Frente a isso, Price decide se suicidar com um tiro em sua boca. Contudo, quando está prestes a atirar, o protagonista acorda em um lugar desconhecido, no qual um velho que se autodenomina Razão diz que Price deve sair em uma jornada com a finalidade de encontrar a Esperança.
Razão, Agonia, Perda e Perdão
A temática de Distraint 2, embora possa causar desconforto para jogadores que tenham tido alguma relação com assuntos abordados no jogo, é uma rica jornada que, por meio de simbolismos, nos ensina a lidar com Ganância, Perda, Medo, Ambição e Culpa.Bonito e cheio de metalinguagens, o jogo consiste em explorar cenários e interagir com objetos a fim de resolver quebra-cabeças para progredir na aventura. Não são desafios extremamente difíceis, mas requerem um bom absorvimento da narrativa em si para poderem ser solucionados. Contudo, é uma mecânica simples e bastante eficiente que facilita a imersão na história, uma vez que Distraint usa poucos comandos.
Um dos quebra-cabeças do jogo |
A história é dividida em um prólogo e três capítulos e, embora seja uma continuação de Distraint, não é necessário jogar o título anterior para entender o enredo. No entanto, engana-se quem pensa que esta curta aventura tenha um final corrido. Sem entrar em muitos detalhes para não dar spoilers, posso apenas adiantar que a jornada de Price é emocionante e garante ao jogador experiências memoráveis. Como diz a Razão, “a jornada acontece em um piscar de olhos”.
Ouça a Razão |
Simples e eficiente
Distraint 2 é um jogo de aventura simples e eficiente que conta com lindos gráficos e trilha sonora primorosa. Arrisco dizer que o título vai ainda além: trata-se de uma jornada que nos ensina sobre a importância de superar a dor e buscar por esperança nos momentos mais difíceis. Em suma, apesar de ser um título com curta duração (aproximadamente duas horas), é uma reflexão sobre ter fé, entender nossos medos, insegurança e remorso, além de analisar o papel da ganância e da ambição na nossa vida.
Prós
- Ambientação imersiva;
- Temas profundos e maduros;
- Lindos gráficos retrô desenhados à mão;
- Trilha sonora envolvente e efeitos sonoros impecáveis;
- Doze opções de idiomas, incluindo português do Brasil.
Contras
- Jogo com curta duração.
Distraint 2 – PC/Android/iOS/XBO/PS4/Switch – Nota 9.0
Versão utilizada para análise: Switch
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ratalaika Games
Revisão: João Gabriel Haddad
Revisão: João Gabriel Haddad