Com um grande valor histórico, King of Fighters R-2 condensou com sucesso a essência de The King of Fighters ‘98 dentro das limitações técnicas do pequeno portátil da SNK. E o mérito não é pouco: não apenas a jogabilidade de KOF ‘98 está presente, como também alguns cenários clássicos e a inesquecível trilha sonora para cada personagem — tudo com qualidade impressionante para um portátil de 1999.
Seu antecessor, King of Fighters R-1, era mais simples e com um visual preto e branco, ao passo que R-2 trouxe gráficos coloridos lindos e simpáticos, sem abrir mão da simplicidade. Todos os personagens estão representados como versões em estilo SD dos originais, mas são perfeitamente reconhecíveis, mantendo sua identidade visual e até ganhando certo charme em suas versões em miniatura.
A versão do Switch é um emulador oficial do Neo Geo Pocket com KOF R-2 embutido. Isso faz com que o jogo não apenas mantenha a exata jogabilidade do original, mas também conte com algumas vantagens extras, como manual completo, máquina do tempo, alterações de skin, entre outras.
Devido às limitações do Neo Geo Pocket, toda a jogabilidade de King of Fighters R-2 foi condensada em dois botões, um para socos e outro para chutes. Para fazer um golpe forte, mantém-se o botão pressionado; para um golpe fraco, dá-se um “tapinha” no botão.Jogabilidade completa com apenas dois botões
E pensar que os jogos atuais têm mais que o dobro de comandos... |
A jogabilidade é aquela clássica de jogos de luta em duas dimensões e que fez tanto sucesso no Neo Geo: dois personagens se enfrentam por round, com visão lateral em 2D. No modo de times, vence quem derrotar todos os personagens do time adversário. No modo individual, o jogador participa de uma disputa “melhor de três”.
Espantosamente, muito da jogabilidade clássica do arcade foi mantida nesta versão reduzida. Se o jogador já conhece as mecânicas de The King of Fighters, especialmente do KOF ‘98, estará totalmente à vontade no KOF R-2, uma vez que todos os comandos para os golpes especiais são os mesmos nos dois jogos. Os veteranos na série KOF vão se deleitar com a possibilidade de executar técnicas avançadas que já aplicavam no título de arcade. Bem completo, KOF R-2 possui manobras de evasão, guard cancel, guard reversal, três tipos diferentes de pulo (baixo, médio e alto), Super Moves e Desperation Moves.
Assim como em KOF ‘98, é possível optar entre os modos Extra e Advanced. No modo Extra, carregar a barra de especial requer manter os dois botões pressionados com o direcional para baixo. Também é possível fazer a evasão sem sair do lugar, realizar movimentos de salto (hops) com dois toques no direcional e executar os Desperation Moves quando a barra de vida estiver quase no fim.
Hadou- Ops, jogo errado! PSYCHO BALL! |
Já no modo Advanced, a barra de especial é carregada automaticamente ao se executar um golpe especial, bloquear ou acertar um ataque normal. Neste modo, é possível estocar mais de uma barra de especial, executar evasão com movimento direcional, correr para frente ou para trás (dash) com dois toques no direcional e executar os Desperation Moves entrando em modo MAX, ao custo de uma barra de especial.
Apesar da riqueza tática para jogadores experientes na franquia, os novatos não foram esquecidos. KOF R-2 oferece um modo simplificado, que permite executar golpes especiais com muita facilidade: basta selecionar o modo de jogo desejado com o botão + e será possível executar ataques especiais simplesmente segurando o direcional em uma direção e pressionando o botão de soco ou chute. Moleza!
KOF R-2 conta com 23 personagens. Destes, 14 estão disponíveis desde o início do jogo, restando nove como desbloqueáveis. Estão presentes neste título:
- Team Kusanagi: Kyo, Saisyu e Shingo;
- Super Babe Team: Athena, Yuri e Kasumi;
- New South Town Team: Ryo, Mai e Terry;
- Orochi Team: Yashiro, Shermie e Chris;
- Edit: Leona e Iori;
- Desbloqueáveis: Kyo 94, Ryo 94, Yuri 94, Terry RB2, Mai RB2, Orochi Yashiro, Orochi Shermie, Orochi Chris e Omega Rugal.
Player 1 e Player 2
O multiplayer deste título é bastante eficiente e, de certa forma, único, pois varia de acordo com o modo de como se joga no Switch. Se o híbrido estiver no modo TV ou tabletop, o jogo é exibido normalmente em uma tela só na horizontal para ambos os jogadores. No modo portátil, KOF R-2 será apresentado na vertical, com as imagens espelhadas.Frente a frente com o inimigo |
O modo portátil simula um arcade duplo, no qual os jogadores ficam de frente, um para o outro, e cada um controla um Joy-Con como se fosse um controle de arcade. O Switch é o único console da atualidade que pode ser jogado na vertical e também é uma boa opção para quem possui o Nintendo Switch Lite, já que neste modelo os Joy-Con não podem ser destacados do aparelho.
O único ponto negativo, contudo, é que não existe a possibilidade de multiplayer online, restando apenas o multiplayer local.
The King of Making
O Making Mode é um modo de jogo exclusivo do KOF R-2 no qual é possível criar um personagem a partir de um dos lutadores disponíveis e customizá-lo com itens, habilidades e movimentos especiais. É um curioso “quase RPG”, já que o jogador cria um personagem e o desenvolve aos poucos, conseguindo habilidades a cada batalha vencida.
Como existem 210 habilidades disponíveis, é necessário investir muito tempo no jogo para conseguir todas, o que desperta a vontade de jogar repetidas vezes até completar tudo, com o objetivo de criar o personagem perfeito. Abrindo parênteses aqui, um modo ótimo para obter as habilidades mais facilmente seria o DC Mode, uma funcionalidade que permite ao Neo Geo Pocket importar ou exportar personagens para o jogo The King of Fighters: Dream Match 1999 (Dreamcast).
Olha, mãe! Eu tô no jogo! |
Infelizmente, o DC Mode não está disponível nesta versão para o Switch, mas não considero um defeito muito grave, pois não existem muitas pessoas por aí que possuam um Dreamcast com o acessório Link Cable e um KOF ‘99 Dream Match rodando hoje em dia.
Completo e com manual
Jogar King of Fighters R-2 no híbrido da Nintendo possui diversas vantagens sobre o original do Neo Geo Pocket. A primeira e mais importante é poder jogar multiplayer com um aparelho sem a necessidade de comprar controles extras, uma vez que os Joy-Con já inclusos no Switch permitem dois jogadores simultâneos, inclusive no modelo Lite.A versão do Switch também conta com uma versão digital e colorida do manual que acompanhava o cartucho do Neo Geo Pocket e pode ser consultada a partir do menu de opções do “console virtual”. A interface simula o portátil da SNK dentro do híbrido da Nintendo e é possível mudar a aparência externa do Neo Geo Pocket, aplicar filtros que simulam a aparência do display LCD do portátil original, controlar o zoom da tela de jogo e alterar o layout dos botões. Curiosamente, é possível jogar somente com a função touchscreen do Switch ao tocar nos botões que aparecem na tela do console virtual e, embora seja um recurso interessante, é tão prático quanto jogar um jogo de luta no smartphone.
"Até parece que você já tinha O meu manual de instruções" |
O “Neo Geo Pocket virtual” também oferece um recurso de “máquina do tempo”, com o qual é possível voltar o KOF R-2 para qualquer ponto nos últimos 10 segundos. Particularmente, não gosto muito desse recurso em jogos de luta, mas pode ser uma mão na roda para jogadores que não aceitam que o Dark Genocide do Omega Rugal arruine sua partida perfeita.
Vai vendo aí, ele vai dar um Genocide Cutter, daí eu defen- DE NOVO NÃO! |
Outra vantagem de jogar no Switch, em relação ao console original, é a iluminação na tela. O Neo Geo Pocket não a possuía, impedindo que pudesse ser jogado em locais escuros, enquanto o híbrido da Nintendo pode ser jogado em qualquer ambiente.
O Switch também permite usar um controle à parte, como o Pro Controller, algo que não era possível no portátil da SNK. Mesmo com todos esses recursos extras, o console virtual mantém a maior virtude do Neo Geo Pocket: a portabilidade, mas com uma autonomia de bateria ainda maior.
Jogo excelente, "zero defeitos" |
Com uma jogabilidade impecável, 23 personagens, dois modos de jogo (Extra e Advanced) e de disputa (time ou individual), um modo Making, um ótimo multiplayer local, diversas melhorias em relação ao console original e um fator de rejogabilidade praticamente infinito, King of Fighters R-2 é extremamente recomendado para entusiastas de jogos de luta e obrigatório para fãs da franquia The King of Fighters, não só pelo seu valor histórico, mas pelas horas e horas de diversão que o port proporciona.
Prós
- Jogabilidade maravilhosa;
- Fator replay imenso;
- Multiplayer local muito bem estruturado;
- Divertido tanto para iniciantes quanto para veteranos;
- Manual original do jogo incluso em versão digital;
- Diversas melhorias em relação ao hardware original.
Contras
- Poucos personagens disponíveis (para um jogo da série KOF);
- Sem multiplayer online.
The King of Fighters R-2 — Neo Geo Pocket/Switch — Nota: 9.0
Versão utilizada para análise: Switch
Análise produzida com cópia digital cedida pela SNK
Revisão: Felipe Fina Franco