Atomicrops (Switch): cinco dicas para se dar bem desde o começo

O título pode ser um pouco difícil de entender em alguns momentos, mas este guia com certeza irá ajudá-lo.

em 12/06/2020


Atomicrops, o interessante híbrido de roguelike, bullet hell e simulador de fazenda da publicadora Raw Fury, é um jogo que definitivamente não passa despercebido. Como você pode ver na minha análise, o título possui suas falhas, mas isso não quer dizer que ele não entregue uma experiência única e bastante interessante.

Atomicrops, no entanto, não é nada fácil e pode ser um tanto confuso logo no começo. Se você decidiu se aventurar e plantar alguns vegetais no meio do constante caos deste mundo, não se preocupe. É só conferir as cinco dicas presentes aqui neste guia para entender a maioria das coisas que você precisa saber sobre o jogo desde o princípio.

Além disso, se quiser saber um pouco mais, não deixe de ler a explicação detalhada sobre a estrutura do jogo no começo da análise logo acima.

Planeje o seu primeiro dia



Logo quando você começa o jogo e inicia o primeiro dia de Atomicrops, algumas sementes já estarão disponíveis para o plantio. Em um primeiro momento, apenas quatro sementes de batata estão disponíveis, então comece a plantá-las o quanto antes para sobrar o máximo de tempo possível para exploração durante o resto do dia.

Plante rápido, regue de forma adequada (sempre buscando mais água no poço) e trate de procurar inimigos pela fazenda enquanto rega. Matá-los faz com que você encontre fertilizante e, mesmo utilizando-o muito pouco, a diferença na quantidade de castanhas adquiridas será significativa.

Lembre-se de colher todas as batatas antes de sair da área do plantio e, preferencialmente, siga para a área mais fácil disponível - a que fica ao leste com temática de floresta. Tome muito cuidado, já que você só terá a arma básica em mãos, e tente completar o máximo de campos de inimigos possível, pegar power ups e, principalmente, pegar muitos sementes para plantar no segundo dia.

Eventualmente, no início da noite, os inimigos começarão a atacar a sua plantação — mesmo que ela esteja completamente vazia —, e talvez você tenha a impressão de que precisa voltar para área principal, mas não se engane. O número de inimigos aumenta um pouco não importa onde você esteja (e talvez seja necessário desviar de mais ataques do que o normal), mas não é necessário parar o que você está fazendo e voltar para plantação.

Use o máximo de fertilizante possível e satisfaça o prefeito



Após a colheita dos seus vegetais, eles serão vendidos automaticamente para o prefeito da cidade e você ainda ganhará algumas castanhas no processo, que são a principal "moeda" do jogo. No final de cada estação, após três dias dentro do jogo, o prefeito avalia o quão satisfeito ficou, baseado na quantidade e qualidades dos vegetais que você mandou — o que é traduzido na quantidade total de castanhas coletadas naquele período, mesmo as que foram utilizadas em alguma compra.

Encher a barriga do prefeito é essencial tanto durante a sua atual partida quanto para todas as suas runs subsequentes. A cada novo patamar de "satisfação" que você atingir, mais itens e upgrades poderão ser adquiridos, coisas como beterrabas para curar sua vida, animais e melhoria de stats. Além disso, um grande número de castanhas acumuladas consegue adicionar algumas cornucópias no seu inventário permanente — itens que servem para comprar melhorias que permanecerão por todas suas jogatinas.

Já que o número máximo de castanhas é tão importante, a mecânica de usar fertilizante também merece atenção. Após derrotar inimigos eles sempre deixarão para trás um pouco de fertilizante e é importante que você não tenha medo de gastar a sua reserva. Aperte o botão A como um louco sempre que estiver plantando alguma coisa para fertilizar cada semente o máximo possível. Plantar muito e fertilizar toda a plantação é a única forma de conseguir muitas castanhas, sempre satisfazer o prefeito e não se preocupar com os seus gastos durante a campanha.

Avance com cuidado em direção aos inimigos e cuide da sua vida



Existem 4 biomas primários onde você pode enfrentar acampamentos de inimigos e coletar sementes e upgrades: o do leste e do oeste, que já estão abertos desde o começo; e do sul e do norte, que precisam de pontes para você acessar suas respectivas entradas. Não se preocupe com as pontes no começo e foque nos biomas do leste e do oeste, que são os mais fáceis de lidar.

Uma vez dentro dos biomas, principalmente enquanto você ainda não estiver muito acostumado com os tipos de inimigos naturais do lugar, tenha paciência e siga em frente sempre com muito cuidado. Além dos acampamentos nos quais os monstros esperam você chegar perto para atacá-lo, monstros aleatórios sempre aparecerão de repente em todas as partes do mapa (tanto por terra quanto pelo ar) — então realmente não adianta muito ser apressado.

Complete os acampamentos com calma e um de cada vez. Só será possível pegar as recompensas que aparecem dentro da área do campo depois que você matar todos os inimigos que lá estiverem — e eles irão se dispersar com certeza —, mas é fácil localizá-los pelo marcador em cima de suas cabeças. Ataque de longe sempre que possível, mantenha-se em movimento para não ser atacado de repente e sempre caminhe para trás enquanto estiver sendo atacado pelos vários insetos voadores que voarem em sua direção. Cada bioma possui seu próprio tipo de inimigo, no entanto eles sempre agirão de uma forma bastante parecida com os inimigos de outras áreas (salvo algumas exceções). Aprenda bem o padrão de ataque de cada monstro antes de começar a andar loucamente por aí.

Por último, lembre-se que Atomicrops não perdoa os seus pontos de vida. Cada hit irá retirar uma heart beet inteira da sua vida e não é tão fácil recuperá-la, portanto tome muito cuidado e preste sempre atenção à sua movimentação. Mesmo dentro da sua fazenda, os tiros dos inimigos persistem por muito tempo, alcançam uma grande distância e, quando várias coisas estão acontecendo na tela ao mesmo tempo, aparecem muito de repente — então lembre-se de sempre checar a situação ao seu redor e saber quantos inimigos estão por perto.

Compre armas novas sempre que possível, mas tenha cuidado com as escolhas



Você começa o jogo com uma arma simples, sem muita velocidade de ataque e com um péssimo range. Olhando pelo lado positivo, ao menos ela está sempre com você e não custa nada. Toda vez que você voltar para a cidade após completar um dia, duas armas aleatórias (dentro de uma lista limitada) estarão disponíveis para compra.

Dentre as opções vou tomar o parsniper por exemplo. Uma das armas minhas favoritas que, por atacar de longe, facilita muito a eliminação de acampamentos de inimigos em segurança, só que, por outro lado, é péssima para lidar com uma grande quantidade de pequenos monstros voadores. Da mesma forma, várias outras armas funcionam melhor em suas diferentes funções.

A SMG é ótima para atacar vários inimigos ao mesmo tempo, mesmo não dando muito dano. As duas shotguns (uma delas atira e recarrega mais rápido) são ótimas para atacar de perto e para lidar com maioria dos chefões, só que podem ser frustrantes contra um grande número de monstros rápidos. O potato launcher tem o melhor alcance do jogo e atira rápido, mas, em troca, não dá muito dano. Já a arma que atira castores pode ser bem ineficaz com seus tiros nada confiáveis. As opções até que são consideravelmente numerosas e variadas.

Um dos melhores aspectos de Atomicrops é a variedade e versatilidade da seleção de armas. O ideal é você conhecê-las aos poucos e ir se acostumando, até porque o estilo de jogo de cada um pode variar bastante. Lembre-se, no entanto, que as armas duram apenas um dia, infelizmente — assim como os upgrades que podem ser feitos gastando castanhas adicionais logo ao lado da loja. Você dificilmente irá conseguir usar a mesma arma durante toda uma partida, por isso é importante se adaptar.

Se você quiser focar na parte do combate, o que eu definitivamente recomendo ser feito após algum tempo com o jogo, vale a pena usar o segundo personagem disponível, que é destravado sem grandes problemas em bem pouco tempo de jogo. A sua habilidade passiva é manter a arma comprada por dois dias, em vez de apenas um. Além disso, todos os upgrades também permanecem por um dia adicional — algo que pode ser extremamente útil, principalmente perto do final de cada ano.

Prepare-se para os confrontos com os chefões



Sempre durante a noite do terceiro dia de cada estação você será arrastado diretamente para uma boss battle. Algumas serão mais difíceis, outras nem tanto, mas o maior desafio definitivamente está presente nas duas últimas: o coelho gigante e o inverno nuclear. Como regra geral, lembre-se de que não vale muito a pena plantar nada durante as batalhas de chefão — portanto, se puder, evite plantar durante quase todo o terceiro dia e foque na exploração.

Tentar proteger seus vegetais pode ser extremamente frustrante no meio da confusão do confronto com o chefe. Além das mecânicas do inimigo principal, um grande número de pequenos monstros avançará na sua plantação de forma constante. Claro, às vezes fará sentido tentar salvar alguma coisa, mas na maioria dos casos o risco de perder preciosas beterrabas de vida simplesmente não vale a pena.

Ao se aproximar do final do ano, cada dia em Atomicrops fica consideravelmente mais intenso. Tente guardar um bom número de castanhas para os confrontos finais do inverno. É importante empunhar uma boa arma — e comprar o máximo possível de upgrades — para a batalha contra o coelho no terceiro dia. Durante todo o confronto, o coelho gigante criará buracos no chão por onde surgirão infinitos coelhinhos que correrão diretamente em sua direção. Por isso, é essencial que você use uma arma que cause um bom dano e, de preferência, também atire rápido. Foque nos buracos sempre que eles aparecerem, senão a vitória será impossível.

Sem dar muitos detalhes sobre o boss final, simplesmente tenha em mente que o foco não é atacá-lo diretamente, e sim plantar vegetais rápido — então, se possível, leve algumas sementes para a batalha.

Revisão: Icaro Sousa

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
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