Porém, se os Pikmin devessem sua popularidade a alguém, provavelmente seria a um encanador que já está em cena há bastante tempo: Mario. Mas não somente a um único Mario. Mais precisamente, a 128 deles. A franquia foi fruto de Super Mario 128, um dos projetos mais misteriosos da Big N, o qual deixou jogadores curiosos por praticamente dez anos. Saiba como uma proposta de sequência de Super Mario 64 (N64) e uma demonstração técnica de GameCube se transformaram em mecânicas para vários games durante os anos, entre eles o primeiro da série Pikmin.
1997 a 2000: Super Mario 64 (vezes 2)
A primeira vez que o termo Super Mario 128 foi proferido publicamente foi em janeiro de 1997. O Nintendo 64 estava no mercado japonês há apenas seis meses e, no norte-americano, há três. Com grandes títulos em sua biblioteca, como Super Mario 64, Mario Kart 64, Wave Race 64 e Pilotwings 64, o console estava próximo de receber mais um importante jogo: Star Fox 64.Nintendo Power: Por que você fez de Star Fox 64 um remake do Star Fox original?A partir desse momento, a ideia sobre uma sequência de Super Mario 64 se tornou cada vez mais certa. Durante a E3 de 1997, em junho, o criador do personagem bigodudo afirmou que estava nos estágios iniciais do desenvolvimento do jogo e, no fim daquele ano, começou a dar algumas pistas sobre o que estava planejando.
Miyamoto: Nós queríamos produzir um design de jogo interessante, em vez de uma nova história. Às vezes eu me pergunto se deveríamos continuar com essa abordagem. Por exemplo, deveríamos continuar tentando colocar todas as novas tecnologias em cada novo jogo de Mario? O que vem depois? Super Mario 128? Na verdade, isso é o que eu quero fazer.
Shigeru Miyamoto. Entrevista para a Nintendo Power, janeiro de 1997
Miyamoto demonstrando o Nintendo 64 com Super Mario 64 na Space World 1995. |
O Nintendo 64DD; sequência de Mario estava planejada para o acessório que ficou restrito ao Japão. |
2000 a 2005: a demonstração técnica e o jogo misterioso
O ano era 2000. Sony, SEGA e a novata Microsoft já haviam mostrado suas máquinas para a próxima geração de consoles de mesa. Para apresentar ao mundo sua nova plataforma, a Nintendo realizou, no mês de agosto, uma edição de seu antigo evento Space World, no Japão. Em um palco cheio de luzes coloridas, fumaça e música, o Nintendo GameCube foi oficialmente apresentado.No ano seguinte, durante a E3 2001, a Nintendo apresentou a lineup dos primeiros jogos de GameCube, que incluía Luigi’s Mansion, Super Smash Bros. Melee e o próprio Pikmin. Meses depois, na Space World 2001, esse catálogo foi ampliado com nomes como The Legend of Zelda: The Wind Waker e, em especial, Super Mario Sunshine. O first look da nova aventura do bigodudo foi bem positivo, dando a ele o título de sequência de Super Mario 64. Então este é o produto final de Super Mario 128, certo? Errado.
“Nós estamos desenvolvendo Pikmin 2 e o Mario 128 que foi mostrado a todos em um anúncio à imprensa anteriormente. Você vai sentir uma coisa nova nesse game que não estava em Mario Sunshine."O público ficou animado, afinal seria a primeira vez que dois jogos da série principal do personagem seriam lançados para o mesmo console desde o NES. Muitas expectativas foram criadas para a E3 2003, mas nenhuma atendida. O título não apareceu na feira. Supostamente a Big N teria ficado com medo de outros desenvolvedores roubarem as ideias do game, que pelo visto nunca tinham sido implementadas em um jogo antes. Porém, Miyamoto voltou a confirmar em entrevista que Super Mario 128 e Super Mario Sunshine eram duas entidades distintas, com desenvolvimentos separados.
Shigeru Miyamoto. Entrevista para Playboy Japão, dezembro de 2003
“Ao desenvolver, nós frequentemente olhamos para diferentes hardwares e rodamos diferentes experimentos neles e testamos diferentes ideias. Houve um número de ideias experimentais que nós rodamos no GameCube. Há algumas que rodamos no DS e há outras ideias também.Novamente, o título não deu as caras durante a E3 2004 e, com o fim do ciclo de vida do GameCube se aproximando, 2005 começou com rumores de que o projeto poderia ter sido movido para a próxima plataforma da Nintendo, de codinome Revolution. Ao ser perguntado sobre essas especulações, o conhecido Reggie Fils-Aimé, então vice-presidente executivo de vendas e marketing da filial americana da empresa, esclareceu que o game seria exposto na E3 2005 na forma de vídeo. O evento chegou e nada do jogo aparecer. A resposta de Reggie? “Eu só posso mostrar o que o Sr. Miyamoto me dá para mostrar”.
Nesse momento, eu não sei se veremos esse jogo em um sistema ou em outro.”
Shigueru Miyamoto. Entrevista para GameSpy, 25 de maio de 2004
O Wii na época em que ainda era conhecido como Revolution. Super Mario 128 foi movido para o console. |
2006 e 2007: Wii, Super Mario Galaxy e Pikmin
Junho de 2006. O Wii, seus controles de movimento e sua biblioteca de jogos foram detalhados pela Nintendo em sua conferência na E3. Entre os títulos apresentados, um que empolgou o público presente: Super Mario Galaxy. Na demonstração disponível no pavilhão, o encanador voava pelo espaço impulsionado por estrelas e se movimentava sobre planetas, podendo ficar de ponta cabeça, subir pelas paredes e fazer movimentos nunca antes vistos em um jogo da franquia em 3D. O título foi lançado em 2007, mesmo ano em que o quebra-cabeça que era Super Mario 128 se resolveu.Os cenários esféricos de Super Mario Galaxy nasceram em Super Mario 128. |
"A questão que sempre me perguntam é 'O que aconteceu com Mario 128?'... A proposta daquela demo era mostrar como a nova tecnologia no GameCube poderia mudar dinamicamente a natureza de jogos Mario. Então, quando as pessoas me perguntam o que aconteceu com ele, eu sempre fico sem saber como responder, porque a maioria de vocês já o jogou – mas vocês o jogaram em um game chamado Pikmin. Esse game apresentou um elemento de Mario 128 que permitia a um grande número de personagens operar independentemente e como um grupo – é inteligência artificial avançada. Mas, claro, se eu tivesse dito que isso foi o que aconteceu com Mario 128, vocês ficariam bem bravos."Vendo por esse ângulo, a afirmação faz bastante sentido. Afinal, quando colocamos Pikmin e Super Mario 128 lado a lado, percebemos que os dois utilizam centenas de personagens semelhantes realizando tarefas diferentes. No caso de Pikmin, no entanto, Miyamoto aplicou uma ideia que teve ao ver uma linha de formigas trabalhando juntas e criou um jogo em que seres minúsculos carregam itens juntos para um mesmo lugar, seguindo um líder. Os seres se tornaram os coloridos Pikmin e o líder, Capitão Olimar, que, aliás, tem um nome bem parecido com Mario. Uma possível referência às origens do jogo.
Shigeru Miyamoto. Palestra na GDC 2007
Passaram-se dez anos até que o enigma de Super Mario 128 fosse desvendado. Mas, no momento, temos um outro enigma envolvendo Pikmin. Já faz quase cinco anos que Miyamoto comentou que a quarta edição da série estava quase finalizada e, até agora, silêncio. Fãs especulam sobre o estado do desenvolvimento do título e a história se repete. Vamos torcer para que não tenhamos que esperar mais cinco anos para que esse outro mistério seja solucionado.
Revisão: José Carlos Alves