A Niantic informou, por meio de seu blog, que a Liga de Batalha GO está desativada por tempo indeterminado em Pokémon GO. De acordo com a postagem, a decisão foi motivada pelo fato de alguns treinadores estarem abusando de exploits — falhas no sistema que permitem levar vantagem sobre os adversários.
"Como equipe, acreditamos que existe um 'contrato de confiança' na Liga de Batalha GO: você deve sempre sentir que seu conhecimento e habilidade determinam o resultado de suas batalhas. A trapaça ataca diretamente esse contrato e temos tolerância zero para ela", diz o texto.A medida do estúdio veio logo após o jogador JesusG1310 chegar ao topo do ranking mundial com apenas 274 duelos. Diversos relatos e vídeos nas redes sociais mostram como o treinador utilizava os ataques carregados de seus pokémon sem que eles, teoricamente, tivessem acumulado energia para isso. Com a repercussão do caso na comunidade, JesusG1310 foi removido do ranking.
Another encounter with the JesusG1310 (Melmetal user) on @7evennpls twitch stream.— Kieng - TL40 (@PoGoKieng) June 12, 2020
This is total BS and we really need @NianticHelp to look into this ASAP. The third rock slide only took 3 thunder shocks???https://t.co/da28e3UJK0
A Niantic afirmou que está trabalhando nos bastidores para garantir que as cláusulas do "contrato de confiança" sejam cumpridas e a Liga de Batalha GO volte a ser liberada.
Fonte: Niantic