Pokémon TCG: 5 melhores cartas de Explosive Walker, a última coleção japonesa

Trouxemos aqui as melhores cartas de Explosive Walker, que chegarão no ocidente no set Darkness Ablaze.

em 29/05/2020

Em 24 abril deste ano foi lançado no Japão a coleção Explosive Walker, ou Eruption Walker, dependendo da tradução. Nela temos adições de novas cartas V e V-MAX, como Butterfree e Centiskorch, e alguns arquétipos familiares para jogadores mais antigos.

A seguir estão listadas as cinco melhores cartas da coleção. Elas podem ser cartas que serão inseridas em alguns baralhos, ou até mesmo terão decks baseados em suas habilidades e ataques. Mas antes estão algumas menções honrosas. Estas são cartas que parecem muito interessantes e com potencial, mas algo fez com que não estivessem nesse top 5.

Corviknight

Este Pokémon chega com um potencial muito grande devido a sua habilidade Flying Taxi, que da tradução diz o seguinte: “Quando você joga este Pokémon para evoluir um de seus Pokémon em jogo durante seu turno, você pode colocar um Pokémon (exceto por este) e todas as cartas ligadas a ele em sua mão”. Esta habilidade é mais poderosa que o efeito de Rede de Recolhida (RCL 165) pelo fato de permitir que qualquer Pokémon seja colocado em sua mão. O problema desta carta é o fato de Corviknight (EW 62) ser um Pokémon estágio 2, o que dificulta colocá-lo em jogo, pois o jogador dependerá de sua linha completa de evolução, tornando-o muito lento, ou de Doce Raro (SSH 180), podendo afetar a consistência do deck .


Galarian Stunfisk-V

Galarian Stunfisk-V (EW 55) parece ser uma carta perfeita para os decks de Metal atuais, por possuir uma habilidade que lhe concede 20HP a mais para cada energia de Metal ligada a ele, podendo ser acelerada por Arceus, Dialga e Palkia-GX (CEC 156), e um ataque que causa 60 de dano por duas energias. Mas se ele sofrer algum dano proveniente de um ataque, mesmo que seja nocauteado, colocará 12 contadores de dano no Pokémon atacante. O problema dele é que, ao mesmo tempo que parece ser interessante, 20HP a mais não parece ser suficiente para torná-lo viável mesmo com vários itens e seu atacante pode ser “burlado” com cartas como Pegador Pokémon (SSH 175) ou Ordem da Chefia (RCL 154).


Kabu

Este apoiador vem como um draw power excelente, porém tem uma condição que pode fazer com que seu uso seja limitado. Kabu (EW 67) permite que o jogador embaralhe sua mão em seu baralho e compre 4 cartas, mas se o jogador possuir somente um Pokémon em jogo ele comprará 8 cartas. Este efeito parece incrível, pois 8 cartas novas em seu primeiro turno podem fazer com que seu setup seja fenomenal, ao exemplo da carta Lilian (UPM 125), que era muito utilizada há pouco tempo. O problema desta carta é depender de um único Pokémon, podendo lhe custar o jogo se sua nova mão não lhe permitir buscar outros Pokémon. Por isso, Kabu chegou muito próximo desta lista de top 5.


5. Golisopod


Golisopod (EW 10) chega neste topo com a possibilidade de um novo deck rogue. Seu primeiro ataque, traduzido como Adversity Slash, causa 30 de dano mais 50 para cada Pokémon GX ou V no banco do seu oponente. Ele se mostra forte contra baralhos que fazem uso de muitos Pokémon de 2 ou mais prêmios, o que se demonstra o metagame já há algum tempo.

Além disso, por ser um Pokémon de 1 prêmio, consegue fazer o uso da Energia Gêmea (RCL 174), o que torna seu ataque possível apenas com uma energia por turno. Outro fato é que as cartas de Pokémon tipo Escuro ganharão força na coleção Infinity Zone, que será lançada em junho no Japão, e com o bloco Espada e Escudo, a fraqueza de alguns Pokémon desse tipo tornou-se Grama, o que torna-se vantajoso para este atacante.

A maior desvantagem de Golisopod talvez seja suas partidas contra decks de 1 prêmio, pois não terá dano o suficiente para chegar em nocautes. Outras desvantagens são os baralhos que usam Pokémon do tipo Fogo ou Metal; o primeiro por ser sua fraqueza, tornando-o vulnerável, e o segundo por resistir seus ataques, o que tornará os nocautes mais complicados.

4. Big Parasol

Este Item faz aparição neste top 5 por seu efeito: “Enquanto esta Ferramenta estiver ligada ao seu Pokémon ativo, previna todos os efeitos dos ataques do seu oponente para todos os seus Pokémon, exceto dano”. Condições especiais se tornaram muito fortes nas últimas rotações, então poder prevenir a condição de paralisado ou confuso de um ataque já parece muito vantajoso. Além do mais, por não prevenir somente dano, os ataques onde se tem escrito: “...coloque X contadores de dano...”, por exemplo Blacephalon (CEC 104), não funcionarão devido ao efeito desta carta.


Ela só não está mais acima nesta lista por causa da carta Sucateador de Ferramenta (RCL 168), que pode remover até duas Ferramentas Pokémon em jogo. Por esses motivos, Big Parasol (EW 66) vem como uma carta que pode ser um tanto quanto circunstancial para o metagame e alguns decks, mas merece seu espaço neste top 5.

3. Polteageist (Mad Party)

O próximo Pokémon nesta colocação fará parte de um arquétipo muito interessante. Polteageist (EW 37) é a principal carta deste novo deck chamado Mad Party, que funciona da seguinte maneira: o ataque causa 20 vezes o número de Pokémon com o ataque “Mad Party” na sua pilha de descarte.

Este deck é o sucessor do antigo Night March, que possuía o mesmo efeito para o ataque homônimo. Além de ter as mesmas qualidades do já citado Golisopod, Polteageist vem com a habilidade Tea Break, que permite o jogador descartar um Pokémon com ataque Mad Party e compre duas cartas. Essa habilidade possui total sinergia com o deck, dando consistência e aumentando o dano dos próximos ataques.


Este deck está no meio desta lista, pois aparenta ter os meios de chegar a um dano que consiga nocautear Pokémon de decks de 2 ou mais prêmios, porém terá de ter cuidado com decks de 1 prêmio e decks que conseguem atacar múltiplos Pokémon.

2. Lookalike Bell

O Item Lookalike Bell (EW 64) é o segundo lugar deste top 5, que permite procurar um Pokémon de mesmo nome que um dos Pokémon em sua pilha de descarte. Talvez não sejam usadas quatro cópias desta carta nos decks, mas é uma nova possibilidade de busca Pokémon. Por não especificar o tipo de Pokémon, torna-se versátil.


Provavelmente terá mais uso em decks como Mewtwo e Mew Aliado - GX e Mad Party, citado anteriormente, pois são decks que tem como principal aspecto Pokémon em sua pilha de descarte. Porém em decks com mais de uma cópia de cada Pokémon esta carta promete demonstrar-se muito útil.

1. Centiskorch-VMAX

Este com certeza parece ser o Pokémon mais forte dessa coleção, principalmente por causa de seu ataque, G-Max Centiferno, que causa 40 de dano mais 40 para cada energia de Fogo ligada à Centiskorch-VMAX (EW 17).

Por se tratar de um Pokémon do tipo Fogo, ele terá várias cartas com sinergia. São exemplos Soldadora (UNB 189), que permite colocar 2 energias de Fogo da sua mão em um Pokémon a sua escolha e depois disso comprar 3 cartas. Com isso Centiskorch teria por turno até 3 energias ligadas a ele, obtendo um dano significativo já em seus primeiros turnos. Também possui acesso à Fornalha Gigante (UNM 197), que permite com que o jogador descarte uma carta da mão e procure por duas energias de Fogo em seu deck, e Cristal de Fogo (UNB173), que permite o jogador pegar três energias de Fogo de sua pilha de descarte e colocar em sua mão.


Como Pokémon do tipo Água não faz parte do metagame atual, esta carta não possui uma grande fraqueza aparente, estando em pé de igualdade com os outros decks.


Revisão: Vladimir Machado

Escreve para o Nintendo Blast sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0. Você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.