Produtor de Paper Mario fala sobre como a série se afastou do gênero RPG e comenta opinião dos fãs

Kensuke Tanabe afirma que a equipe de desenvolvimento da Intelligent Systems tem "controle quase total" sobre a direção criativa dos games.

em 31/08/2020

Em uma entrevista concedida ao portal Eurogamer da Alemanha em julho, mas que repercutiu pela internet neste fim de semana, o produtor da série Paper Mario, Kensuke Tanabe, respondeu àlgumas questões relativas à mudança de gênero que os games da franquia sofreram nos últimos anos, aos pedidos dos fãs por títulos mais focados em RPG e ao controle criativo que a equipe de desenvolvimento da Intelligent Systems tem sobre o universo Mario.


Ao ser perguntado sobre os motivos que levaram à decisão de não incluir mais elementos de RPG em Paper Mario: The Origami King (Switch), indo na direção contrária dos dois primeiros jogos da série, Tanabe disse que, desde Paper Mario: Sticker Star (3DS), o objetivo era se afastar do estilo de RPG tradicional. Segundo ele, isso foi feito para diferenciar Paper Mario dos jogos Mario & Luigi. No entanto, ele afirmou que não está decidido se essa mudança será definitiva ou pode ser mudada. Segundo ele:
"Um dos nossos objetivos ao desenvolver Paper Mario: Sticker Star era nos afastarmos do estilo de RPG tradicional. A Nintendo tem outra série de RPG em que Mario é o personagem principal. Queríamos nos diferenciar disso posicionando nosso jogo como um jogo de aventura com foco na resolução de quebra-cabeças. Mesmo que tenhamos mantido essa direção até agora, ainda não decidimos se vamos ou não mudá-la no futuro. No entanto, a minha opinião pessoal é que gostaria de continuar a criar jogos Paper Mario inovadores e únicos."
O produtor também comentou sobre a demanda dos fãs por um game voltado para o design de Paper Mario (N64) e Paper Mario: The Thousand-Year Door (GC). De acordo com ele, apesar de não ser contra a opinião dos fãs, sua filosofia de desenvolvimento busca criar experiências novas, surpreendentes e exclusivas. Ele disse:
"A filosofia de desenvolvimento de jogos que herdei do Sr. Miyamoto visa desenvolver sistemas de jogo inovadores e exclusivos. Não sou contra as opiniões dos fãs. No entanto, considero minha filosofia de desenvolvimento de jogos independente disso. Se continuássemos usando o mesmo sistema de jogo que os fãs queriam, não seríamos capazes de surpreendê-los ou oferecer novas experiências de jogo. Sempre tentamos nosso melhor para encontrar novas maneiras de superar as expectativas de maneiras surpreendentes. Ao mesmo tempo, no entanto, não há garantia de que sempre teremos sucesso - portanto, este é um verdadeiro desafio."
No passado, Tanabe comentou que a ausência de uma história mais complexa e de personagens mais originais em Sticker Star nasceu de um pedido do criador de Mario, Shigeru Miyamoto. Isso causou certa repercussão entre fãs, que questionaram a quantidade de liberdade criativa que a Intelligent System possui sobre os jogos. No entanto, o desenvolvedor assegurou que sua equipe possui "controle quase total"sobre a direção criativa dos títulos.
"Desde Paper Mario: Color Splash, nós, como equipe, temos controle quase total sobre a direção criativa do jogo. O Sr. Miyamoto deu uma olhada ou duas no desenvolvimento do jogo, mas não havia nenhum pedido específico de mudanças. No entanto, todos os designs de personagens têm que passar por um exame por nossa equipe de IP e isso é realmente rigoroso. No entanto, desta vez, pudemos mudar as roupas de alguns Toads no jogo."
O diretor de The Origami King, Masahiko Nagaya, reforçou que o time procurou não decepcionar a expectativa de jogadores em relação ao universo Mario e que foi um desafio destacar o estilo do game dentro das diretrizes de IP.

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Jornalista, analista de mídias, PcD e entusiasta de games desde que jogou Pokémon Azul no Game Boy Color nos anos 90. De lá para cá, tenta aproveitar ao máximo todos os consoles no pouco tempo que a vida adulta permite. Se não está escrevendo para o Blast ou demorando anos para zerar um jogo, está no Twitter (@DanielMorbi) e no Instagram (@danielmorbi_)