Desenvolvido pela Monolith Soft, Xenoblade Chronicles é um dos RPGs que foram lançados no Wii após uma campanha de fãs conhecida como Operation Rainfall. Projetado por Tetsuya Takahashi (Xenogears e Xenosaga), o título foi lançado no Ocidente próximo do fim da vida do Wii.
Agora, o jogo está disponível em uma edição definitiva no Switch, que inclui algumas mudanças que tornam o RPG mais amigável para os usuários. Este texto busca apresentar algumas dicas para ajudar a aproveitar ainda mais o jogo.
Quests
Um ponto muito relevante de Xenoblade Chronicles são as suas quests. Conforme o jogador explora as cidades do RPG, várias pessoas irão pedir ajuda, o que pode envolver a obtenção de determinados itens, derrotar monstros ou até mesmo algumas tarefas mais elaboradas como “aumentar a amizade entre os personagens”.
Essas tarefas opcionais são uma boa forma de conseguir experiência, dinheiro, equipamentos e joias (que servem para obter bônus como mais ataque ou regeneração de HP ao longo do tempo). Cada área tem uma grande quantidade delas e, conforme as tarefas são concluídas, o jogador aumenta a sua afinidade com a população daquela cidade e poderá receber novas missões.
É importante destacar que essas atividades podem ter uma restrição de tempo ou ser impossível concluir duas quests simultaneamente. Nesses casos, a quest é marcada com um símbolo de cronômetro, indicando que o jogador deveria realizá-las rapidamente. No entanto, a maior parte delas tem um limite que vai praticamente até o fim do jogo, sendo possível avançar sem se preocupar tanto com isso.
Vasculhando todos os cantos
Xenoblade Chronicles é um jogo que faz questão de valorizar o senso exploratório do jogador. Cada novo local encontrado implica em ganho de experiência, SP (pontos para as habilidades passivas da Skill Tree) e AP (pontos para as Arts, ataques especiais usados em batalha).
Há inclusive algumas localidades escondidas, o que recompensa o jogador por vasculhar todos os cantos dos mapas. As áreas são enormes, mas, quando o jogador tem em mãos muitas quests, a tarefa pode valer muito a pena. Afinal, os elementos necessários para a missão, sejam inimigos ou itens, são marcados por exclamações no mapa, adicionando pontos de interesse pelas áreas.
Desafio maleável
Caso o jogador queira avançar mais rapidamente ou tenha dificuldade em algum ponto do jogo, é possível ativar um modo Casual nas opções. Além de reduzir a força dos inimigos, ele acelera o ganho de energia para realizar Chain Attacks (golpes combinados). Caso queira retornar à dificuldade padrão, basta desativar o modo.
Há também uma forma bastante específica de se desafiar ativando um “Expert Mode”. Com ele, o jogador pode travar e até reduzir temporariamente o nível dos personagens. A experiência adquirida fica armazenada e basta desativar o modo para ganhar níveis novamente. Assim, é possível aumentar a dificuldade de forma arbitrária para testar novas estratégias.
Controlando o fluxo da luta
As batalhas em Xenoblade ocorrem em tempo real. Enquanto o jogador não aperta nada, os personagens realizam ataques automáticos, sendo possível ativar arts variadas durante o combate através de um menu que fica no canto inferior da tela. Também é possível se movimentar e o posicionamento importa bastante na batalha.
De fato, ainda no início do jogo é fácil ver que cada ataque tem características próprias, oferecendo vantagem para o jogador caso ele ative a art na ocasião adequada. Quando Shulk está atrás de um inimigo, Back Slash se torna mais poderoso, já Air Slash pode ativar seu efeito de tornar o inimigo mais lento quando usado pela lateral. Essa oportunidade é indicada por exclamações nos símbolos dos golpes.
Causar efeitos nos inimigos também é importante. Em especial, existe um combo que permite que o jogador mantenha o inimigo paralisado por um bom tempo. A ideia é usar um golpe rosa (que causa o estado Break), depois um verde (que ativa Topple, jogando o inimigo no chão) e terminar com um amarelo (que causa Daze, deixando o inimigo paralisado).
Nem todos os inimigos são fáceis de atingir com esses efeitos. Alguns são realmente imunes, mas há outros que só podem ser atingidos em um Chain Attack. Ou seja, além do dano ampliado que a combinação de ataques em sequência proporciona, é interessante também explorar a tríade de efeitos.
Entrando de forma inteligente em combate
Uma dica interessante para evitar que as batalhas fiquem muito complicadas é tentar reduzir ao máximo o número de inimigos. Em muitas ocasiões, é possível atrair apenas um adversário e isso pode fazer toda a diferença. Atrair um inimigo à distância usando o golpe de atirar uma pedra é uma boa forma de fazer isso.
Cada inimigo possui um indicador sobre a cabeça. As cores representam o seu nível de força, mas também há símbolos para a “forma de atrair a sua atenção”. Algumas criaturas são pacíficas até serem atacadas (nenhum símbolo), outras irão investir contra o jogador se ele entrar no seu campo de visão (símbolo do olho), enquanto algumas podem ser evitadas ao andar lentamente sem fazer barulho (símbolo de onda sonora) e há até as que são atraídas por ataques mágicos realizados nas redondezas.
Nesse sentido, dentro do combate também é importante controlar o aggro. Esse fator é indicado por um círculo vermelho em torno de um personagem, que mostra o alvo atual do oponente. Atacar o inimigo é uma forma de fazer com que ele se torne mais agressivo contra um determinado personagem que lhe causa mais dano. Há também habilidades específicas para aumentar isso, sendo possível desviar a atenção dos seus aliados mais fracos, fazendo as criaturas focarem em um personagem mais resistente.
Melhorando os personagens
Xenoblade é um RPG em que o jogador conta com uma equipe para gerenciar. O primeiro passo é garantir que os personagens estão com bons equipamentos e joias. Um detalhe interessante é que a aparência deles pode ser alterada separadamente para que o jogador possa usar uma armadura melhor, sem se preocupar com a estética.
Obviamente, nem sempre a escolha é simples. Uma armadura com mais defesa pode não ter slots para joias, reduzindo a versatilidade da build daquele personagem. Da mesma forma, é possível que o jogador tenha que enfrentar mais inimigos mágicos em um dado momento, sendo mais importante aumentar sua resistência a magia (Ether Defense), mesmo ao custo de defesa física.
Tão importante quanto o equipamento são as arts. Afinal, é necessário escolher quais delas os personagens terão acesso. Isso implica em avaliar como as habilidades de cada personagem podem se encaixar durante a batalha. Um bom exemplo disso é ter um personagem capaz de causar Break e outro que pode seguir esse ataque com Topple e Daze. Ou, ainda, quando há um personagem que atrai aggro com suas arts e outro que reduz o dano com arts de suporte.
As arts também podem ser melhoradas utilizando AP, o que aumenta o dano causado, reduz o cooldown necessário para poder utilizar a técnica novamente e até faz com que os efeitos durem mais tempo. A cada nível conquistado, mais AP é necessário para fortalecê-las. Além disso, níveis mais altos exigem que o jogador compre manuais nas lojas. Com o manual Intermediate de cada art, é possível alcançar os níveis de 5 a 7, e, com o Advanced, evoluí-la até o 10.
Fortalecendo os laços entre os personagens
Conforme lutam lado-a-lado e resolvem quests variadas, os personagens irão se aproximar. Isso implica em ganhos perceptíveis de performance. Aliados com mais afeto são mais propensos a ter Chain Attacks longos e podem aprender skills (habilidades passivas) desses amigos próximos. Há também Heart-to-Hearts, cenas de conversa extra que podem ser desbloqueadas nas várias áreas do jogo caso os personagens tenham alcançado um certo estágio de amizade.
São ao todo cinco níveis de amizade, e cada um implica em um novo skill link, ou seja, um novo slot de habilidade. No entanto, ao invés de poder pegar qualquer um, esses espaços vagos tem formas específicas (quadrado, círculo, etc), sendo necessário que a passiva tenha o mesmo formato. Outra restrição é o uso de Affinity Coins para aprender as habilidades, fazendo com que o jogador precise escolher entre algo mais poderoso ou várias pequenas vantagens, já que os custos das skills são diferentes.
Apesar de ser possível focar em uma mesma equipe e tentar mantê-la pelo máximo de tempo possível, essa não é necessariamente a melhor estratégia a longo prazo. Substituir Shulk por outro aliado e criar combinações variadas é uma boa forma de fortalecer o resto da equipe. Em particular, quando alguém assume a figura de líder, é mais fácil desenvolver a afinidade com os aliados de várias formas.
Ao conversar com NPCs que dão quests, por exemplo, há momentos em que o líder ganha afinidade com outro membro da equipe. Em batalha, o jogador também pode encorajar e reviver aliados e até mesmo o Chain Attack implica em aumento de afinidade do grupo. Caso queira, também é possível oferecer materiais e itens colecionáveis diversos para obter mais afinidade com os aliados (cada um com suas próprias preferências).
Viajando no tempo
Cada NPC tem seu próprio cronograma, estando disponível para conversar apenas em horários específicos. Um dia em Xenoblade é bem rápido, mas, ainda assim, o jogador poderia perder por questão de segundos o horário correto e ter que esperar onze horas no relógio do jogo, por exemplo. Felizmente, o título conta com a opção Change Time no menu. Com ela, basta alterar para a hora correta, resolvendo o problema rapidamente.
Outra utilidade dessa ferramenta é para acelerar mudanças climáticas. Certas quests demandam derrotar criaturas que só aparecem quando está relampejando, por exemplo. Apesar de ser possível esperar a mudança de forma natural, o uso do Change Time também pode afetar o tempo meteorológico. Não é garantido e pode demandar algumas tentativas, mas é uma forma usualmente rápida de forçar essa alteração.
Completando a Collectopaedia e obtendo achievements
Como já falado, Xenoblade é um jogo que valoriza exploração. Isso não significa apenas andar pelo mapa, mas também coletar itens variados, evoluir os personagens e descobrir novas coisas. Para incentivar isso, o jogo conta em particular com duas ferramentas: a Collectopaedia e os achievements.
Cada área do jogo tem materiais específicos que podem ser usados em uma espécie de enciclopédia de colecionador. Ao custo de gastar um item daquele tipo, o jogador pode preencher esse álbum e obter novos equipamentos e joias.
Além disso, existe um sistema integrado de achievements. Ao alcançar determinadas façanhas, como causar X de dano em um único ataque, reviver X vezes os aliados ou usar arts X vezes com determinado personagem, o jogador ganha pontos de experiência correspondentes ao nível do feito. Desta forma, o troféu também repercute em um benefício direto para o jogador.
Time Attack
Em ambos os casos, o jogador não ganha experiência. No lugar, é possível obter uma moeda específica dessa área, a Noponstone, além de equipamentos novos caso o jogador alcance uma boa pontuação. Outros itens equipáveis podem ser comprados na loja do local usando Noponstone.
Obviamente, esta lista de dicas não é exaustiva. Existem vários outros aspectos que podem ser explorados no jogo, como a criação de joias e até mesmo algumas características particulares do novo epílogo, Future Connected. Mesmo assim, esperamos que ela seja de grande valia para que você possa desfrutar da jornada de Shulk e seus amigos.
Revisão: João Gabriel Haddad