no barco

Corona Mountain não é um estágio muito complicado ou muito longo — se ignorarmos completamente a parte final em cima do barquinho, é claro. Controlar o barco antes da batalha final é de longe uma das partes mais frustrantes de Mario Sunshine, então lembre-se de ir com bastante calma desde o começo.

Você precisa usar o jato de água do F.L.U.D.D para se locomover. Um jato para a direita leva o barco para a esquerda e vice versa. Da mesma forma, um jato de água para cima leva o barco para baixo e um jato para baixo leva para cima. Não adianta afundar o dedo no botão para andar rápido, isso só vai fazer que o barco bata em alguma parede e quebre.

Em geral, faça movimentos bastante lentos e singelos. Fique ligado especialmente quando estiver chegando na metade do caminho, onde tem um pequeno chafariz que recarrega sua água. O caminho fica ainda mais estreito nessa parte e é muito fácil bater o barco, tendo que começar tudo de novo.

Quem não tem colírio...

Se Mario Sunshine estiver um pouco sunshine demais para você, com aquele solzão bem na sua cara digital ofuscando tudo que aparece pelo caminho, que tal um par de óculos escuros? Depois de coletar 30 shines, procure pelo Pianta de óculos escuros na praça principal — ou em quase qualquer mundo, com exceção de Sirena Beach e Noki Bay — para receber uma par de óculos que escurece bastante o cenário. Caso mude de ideia, é só falar com ele de novo.

Além disso, se você falar com esse mesmo Pianta na Delfino Plaza, depois de derrotar o boss da Corona Mountain, Mario ainda recebe uma bela e estilosa camisa havaiana.

Super Mario Galaxy




Recompensas diferentes

Pela primeira em um jogo do Mario, inimigos deixam para trás recompensas diferentes dependendo do método utilizado para derrotá-los. Se você apenas pisar na cabeça do inimigo do jeito clássico, você poderá coletar uma moeda e recuperar um ponto de energia. Já se escolher derrotá-lo combinando a "giradinha" com o chute subsequente (simplesmente encostando no inimigo), será possível pegar alguns star bits em vez da moeda.

"Bundada" estelar

Em Super Mario Galaxy, há uma versão melhorada (e teleguiada) do tradicional ground pound ou "bundada" de Mario. Para utilizar esse movimento avançado, pule e chacoalhe o controle (ou aperte Y) no ar, antes de apertar o ZL para realizar a "bundada".

Star bits infinitas

As star bits, estrelinhas que você coleta utilizando o ponteiro do controle, não desaparecem da contagem total quando você morre em um estágio, porém aparecem novamente para serem coletadas no mesmo lugar. Ou melhor, para pegar de forma rápida um número potencialmente infinito de star bits, é só escolher o planeta certo, pegar star bits, morrer e repetir o processo.

Um dos melhores lugares para isso é na Sling Pod Galaxy. Mais ou menos pela metade da fase é possível coletar algo em torno de 100 star bits. Morra de propósito depois de coletar o máximo possível (999) e colete a estrela quando estiver satisfeito — só preste atenção no seu número de vidas, já que um game over pode estragar todo seu plano.

Cocos ou melancias?

Falando em star bits, existe um número máximo que você pode coletar e entregar para o Banktoad — o toad verde da brigada dos toads — no reservatório de Rosalina, que são 9,999. Após realizar o feito, uma estranha mudança estética acontece em todo o jogo: todos os cocos espalhados pelas galáxias (geralmente usados para atacar inimigos) se transformam em melancias. A mudança não serve para nada em especial e é irreversível.

It's a-me, Luigi!

Para destravar Luigi, o "Mario" verde preferido de todos, como personagem jogável, será preciso derrotar Bowser após coletar todas as 120 estrelas de Mario Galaxy. Se você já tiver derrotado Bowser antes de encontrar todas as estrelas, é só conversar com Rosalina e pedir uma revanche contra o Rei do Koopas.

Luigi tem um estilo de jogo um pouco diferente de Mario, como de costume. Sendo mais alto e esguio do que Mario, Luigi é mais "escorregadio" em seus movimentos e também pula mais alto que o seu irmão — o que deixa o jogo um pouco mais difícil. Se estiver a procura de um desafio maior, tente coletar as 120 estrelas novamente com Luigi.

Estrela número 121

Caso você consiga pegar todas as 120 estrelas utilizando o Luigi — para um total de 240 estrelas com os dois irmãos —, é possível acessar uma última galáxia secreta. Para isso, derrote Bowser com Luigi e fale com o quarto luma verde no Planet of Trials. Feito isso, você irá destravar a Grand Finale Galaxy e irá poder coletar a estrela número 121 no meio do festival das estrelas do começo do jogo.

Revisão: Icaro Sousa
Siga o Blast nas Redes Sociais

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).