Nintendo está se afastando do desenvolvimento mobile, segundo analistas

Após o sucesso de Animal Crossing: New Horizons, a companhia vai focar em produzir mais títulos para o Switch.

em 22/06/2020


Por pressão dos acionistas, a Nintendo aceitou entrar para o mercado mobile em meados de 2015, durante uma crise financeira devido o fraco desempenho comercial do Wii U. Desde então, a empresa obteve alguns ótimos resultados como Pokémon GO (Mobile) e Fire Emblem Heroes (Mobile). Entretanto, de acordo com o Bloomberg, atualmente a companhia japonesa está se afastando do desenvolvimento mobile e irá focar em produzir mais títulos para o Switch após observar o sucesso de jogos de séries como Animal Crossing.


Segundo o analista Serkan Toto, desde o lançamento de Mario Kart Tour no final de 2019, o cronograma de lançamentos da Nintendo para dispositivos móveis está vazio. Ele também ressalta que o sucesso do Switch reduziu a "necessidade e pressão" de levar as franquias para o Android e iOS.

Há dois anos, o presidente Shuntaro Furukawa disse que os jogos para smartphones seriam um negócio com potencial bilionário, com base na promessa de seu antecessor (Tatsumi Kimishima) de que a Nintendo lançaria de dois a três títulos para celular anualmente. Isso gerou esperanças entre os investidores de que o potencial dos jogos pudesse conquistar uma fatia substancial do mercado.

Em maio, no entanto, Furukawa adotou uma postura notavelmente diferente, dizendo: "Não estamos necessariamente buscando continuar lançando muitos aplicativos novos para o mercado mobile". As ações da Nintendo caíram 4% no dia seguinte a esta declaração.


Vale lembrar que a própria DeNA, parceira da Nintendo no desenvolvimento mobile, também revelou que não devemos esperar nenhum título inédito até 31 de março de 2021, quando o atual ano fiscal se encerra.

Fonte: Bloomberg

Em constante mudança, escrevo sobre o que gosto e às vezes sobre o que não gosto também.