O retorno de uma velha parceria
Após um longo tempo longe dos consoles da Nintendo (entre 1996 e 2001), a Square decidiu realizar uma reaproximação com a sua “antiga casa”. No entanto, ela já havia firmado um compromisso com a Sony em relação a jogos para o PlayStation 2 e sua saída foi criar uma subsidiária, a Game Designers Studio, para evitar que projetos para o console da Nintendo interferissem com os que já estavam em andamento.O primeiro projeto planejado por essa equipe foi justamente Final Fantasy: Crystal Chronicles (GC), um RPG de ação que teve sua produção iniciada no fim de 2001 e seria inclusive publicado pela própria Nintendo. Em paralelo, outra equipe da Square, advinda da Quest (Ogre Battle/Tactics Ogre), iniciava Final Fantasy Tactics Advance, que acabou sendo lançado um pouco antes.
Com base em uma proposta de Akitoshi Kawazu, Crystal Chronicles foi construído em torno de um conceito pouco explorado em Final Fantasy: o multiplayer. No entanto, ao invés de fazê-lo de forma convencional, o jogo exige que cada jogador conecte um Game Boy Advance ao GameCube utilizando um cabo próprio.
Devido a esse formato, Crystal Chronicles buscava oferecer uma experiência de multiplayer local como nunca antes vista na série. Um jogo que efetivamente aproveitava a conexão entre console e portátil para fazer algo único e especial. Não à toa a notícia de que a versão remasterizada não teria mais multiplayer local desagradou os fãs.
No entanto, vale lembrar que a escolha na época também tornou essa proposta bastante inacessível. Afinal, quem diabos tem quatro GBAs só para chamar os amigos para jogar em casa? Mesmo ter um GC, um GBA e três amigos que também tivessem o portátil (sem contar que são necessários quatro cabos específicos para todos) já era uma situação muito complicada.
Da mesma forma, o multiplayer local que eles pensariam para aproveitar a proposta provavelmente teria que ser exclusivo de Switch, enquanto a edição remasterizada é multiplataforma (com versões também para iOS, Android e PS4). É bastante compreensível a equipe de desenvolvimento ter optado por garantir uma boa experiência no crossplay entre as plataformas.
O que fica em questão é a qualidade da conexão à internet e do crossplay. Afinal, Crystal Chronicles pode ser jogado em single player, mas uma parte muito grande da experiência gira em torno de aproveitá-lo em equipe.
Em busca das árvores de Myrrh
Final Fantasy Crystal Chronicles se passa em um mundo coberto por Miasma. O contato com essa névoa tóxica é prejudicial à saúde e fatal em doses elevadas. Para se proteger, as quatro raças que habitam o mundo usam o poder dos cristais. No entanto, periodicamente é necessário realizar um processo de purificação.
Os jogadores fazem parte de uma caravana que peregrina pelo mundo em busca das árvores de Myrrh. Delas são extraídas pequenas gotas necessárias para purificar os cristais e garantir a sobrevivência da população em meio a essa condição precária.
No mundo, coexistem prioritariamente quatro tribos: Clavats, Lilties, Yukes e Selkies. O jogador pode criar seu personagem como parte de uma delas, além de escolher entre ser do gênero masculino ou feminino e algumas opções de visual. Além da questão estética, cada raça tem suas propriedades particulares.
Os Clavats são o grupo mais comum da cidadezinha de Tipa e têm um profundo respeito pela união e harmonia entre os povos. Gentis, eles costumam tentar resolver todos os conflitos que encontram. Seu atributo mais forte é a defesa, fazendo com que eles possam servir bem como unidades de linha de frente. Porém, eles também são os personagens mais equilibrados, podendo também utilizar magia e servindo como uma boa porta de entrada para novatos.
A tribo dos Lilties é um grupo bastante orgulhoso e de temperamento forte. No passado distante, eram figuras de muito poder e ainda tem a tendência a se sentir superiores às demais raças. Sua principal força está em seus ataques, especialmente utilizando lanças poderosas. No entanto, isso também faz deles os piores usuários de magia do jogo.
Já os Yukes são uma tribo focada em sabedoria, o que se reflete em seu foco mágico. Seu ataque é fraco e lento, mas eles podem ser letais com seu uso ágil de feitiços. Vale destacar também a aparência mecânica, que com certeza chama atenção, além do fato de os indivíduos dessa raça serem bastante incomuns, tendendo a preferir o isolamento, apenas passando adiante seus conhecimentos.
Além das peculiaridades de cada raça, vale também destacar a excentricidade do método de usar magia em Crystal Chronicles. Ao invés de um sistema de MP ou algo similar, o jogo requer magicites para o uso de feitiços. Essas orbes podem ser encontradas pelas dungeons e precisam ser equipadas para ativar círculos de magia. Apesar de ser possível utilizá-las de forma ilimitada na área em que foram obtidas, elas são perdidas após sair daquela região.
Outro elemento importante é o Crystal Chalice. Como o miasma está por toda parte, é esse o item que garante a proteção dos membros da caravana em sua jornada. É necessário carregá-lo pelas dungeons para criar zonas de segurança durante a exploração e isso significa que um dos jogadores vai precisar ficar encarregado dessa tarefa, sendo possível revezar a qualquer momento.
As novidades da edição remasterizada
Outro sistema novo é o Mimic. Ao coletar moogle stamps ou completar algumas dungeons, o jogador ganhará Memory Crystals, que permitem mudar a sua aparência para ficar igual a alguns dos personagens encontrados durante a história. Com isso, além dos 40 visuais básicos (8 a mais do que o original), é possível se vestir como o Black Knight ou Hana Kohl, por exemplo.
A interface também sofreu várias mudanças, incluindo a adição de um mini-mapa. A trilha contará com regravações e novas músicas de autoria da compositora original, Kumi Tanioka. Além disso, os personagens agora contam com diálogos dublados, algo que não existia no original.
Final Fantasy: Crystal Chronicles Remastered Edition promete ser uma segunda oportunidade para um jogo muito peculiar. É esperado que agora a sua experiência multiplayer seja mais acessível graças a todos esses pequenos toques e à possibilidade de jogar com amigos online, o que é especialmente propício em tempos de pandemia. Resta esperar para ver se a nova versão realmente captura a mágica que seus fãs mais fervorosos tiveram a chance de experimentar originalmente.
Final Fantasy: Crystal Chronicles Remastered Edition - Switch/PS4/Android/iOS
Desenvolvimento: Square Enix
Gênero: RPG de ação
Lançamento: 27 de agosto de 2020
Expectativa: 3.5/5
Revisão: Icaro Sousa