Energy Tank, o milagroso salva-vidas do Mega Man

Conheça mais sobre o energético mais potente dos videogames.

em 26/08/2020
Comer uma boa refeição é uma das maneiras mais eficientes de recuperar energia de acordo com estudos científicos. Isso considerando, é claro, que estamos falando de meros humanos. Androides azuis do século 20XX, por exemplo, precisam de algo bem mais rápido e flexível para se manterem ativos na luta diária contra o mal. Pensando nessa necessidade, a mente genial de Dr. Light desenvolveu o delicioso Energy Tank, um dos acessórios mais importantes e úteis da série Mega Man.


Com a função de recuperar toda a energia do robozinho azul, o icônico tanque de recuperação foi uma novidade pensada para aliviar a dificuldade infernal vista nos desafios do primeiro Mega Man (NES). O item voltou logo depois em Mega Man 2 (NES) e se tornou um dos maiores fatores para que a sequência se tornasse muito mais acessível e divertida.


A implementação do item em locais específicos também permitiu que os obstáculos que seriam introduzidos na próxima tela fossem mais desafiadores, ao mesmo tempo que se tornavam menos injustos pela possibilidade de regenerar energia a qualquer momento. Ainda assim, é recomendado que o jogador utilize-o apenas em casos de extrema urgência, pois os E-Tanks são bem escassos na segunda aventura.

Em Mega Man 3 (NES), o robozinho azul ganhou a possibilidade de carregar nove exemplares de E-Tanks ao mesmo tempo em seu inventório, contabilizando mais cinco para os quatro de Mega Man 2. A partir do quarto jogo em diante, o item já podia ser comprado no menu da loja do jogo por uma quantia econômica de coletáveis encontrados pelas fases.

Modelos derivados

Se engana quem pensa que a função dos E-Tanks pararam por aí. Percebendo o sucesso do seu novo apetrecho, Dr. Light e outros cientistas do universo de Mega Man desenvolveram modelos customizados para diferentes fins. O Weapon Tank foi o primeiro com a possibilidade de restaurar munição das diversas armas especiais obtidas pelo jogador.

Logo depois, o Super Tank uniu o útil ao agradável permitindo a restauração completa da barra de vida e das munições ao mesmo tempo. Apesar dos nomes diferentes, o Mistery Tank exerce a mesma função do Super Tank, com o único diferencial sendo que os inimigos da tela ficam mais fracos se o item for utilizado enquanto em posse de energia e munição completa.





Para os colecionadores de plantão, em Mega Man 4 e 5 também é possível juntar quatro pedaços de Mini-Tanks para formar 1 E-Tank completo. Entre todos os exemplares citados até agora, talvez o mais raro seja o Life Tank oferecido por Proto Man durante a luta final com Dark Man em Mega Man 5 (NES). Esse tanque misterioso foi responsável por salvar o protagonista após quase morrer na luta. No entanto, o modelo só voltou a aparecer na série muito anos depois em Mega Man ZX Advent (DS).

Além disso, cada subsérie da franquia (X, Zero, Legends, Battle Network e derivados) conta com várias versões únicas derivadas do conceito original do Energy Tank. Os exemplos mais famosos dessa lista são os Sub-Tanks de Mega Man X. Capazes de recuperar vida automaticamente, em caso da energia chegar a zero. Os Sub-Tanks também são upgrades definitivos com as cargas geralmente sendo recarregadas após qualquer fase.

Curiosidades

Você sabia que o E-Tank existe na vida real? Pois é. A Capcom, que não é boba nem nada, lançou em 2008 no Japão uma bebida energética tematizada com o visual do item. Um ano depois a bebida chegou aos Estados Unidos com um design diferente, mas ainda bem fora do normal. A última edição da chamada “Rockman E Can Sports Drink” foi lançada em 2017 no Japão, então é bem difícil experimentar o gosto dessa iguaria hoje em dia.



A função do E-Tank é simples, mas extremamente complexa quando paramos para analisar. Baseando-se em estudos científicos, uma inteligência artificial com capacidade de pensar e agir por conta própria requer uma aptidão de processamento superior a qualquer supercomputador ou tecnologia existente na atualidade.

Levando em conta que o maior supercomputador do mundo gasta uma quantidade colossal de energia elétrica apenas para se manter ativo por segundos, imagina então o quanto de energia seria necessário para recarregar algo superior a isso em um espaço mil vezes menor como o corpo do Mega Man.

Isso tudo fica ainda mais assustador se você reparar que a descrição do E-Tank encontrada na versão europeia de Super Smash Bros. For Wii U afirma que o item contém uma quantidade de energia solar equivalente a de um Sol! Se alimentar uma criança já é custoso, imagina então uma criança robô...

Revisor: Felipe Fina Franco
Siga o Blast nas Redes Sociais

Estudante de jornalismo que não vê a hora de achar um estágio. Apaixonado por videogames e esperando o fim de Hunter x Hunter e Berserk desde que me entendo por gente.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).