Entre dimensões
Between Dimensions chega pra adicionar muito conteúdo ao pós game de Moonlighter. A maior parte deste DLC só pode ser acessada após a conquista das cinco dungeons principais do jogo. Isso devido ao fato de se tratar de uma continuação para a história de Will e o impacto de seus feitos heroicos sobre a vila de Rynoka. Houve também a introdução de novos elementos por toda a extensão do jogo, que trazem um refresco pra quem já completou e precisava da um empurrãozinho para o início de um New Game+.
O principal novo elemento que pode ser experienciado ao longo de toda a jogatina são as Masmorras do Andarilho, andares extras entre os pisos dos quatro calabouços principais que te levam a uma dimensão desconexa àquela que você estava até então. Esses novos andares são acessados a partir de portais escondidos em alguma das salas de cada um dos três níveis das Masmorras do Golem, Floresta, Deserto e Tech.
Mesmo tendo a opção de ignorar os portais para a Masmorra do Andarilho, você não vai querer pular esse desafio. Além de renderem ainda mais relíquias e recursos para fomentar seus investimentos, esses calabouços especiais estão cheios de novos e antigos inimigos. Há também uma luta contra um mini-chefe exclusivo ao seu fim. Como recompensa por derrotá-lo, você poderá coletar uma Trick Weapon, outra adição interessante contida nesta atualização. Trick Weapons são armas poderosas e com habilidades especiais que requerem um pouquinho de vida para sua ativação e para cada uso em batalha. São punitivas, mas podem ser um bom recurso contra inimigos mais poderosos e chefões. Infelizmente, elas desaparecem de seu inventário assim que você deixa a masmorra e volta para a vila.
Enquanto estamos explorando as profundezas, nos deparamos com inimigos variados que exigem agilidade em combate para serem superados. A navegação por elas não é muito complexa, bastando derrotar os inimigos contidos em uma sala para que a porta da próxima profundeza seja aberta e possamos coletar mais e mais tesouros. Essa exploração ainda é realizada da mesma forma, mas com uma ampla variação de inimigos e tesouros. O que é bom, mas poderia ter recebido um pouquinho mais de profundidade, como na adição de salas secretas ou alguns puzzles para serem resolvidos. Mas, esse é o lado fã de Zelda falando... o foco aqui é sobreviver aos inimigos e coletar o máximo de tesouros que puder carregar.
A maior das adições trazidas por Between Dimensions é a Masmorra do Andarilho original, a mesma que se infiltra nas outras, já que está localizada ‘entre dimensões’. Esta pode ser acessada através de um sexto portal dimensional no centro das ruínas de Rynoka. Nesse extenso calabouço as coisas são um pouco diferentes: é preciso sobreviver a um total de 10 andares, recheados de inimigos bem mais poderosos e com um chefe no final de cada um dos andares.
Existem checkpoints ao fim de cada piso, onde devemos fazer a escolha de continuar e ir mais fundo ou abandonar a empreitada e voltar para casa com o que conseguimos coletar. Inicialmente, você se verá forçado a abandonar a viagem e voltar para a vila várias vezes para se recuperar e descarregar os tesouros que encontrar, até que tenha conseguido criar equipamentos e armas mais poderosos, que te permitirão ir mais e mais fundo. É como uma versão arcade das masmorras convencionais, onde é preciso ir cada vez mais longe, com a dificuldade escalonando a cada novo piso, mas sempre começando do início caso você falhe nessa jornada.
A Masmorra do Andarilho também é o repositório de grandes revelações sobre o passado das masmorras. Essas histórias expandem exponencialmente o universo de Moonlighter, além de dar abertura a novos contos e outras adições ao jogo, o que é, de fato, bastante animador.
As mecânicas-chave de Moonlighter continuam sendo as mesmas: gestão de tempo e recursos, onde você precisa se dividir entre as funções de guerreiro, vendedor e administrador de finanças e armazém. Saber o que, onde e quando buscar, e saber o que e quando gastar são questionamentos indispensáveis à sua progressão no jogo. Essas atividades estão ainda mais complexas e gratificantes graças a chegada do conteúdo Between Dimensions.
Com um sexto e misterioso portal aberto, a vila de Rynoka passa agora a receber a visita de seres de outras dimensões também. Esses visitantes trazem consigo novas tecnologias e transformações para a vida dos habitantes e para a maneira como o comércio local funciona. A vila recebeu também uma repaginada e agora está mais tecnológica e movimentada.
Maior e melhor
Contendo uma nova e enorme masmorra a ser explorada, novos equipamentos e armas a serem forjados, dezenas de tesouros para procurar, novos inimigos e chefões para combater. Também existem novos NPCs para interagir, uma introdução da mecânica de troca de itens e clientes mais exigentes, mudanças na ambientação e expansão da história do jogo, o pacote Between Dimensions é sim uma ótima pedida para aqueles que, assim como eu, curtiram muito ajudar Will em suas atividades diárias como comerciante guerreiro administrador.
Moonlighter mescla muito bem elementos presentes em gêneros muito distintos, o que o torna um RPG único em vários aspectos, e suas constantes adições demonstram o empenho de seus desenvolvedores em manter o jogo fresco e interessante. As possibilidades de crescimento do universo do jogo estão ainda maiores e, por isso, espero sinceramente que não parem por aqui. É ótimo ter mais razões para revisitar Rynoka e suas masmorras misteriosas.
Prós
- Grande quantidade de conteúdo;
- Expansão da história do jogo;
- Introdução de novas mecânicas;
- Conteúdo novo do começo ao fim do jogo;
- Fator replay consideravelmente renovado.
Contras
- Grande necessidade de grinding em alguns materiais requer constante retorno às mesmas áreas.
Moonlighter: Between Dimensions — Switch/PS4/Xbox One/PC — Nota: 8.0Versão utilizada para análise: Switch
Análise produzida com cópia digital cedida pela 11 bit studios
Revisão: Felipe Fina Franco