Não é um roteiro muito original, algo comum na maioria dos jogos do gênero, mas é assim que começa a história de Thunder Paw, desenvolvido por Sergio Poverony e distribuído pela Ratalaika Games. Neste shooter de plataforma 2D, não existe mais nada além do esperado: saltar plataformas e atirar nos inimigos, passando de nível e enfrentando chefes ao final de cada estágio.
Um tiro certeiro na nostalgia
Thunder Paw aposta na simplicidade dos títulos de mesmo gênero da época dos 16-bits: um botão pula (B), outro atira (Y ou os botões de ombro) e há um para mudar o tipo de tiro (A), tudo isso enquanto o jogador controla o personagem principal com o analógico ou o D-pad. Quem está acostumado com os jogos das franquias Mega Man ou Kirby, por exemplo, logo perceberá quão simples é controlar o simpático Thunder pelos estágios.Gráficos são um dos pontos fortes deste jogo simples |
Simples pra cachorro
Thunder Paw conta com duas dificuldades, Easy e Hard. Aqueles que já tiverem experiência com shooters, ou jogos de plataforma no geral, não perceberão tanta diferença entre uma e outra, já que não existe distinção aparente. É possível escolher a dificuldade assim que se inicia a aventura, porém, para alterá-la, o jogador é obrigado a reiniciar o software, perdendo todo o progresso obtido até o momento.Mudar a dificuldade custa o progresso no jogo |
Nos estágios, alguns oponentes e tipos diferentes de tiro podem estar escondidos (estes são indicados no painel de caixas azuis), então é necessário explorar os mapas por inteiro. Para prosseguir na aventura, um número determinado de inimigos deve ser derrotado – só assim a próxima fase ficará acessível. Existe, ao final de cada uma, um indicador que mostra quantos oponentes ainda restam no local, embora isso seja um tanto quanto redundante: na tela, no canto superior direito, essa informação é disponibilizada para o jogador.
Cada inimigo abatido por Thunder deixa cair pequenos cristais azuis, que servem para potencializar o tipo de tiro do simpático protagonista (power-up), e, às vezes, corações, que restauram a vida perdida – ao todo, são quatro quadrados vermelhos para indicar quantos golpes o cãozinho ainda pode receber. Quando o indicador é zerado, seja por ter levado dano ou ter caído de alguma plataforma, o jogador é obrigado a reiniciar a fase, perdendo, novamente, o progresso.
Tiros assim são arriscados, devido ao recuo da arma de Thunder |
Vida de cão
O jogo é um constante exercício de tentativa e erro. A câmera é fixa e o jogador não pode controlá-la, fazendo com que alguns saltos sejam bastante arriscados e exijam “foco, força e fé”. Os lugares perigosos estão marcados com um sinal de exclamação (!), embora alguns deles sejam falsos e levem a inimigos ou upgrades escondidos.Como característica do gênero, algumas plataformas cedem após Thunder ficar em cima delas por alguns segundos – existe uma opção de deixar a tela “tremer” para não pegar os desavisados de surpresa. Em resumo, é o famoso “caiu, morreu”, sendo necessário começar a fase novamente caso isso aconteça, pois Thunder Paw não possui checkpoints.
Caso a plataforma não seja estática, existe a opção de deixar a tela tremer |
O alcance do tiro começa pequeno, bem como sua potência, mas ambos aumentam conforme Thunder recolhe os cristais azuis. No entanto, à medida que o protagonista é atingido por um inimigo, perdem-se essas melhorias – e, claro, se ele for derrotado, recomeça a fase sem elas. Pelo menos, os tipos de disparo adquiridos não são perdidos.
A dificuldade de Thunder Paw é bastante irregular, muito simples durante as fases normais e desafiadora em excesso nas batalhas contra os chefes. Eles têm padrões difíceis de identificar, muitas vezes variando-os ao longo do combate, mas é dada ao jogador a oportunidade de recomeçar a luta – sem os power-ups obtidos até o momento, vale ressaltar – caso Thunder seja derrotado. Por outro lado, quando o protagonista sai vitorioso desses combates mais complicados, recebe uma quantidade generosa de cristais azuis e corações.
O tiro deste chefe atravessa a tela inteira e a plataforma está entre dois precipícios |
Mato sem cachorro
Thunder Paw é bastante charmoso, com gráficos bonitos e uma trilha sonora cativante, porém seus problemas de jogabilidade fazem com que a experiência seja mais frustrante do que divertida. É, portanto, uma boa pedida para quando o tédio bater.
Calculando nota final... |
Prós
- Jogabilidade simples e que remete à nostalgia da era 16-bits;
- Gráficos em pixel art atraentes;
- Trilha sonora envolvente.
Contras
- Recuo da arma irrita e atrapalha o controle de Thunder;
- Dificuldade varia de maneira desproporcional;
- Não possui rejogabilidade;
- Poderia ser melhor aproveitado se tivesse mais recursos, como upgrades para Thunder;
- Poucas horas de jogatina;
- Jogo baseia-se na constante de “tentativa e erro”.
Thunder Paw – Switch/PC/PS4/XBO – Nota: 5.0
Versão utilizada para análise: Switch
Análise produzida com cópia digital cedida pela Ratalaika Games
Revisão: Davi Sousa