Kingdom Two Crowns: Dead Lands (Switch): como utilizar as habilidades dos novos personagens

Dicas para utilizar as habilidades dos novos personagens incluídos na mais recente atualização de Kingdom Two Crowns.

em 17/05/2020

A nova atualização de Kingdom Two Crowns chegou ao Switch trazendo um DLC temático do jogo Bloodstained. Além de quatro personagens com habilidades únicas, a nova versão inclui mecânicas atualizadas e formas novas de explorar as ilhas. Aqui trago dicas para você se sair bem utilizando tudo o que esse DLC tem para oferecer. No entanto, preciso ressaltar que parte da experiência da série Kingdom tem a ver com descobrir as coisas por tentativa e erro. Se você já passou pela aventura base, a maior parte das novidades que você vai encontrar aqui se relacionam apenas com as adições recentes. Se, por outro lado, você está iniciando sua jornada, apenas considere se vale a pena entender as mecânicas antes de explorar o ambiente. Se já tomou sua decisão, me acompanhe nas dicas a seguir.

Como extrair o melhor de cada personagem


Kingdom Two Crowns: Dead Lands apresenta quatro personagens novos: Miriam, Alfred, Gebel e Zangetsu. Diferentemente dos outros jogos da série, em que os monarcas são apenas uma skin, mas não interferem na jogabilidade, aqui temos mudanças significativas. Para mostrar isso para você vou indicar a habilidade de cada um deles e o melhor momento para tirar proveito delas.


Miriam utiliza um chicote que solta uma pequena barreira de gelo que pode paralisar momentaneamente os inimigos. Ela é a primeira personagem a que temos acesso, o que é extremamente conveniente. Especialmente no começo, quando faltam recursos, é preciso se defender de maneira eficiente das hordas de inimigos. Ainda que eles venham em número pequeno, sempre dão trabalho. E isso acaba fazendo com que os primeiros momentos das partidas sejam investidas em explorar pouco o ambiente, priorizando a necessidade de aumentar o exército de arqueiros. Contudo, podendo auxiliar na defesa durante as noites (quando os inimigos atacam), você fica livre para utilizar outra estratégia, se assim preferir.

Você deverá, necessariamente, ir para a segunda ilha ainda com Miriam, e lá você poderá desbloquear Gebel. Em algum ponto do mapa (eles são gerados de maneira randômica para cada jogador), você verá um personagem preso dentro de uma gaiola. Para libertá-lo, é necessário gastar 12 moedas, o que fará com que um arqueiro libere o prisioneiro.



Gebel tem a habilidade de se transformar em morcego e percorrer um longo trajeto antes de voltar à sua forma normal. É uma habilidade extremamente útil para explorar a ilha e buscar recursos que estão mais distantes do centro da cidade. Em Kingdom, os greeds atacam sempre à noite, vindo dos portais que estão espalhados pelas ilhas. Contudo, se você passar por um desses portais, mesmo desativado, pode ter a surpresa de ver os monstros atacando você. A cada ataque você perde um pouco dos recursos presentes em sua bolsa (moedas e diamantes), e quando não resta mais nada, eles tiram a sua coroa. E o jogo termina. Por isso, na campanha tradicional é importantíssimo ser cauteloso, uma dica que vale também para a primeira ilha em Dead Lands. No entanto, a partir do momento em que você liberar Gebel, perceberá que explorar a ilha se torna uma tarefa bem mais simples, e recompensadora.

Também na segunda ilha, ao chegar à idade da pedra, será possível escolher trocar de personagem dentro do mapa, através de um mural que mostra todos os que já foram desbloqueados. Isso vale, inclusive, na primeira ilha, quando você voltar para lá. Pagando cinco moedas você pode escolher qualquer um dos monarcas já disponíveis.
 

Na terceira ilha chegará a hora de desbloquear Alfred. Assim como Miriam, ele possui uma habilidade muito boa na luta contra os greeds. Alfred cria um clone dele mesmo, sendo que consegue atacar (caso esteja com uma montaria que possui habilidade de ataque) sem sofrer dano. Ele é especialmente útil na defesa das muralhas ou nas batalhas de destruição dos portais, mas demora bastante para recarregar sua habilidade.


Por fim, na quarta ilha encontramos Zangetsu. Ao levantar a sua espada, ele anima as tropas próximas aumentando sua velocidade e poder de ataque. Apesar de não ser tão eficiente quanto Miriam ou Alfred na luta contra os greeds, Zangetsu pode ser útil nas Blood Moons, quando hordas maiores de inimigos atacam durante maior tempo e de um lado só do mapa.

Novas montarias

Além dos quatro personagens, Kingdom Two Crowns: Dead Lands também apresenta novas montarias. São elas:
  • Gamigin: liberado na primeira ilha por um diamante e três moedas, possui uma habilidade de ataque carregado;
  • Golem: liberado na terceira ilha por dois diamantes e 12 moedas, pode evocar uma barreira contra os greeds;
  • Besouro: liberado na quarta ilha por dois diamantes e três moedas, pode deixar uma armadilha de lava para os inimigos.
Cada um deles pode ser bem utilizado em contextos específicos. No entanto, é importante ressaltar que, no geral, eles são bem mais lentos do que as montarias tradicionais. Assim, é preciso avaliar o custo benefício das trocas.
Na ordem:  Gamigin, Besouro e Golem.

Como afirmei na análise de Kingdom Two Crowns: Dead Lands, esse é um jogo que tem muita a ver com o processo de descoberta, e não existe uma única maneira de dominar suas mecânicas e estratégias. Parte da beleza do game bem está exatamente aí, ainda que essa estrutura possa cansar alguns jogadores. De qualquer forma, saber como se preparar nunca é desperdício de tempo, não é mesmo?
Mas, então, gostou das dicas? Espero que ajude. Se você tem algo a sugerir para quem está jogando Kingdom Two Crowns, não deixe de mencionar nos comentários.
Siga o Blast nas Redes Sociais

Pesquisador nas áreas de estética e cibercultura com Mestrado em Cultura e Sociedade (UFMA) e Doutorado em Comunicação (UnB). Além de escrever sobre jogos, produz o Podcast Ficções e tem um blog sobre literatura, filosofia e cotidiano.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).