Nos últimos dias, a comunidade e a mídia de videogames foi surpreendida com um grande vazamento de arquivos de design, códigos fontes e documentos secretos dos tempos do Nintendo 64, GameCube e Wii. Um dos vazamentos mostra um Power Point da Conferência dos Desenvolvedores e revela que a Nintendo chegou a cogitar a possibilidade dos jogadores poderem escolher livremente os seus próprios IDs no Wii, mas acabou indo contra a ideia.
Basicamente, a empresa acreditava que tentar vários IDs até obter o nome desejável poderia ser muito frustrante ou confuso para o público do Wii. E que possivelmente seria complicado encontrar o ID de algum amigo, caso o nome fosse estranho. A Nintendo também considerou que os IDs poderiam ir contra o seu princípio de 'Simplicidade', que gira em torno de garantir que os jogadores tenham tranquilidade ao jogar online.
Entretanto, após o Wii, o Wii U permitiu que os jogadores usassem seus próprios IDs, contrariando o conceito utilizado durante a era do seu console antecessor. Com o Switch, as coisas voltaram aos modos antigos, com os Friend Codes assumindo o controle mais uma vez. A mudança de postura na era do Wii U teria sido uma tentativa de mantê-lo mais alinhado com outros consoles modernos?
Sem duvidas, existem vantagens e desvantagens no método utilizado pela Big N. A possibilidade de usar o seu apelido sem a preocupação de já existir outro usuário com o mesmo ID é a maior delas, entretanto, pode ser um pouco cansativo ter que decorar ou digitar os 12 números do Friend Code para adicionar um amigo.
Fonte: Docdroid.net