Pokémon Sword/Shield (Switch): Cinco coisas para se fazer na Isle of Armor

A primeira parte do DLC acabou sair e separamos algumas atividades bem legais e com boas recompensas.

em 22/06/2020

Depois de meses na espera, vários trailers e teasers, vazamentos do Pokémon HOME e algumas outras coisas escondidas, finalmente podemos apreciar as maravilhas da Isle of Armor, que corresponde ao primeiro pacote de conteúdo extra das versões Sword/Shield.

Temos aqui um belíssimo exemplo de como poderia ter sido a Wild Area se o jogo não fosse feito às pressas ou entregue da maneira como foi. É simplesmente surreal a quantidade de Pokémon presentes no mapa como um todo, e não só nas gramas altas — isso sem falar no volume de itens espalhados pela ilha.

A paisagem também favorece alguns momento de reflexão: seja durante o dia, ao entardecer ou de madrugada, ao menos algum lugar dessa ilha será digno de cartão postal. Por isso, dentre todas as possíveis tarefas — tirando a própria história do DLC por motivos óbvios — separamos cinco delas para você aproveitar ao máximo esse conteúdo que chegou para revolucionar a forma como jogamos uma versão da linha principal da franquia. Boa leitura!

Completar a Pokédex da Ilha

Um dos objetivos do jogo é completar a Pokédex para se obter o tão sonhado diploma, bem como os itens Shiny Charm e Catch Charm, que facilitam alguns aspectos do gameplay. Na Isle of Armor isso não é diferente: ao completar a Pokédex local, um segundo diploma é concedido, além de outro um amuleto (é, Charm em inglês também pode ser amuleto), o Mark Charm.



Para quem não sabe, na aba de medalhas dos Pokémon há também as chamadas Marks, introduzidas nessa geração. Elas funcionam como uma espécie de estampa que pode ser dada ou removida do seu Pokémon, diferente das medalhas que sempre os acompanham. Para cada marca, uma frase de efeito será lançada, adicionando assim um toque pessoal no seu Pokémon.



Ainda, se você seguiu nosso guia de tarefas a serem feitas antes do DLC e completou a Pokédex de Galar, meio caminho já foi andado. Dos 210 Pokémon presentes na Pokédex da ilha, 108 são do continente principal, restando apenas os “novos” Pokémon para capturar. O que não deve ser difícil de fazer, afinal, pegar todos é o lema da franquia, não é mesmo?



Vá além e tenha um exemplar de cada Pokémon possível, aumentando ainda mais sua coleção e dificultando um pouco essa tarefa. E lembre-se: sem trapaças!

Aprimorar o Dojo

Uma grata surpresa da Isle of Armor, além do primeiro Pokémon te seguindo, foi a capacidade de melhorarmos as condições do Dojo, permitindo até que uma máquina de Box seja disponibilizada, bem como serviços de cabeleireiro, entre outros. Dessa forma, temos um mini centro Pokémon na ilha e um mercadinho num só lugar.



Mas não pense que esta será uma tarefa fácil: a cada melhoria, Honey — esposa de Mustard — te pede uma pequena contribuição em Watts em troca dessas melhorias. O problema é que essa mulher é gananciosa e não vai parar de te pedir por uma “doação” até o valor chegar em, acredite, 3.280.000 (três milhões e duzentos e oitenta mil) Watts. É muita coisa! É possível até  que, nesses quase oito meses desde o lançamento, nós não tenhamos  acumulado todo esse montante se somarmos tudo o que conseguimos no total.

 

Para a nossa sorte, há um novo método para se acumular grandes quantidades de Watts em pouco tempo: um dos novos itens em Isle of Armor é o Armorite Ore. Assim como o item Heart Scale nos jogos anteriores, o minério serve como moeda de troca para um dos personagens presentes na ilha, o Digging Pa. Em troca de sete, ele irá escavar quantias variadas que podem chegar até 300.000 (trezentos mil) Watts. Com isso, podemos alcançar os marcos impostos por Honey de maneira rápida e eficiente.

Explore a ilha ao máximo

Temos, na Isle of Armor, um ambiente diverso e repleto de cenários com diferentes condições climáticas. Inseridos nesses ambientes, vários itens como TRs, Max Mushrooms e alguns tesouros estão espalhados, todos muito úteis em nossa jornada, especialmente se você está jogando o DLC e ainda não terminou a história principal, pois os níveis dos Pokémon na ilha escalam de acordo com a quantidade de insígnias que você possui (igual à Wild Area). Assim, ter recursos extras é sempre uma boa pedida.

 

Além dos itens, a fauna de Pokémon também é diversa e, ainda que limitada, ver um Sharpedo vindo em nossa direção e não poder fazer nada para impedi-lo é uma experiência pela qual nunca pensamos em passar em nossa vida. Outro fator importante é que há várias rotas aquáticas, ou seja, é quase obrigatório que estejamos pelo menos no sexto ginásio para explorá-la, pois é a partir dele que liberamos o Water Mode de nossa bicicleta. Sem ela, nosso proveito na Isle of Armor será bem limitado.



Aqui também é um bom lugar para coletarmos berries e, com a chegada dos Apricorns — itens necessários para a confecção de Pokébolas —, diversas árvores lhe renderão bons frutos para criar suas Pokébolas. Entretanto, não seja ganancioso, pois assim como no continente principal, se abusar das balançadas nas árvores, um Pokémon irá batalhar contra você enquanto outro irá levar a berry que caiu no chão em maior quantidade. Se quiser saber como coletar as berries de forma segura e eficiente, aqui mesmo no Nintendo Blast temos um guia para isso.

Encontre os Digletts

A região é Galar, mas a ilha se parece muito com Alola. Assim que chegamos nela, nós nos deparamos com uma cena familiar: um Diglett está “barrando” nossa passagem para o Master Dojo, quando seu treinador aparece e diz ter se encantando com esse monstrinho durante sua viagem por Alola. A paixão foi tanta que ele foi capaz de capturar 151 Digletts. Parece o Ash e seus 30 Tauros, que nem mesmo ele sabe como pegou…

 
Brincadeiras à parte, esse treinador nos pede para recuperarmos todos eles, pois fugiram assim que desembarcaram na ilha. Dessa forma, começa a side quest de procura das toupeiras de topetinho. Espalhados pelas localidades presentes, alguns são bem fáceis de encontrar, enquanto outros colocarão nossos olhos de Luxray à prova ao estarem em locais não esperados.

E não pensem que é necessário achar os 151 para obter uma recompensa: alguns marcos são estabelecidos pelo treinador e, ao encontrar uma determinada quantidade, ele lhe presenteará com um Pokémon que possui uma forma de Alola. Ou seja, poderemos ter as três formas do Meowth em um único jogo, sem a necessidade de capturar um em Sun/Moon (3DS) e transferi-lo através do Poké Bank e do Pokémon HOME. Isso também vale para o Raichu, Sandshrew, Marowak e Exeggutor. Ao final, seremos presenteados com, adivinhem, um Diglett de Alola de Nature Jolly e 6 IVs perfeitos. Nada mal, não é?

Monte itens no Cram-o-Matic

Uma das novas funcionalidades da ilha é o carismático aparelho baseado no Pokémon Cramorant,  o Cram-o-Matic. Criado por Hyde, filho de Honey e Mustard, essa incrível máquina pode receber até quatro itens para combiná-los a fim de formar um totalmente novo. Dessa maneira, podemos “limpar” nosso inventário cheio de coisas que não usamos mais para criarmos itens melhores ou que serão usados com mais frequência. Mesmo sendo necessário quatro itens, a ordem deles importa e é de grande importância, afinal, será o fator decisivo durante a concepção do item. Aqui vai um exemplo:

Digamos que você queira fazer uma Cell Battery. A receita básica são quatro Fossilized Bird, um dos itens necessários para reviver Dracozolt e Arctozolt, ambos do tipo ELECTRIC, combinando perfeitamente com a ideia por trás do item. Porém, há uma segunda receita, composta de dois Fossilized Bird e dois Fossilized Dino, nessa ordem. Entretanto, se colocarmos primeiro os dois fósseis de dinossauro e depois os de pássaro, teremos na verdade o item Never-Melt-Ice, que aumenta o poder de golpes do tipo ICE. Curiosamente, esta é a combinação para restaurarmos apenas o Arctozolt, dos tipos ICE/ELECTRIC.


A lista de itens é gigantesca e diversas combinações podem render um mesmo item. Pensando nisso, separamos algumas receitas que serão de grande ajuda. Infelizmente, não é possível criar uma Master Ball. Lide com isso. Ainda assim, confira as receitas:

  • Ability Capsule - 4x Rare Candy;
  • Amulet Coin - 1x Babiri Berry e 3x Comet Shard;
  • Assault Vest - 1x Babiri Berry e 3x Wishing Piece;
  • Bottle Cap - 2x Big Nugget e 2x Comet Shard;
  • Comet Shard - 4x Sweet/Tart Apple;
  • Everstone - 4x Hard Stone;
  • PP Up - 4x Armorite Ore;
  • Wishing Piece - 4x Apicot Berry;
  • Wishing Piece* - 1x Damp Rock, 1x Icy Rock, 1x Heat Rock e 1x Smooth Rock.
*Nesse caso específico, a ordem das pedras não importa.
Prontos para o desafio? O mais importante acima de tudo é se divertir, então, aproveite este conteúdo extra para capturar novos monstrinhos, admirar o ambiente e passar um tempo com o seu Pokémon favorito!
Revisão: João Pedro Boaventura
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Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
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