Pokémon - O campeão mais forte - Parte II

Dando sequência ao desafio dos campeões, fiquem com o segundo grupo que promete ser ainda mais disputado e totalmente imprevisível.

em 06/05/2020
Nossa segunda parte sobre o campeão mais forte da franquia Pokémon traz consigo os cinco que ficaram de fora do primeiro round. Com o passar do tempo, a forma como os jogos foram programados beneficiou esses campeões ao trazer golpes novos, habilidades intrigantes e Pokémon ainda mais fortes, capazes de resolver as batalhas em poucos turnos.

Dito isso, preparem-se para combates acirrados, cheios de reviravoltas e um resultado que não foi previsto, surpreendendo até mesmo este que vos escreve.

Boa leitura a todos!

Critérios

A fim de que a disputa seja justa entre os campeões, precisamos, antes, definir uma série de regras e parâmetros para tal. Atualmente, temos como campeões elegíveis, ou seja, aqueles que ocupam o posto, 10 competidores, são eles: Blue (RED/BLUE/YELLOW), Lance (GOLD/SILVER/CRYSTAL), Steven (RUBY/SAPPHIRE), Wallace (EMERALD), Cynthia (DIAMOND/PEARL/PlATINUM), Alder (Black/White), Iris (Black/White 2), Diantha (X/Y), Kukui (SUN/MOON) e Leon (SWORD/SHIELD).

Já dissemos isso mas não custa lembrar: dividimos os campeões em dois grupos de cinco e em ordem de geração. Destes cinco, dois de cada grupo avançam para o quadrangular final, a fim de elegermos o vencedor.

Abaixo, seguem os padrões de balanceamento para essa nova rodada de disputas:
  • Em relação à equipe do campeão Alder, consideramos a utilizada por ele no Torneio dos Campeões do Pokémon World Tournament em Pokémon Black/White 2;
  •  Em relação à equipe da campeã Iris, consideramos a utilizada no rematch da Elite Four no Challenge Mode;
  • Os Pokémon estão todos no Lv.100, considerando 31 IVs em todos os atributos, porém sem o acréscimo de Effort Points e todos possuem uma Nature neutra;
  • O moveset de cada Pokémon será composto pelos golpes definidos pelo jogo, ou seja, não iremos trabalhar com todo o movepool dos monstrinhos;

Apresentando os desafiantes Campeões

Vamos para a segunda rodada de partidas entre os cinco campeões que faltam, para definir o quadrangular final que decidirá quem é, de fato, o mais forte. Se, antes nós tivemos disputas acirradas é porque a “nata” dos campeões ainda não tinha batalhado.

Privilegiados com mecânicas avançadas, como Mega Evoluções, Movimentos Z e formas Gigantamax, os campeões dessa segunda metade tem, em teoria, uma vantagem substancial em relação aos demais. Contudo, devemos lembrá-los de que, nem o “overpower” Mega Metagross foi capaz de garantir a permanência de Steven na competição.

Sendo assim, fiquem agora com o grupo B de disputas.

Alder

Equipe: Volcarona, Conkeldurr, Reuniclus, Krookodile, Chandelure e Braviary
Médias de Stats (Arredondadas)
Quando separamos os campeões em dois grupos, imaginamos alguns cenários antes de realizarmos os confrontos e na grande maioria deles, o Alder se destacava por sua equipe altamente poderosa e por seu Pokémon característico, Volcarona, ter o golpe Quiver Dance em seu arsenal, podendo aumentar suas capacidades ofensivas e defensivas simultaneamente, tornando-se praticamente imbatível. Mas na prática, não foi bem assim.

Enquanto sua equipe é composta por Pokémon símbolos de poder bruto, como Krookodile e Conkeldurr, o restante não acompanha todo esse potencial e, ainda que sejam boas opções para os mais variados cenários, faltou aquele “algo a mais” para saírem vitoriosos de seus embates.

Isso se reflete diretamente nas médias da equipe - segunda menor à frente apenas de Wallace - e ao olharmos para os comandados de Alder, ficam algumas dúvidas sobre como lidar com essas ameaças. Entretanto, todo o potencial no papel não correspondeu na prática. Mesmo tendo a Volcarona como seu trunfo, é simplesmente muito peso para um Pokémon só carregar.

Iris

Equipe: Hydreigon, Salamence, Archeops, Aggron, Lapras e Haxorus
Medias de Stats (Arredondadas)
Equipes baseadas nos Pokémon do tipo DRAGON sempre foram e serão ameaçadoras. É muito poder acumulado, cobertura de dano fantástica, defesas acima da média para Pokémon considerados ofensivos, STAB potente capaz de aplicar dano neutro em 15 dos 18 tipos existentes, que corresponde a meros 83%. Novamente, é muito para uma equipe só enfrentar.

Nem precisamos olhar as médias para dizer que esta equipe é muito forte. Ainda que seja especialista em dragões, seu time não é um monotipo e por isso, difere um pouco de Lance, campeão que compartilha dessa característica. Sendo assim, Iris possui um time coeso e que não sofre tanto contra seus principais adversários.

Vocês sabem quais são as fraquezas do tipo DRAGON, certo? O próprio tipo DRAGON, o tipo FAIRY e o tipo ICE. Em sua equipe, há uma Lapras, que possui resistência quádrupla ao gelo e o Aggron, que por ser do tipo STEEL resiste à todas as fraquezas dos dragões e ainda vence as fadinhas com seus golpes de STAB. Vale lembrar que ele possui o golpe Automize, que dobra sua Speed e reduz seu peso. Com isso, ele fica mais rápido e diminui o dano de golpes que usam o volume para o cálculo, como Low Kick. Os demais membros são força, força e força. Archeops é o batedor do time e funciona como um canhão de vidro, pois sua habilidade Defeatist, reduz seu Attack e Special Attack, quando estiver abaixo de 50% de HP e dadas as suas defesas pífias, isso não é difícil de acontecer.

Quanto ao Hydreigon, Salamence e Haxorus, o básico: dano bruto e potencial de varrer equipes adversárias. Dificilmente estes três são parados no 1vs1 e são os pilares ofensivos desse time. A cobertura de dano de Hydreigon e Salamence é invejável, enquanto que o Haxorus pode limpar os times após um Dragon Dance. Como dissemos anteriormente, os dragões são muito fortes e as equipes dos demais campeões não são capazes de suportar todo esse poder.

Diantha

Equipe: Hawlucha, Tyrantrum, Aurorus, Gourgeist, Goodra e Gardevoir
Medias de Stats (Arredondadas)
Uma das atrizes mais famosas em Kalos e de quebra campeã da liga local, Diantha se destaca por seu carisma, leveza e poder bruto. Estranho não é? Como dois opostos podem combinar tão bem? A resposta está em sua equipe: Hawlucha é sem dúvidas um excelente Pokémon em sua região e contra os outros campeões se mostrou um dos mais difíceis de se lidar, já que seu golpe característico, Flying Press, é uma ameaça constante. Isso sem falar no acúmulo de Attack, ao utilizar Swords Dance. Imune à paralisia em virtude de sua habilidade, poucos são aqueles que param esta fera.

O segundo ponto de sua equipe é nada mais, nada menos do que sua companheira, Gardevoir. A coisa fica ainda melhor quando consideramos sua mega evolução, que pode ser tanto um abre alas, e com isso facilitar o trabalho de seus colegas, como também de uma cartada final nos momentos derradeiros da batalha. Seu poder é insano e sempre será uma ameaça. Com quatro golpes ofensivos cobrindo grande parte dos tipos presentes, virtualmente há poucos Pokémon que conseguem aguentar dois golpes seguidos da Mega Gardevoir.

O contraste vem agora: enquanto dois de seus comandados à levam para a vitória, Diantha tem em sua equipe uma espécie de quatro âncoras, que a levam para a derrota. Mesmo sendo um Super Pokémon (600 pontos totais de base), a Goodra confia demais em golpes que possuem uma taxa de acerto duvidosa, e sem Natures ou Effort Points, seu dano não é atrativo. Isso também vale para o Tyrantrum, que possui o fator Speed, ou seja, o tiranossauro é lento e, ainda que consiga aplicar danos absurdos com Head Smash, o dano sofrido pelo adversário e o recuo do seu golpe o transformam em um canhão de vidro pouco usável.

Kukui

Equipe: Lycanroc, Ninetales-Alola, Braviary, Magnezone, Snorlax e Primarina
Médias de Stats (Arredondadas)
Por mais equilibrada que sua equipe possa parecer, Kukui e seus comandados sofrem demais contra todos os demais campeões, especialmente aqueles que possuem golpes do tipo FIGHTING. Com a presença de um dos melhores golpes do jogo, Stealth Rock, a cada troca seu oponente sofrerá uma porcentagem de dano, com base em sua fraqueza para o tipo ROCK.

A principal peça de sua equipe é a Primarina, que equipada com o Waterium-Z, pode decidir uma batalha, ao nocautear um adversário que sobreviveria ao seu simples Sparkling Aria. Seus dois tipos, WATER e FAIRY rendem à Primarina um desempenho consistente contra a grande maioria dos campeões e sem ela, seu time está com sérios problemas.

O que chama mais atenção em sua equipe é o fato de que mesmo tendo Pokémon fortes como Magnezone, Snorlax e até certo ponto Braviary, não são dos mais rápidos e, com isso equipes mais ofensivas, como as de Iris e Leon, literalmente passam por cima sem permitir uma recuperação por parte de Kukui ao longo da batalha.

Leon

Equipe: Aegislash, Dragapult, Haxorus, Mr. Rime, Inteleon e Charizard
Médias de Stats (Arredondadas)
O conceito de balanceado para essa equipe se encaixa de um jeito diferente. Não ter um tipo específico rende ao seu campeão uma maior cobertura ofensiva e defensiva. Entretanto, os seis Pokémon de Leon são um esquadrão que responde à qualquer ameaça. Isso mesmo, seu time tem um contra-ataque preparado para cada ponto forte de seus adversários.

Há quem diga que o Mr.Rime é um “peso morto” no time, contudo, vários campeões possuem Pokémon que são fracos contra o tipo ICE e com isso, seu potencial ofensivo é visto claramente e não deve ser subestimado. O mesmo vale para Haxorus: esse monstro é capaz de causar dano em diversos Pokémon que podem prejudicar a equipe, sendo assim, sua função é de abrir buracos nas defesas inimigas, para que seu outro colega “dragão” possa terminar o serviço.

Aegislash e Dragapult são dois Pokémon extremamente difíceis de se lidar, uma vez que o primeiro serve de muralha para atacantes físicos, enquanto que o segundo é uma resposta prática e eficiente contra adversários velozes e frágeis e, embora compartilhem algumas fraquezas, seus tipos secundários e golpes de cobertura dão conta do recado.

É evidente que não poderíamos deixar de citar o fator G-Max Charizard. Só de saber que este Pokémon está presente em sua equipe, faz com que os demais campeões guardem suas respostas para enfrentar essa fera e com isso, os demais membros da equipe de Leon pressionam tanto, mas tanto, que muitas vezes o Charizard entra em campo apenas para limpar a partida, uma vez que o golpe Max Airstream aumenta sua Speed e o G-Max Wildfire irá aplicar toneladas de dano, além de causar dano todo turno aos Pokémon que não são do tipo FIRE, algo bem incomum entre os campeões.

Desempenho até o momento

Se no primeiro grupo o Steven não conseguiu desempenhar bem, mesmo com a Mega Evolução, aqui temos mais um que passa por essa situação. É, infelizmente a Mega Gardevoir também não aguenta toda essa pressão sozinha. O Hawlucha é uma grande adição em relação ao Steven? Sim, de fato. Porém estamos falando de um conjunto e nenhum Pokémon sozinho vale mais do que seus companheiros.

Outro campeão que também não consegue se destacar por conta de sua equipe é o Kukui. Para quem jogou as versões SUN/MOON sabe que a liga de Alola foi criada nos 45 minutos do segundo tempo e com isso, não teve tempo de formar uma Elite Four competitiva, que dirá um campeão à altura dos demais. Seu time é muito fraco defensivamente e não oferece muito perigo quando ataca.

Em relação ao Alder, o potencial demonstrado antes da batalha foi imenso, já que seu time é duro na queda. Porém, quando as batalhas começaram, sua equipe se mostrou dependente da Volcarona e os demais Pokémon não conseguem ter um desempenho tão bom quando estão sobre pressão, e como isso ocorre com frequência, não há muito o que fazer.

Sendo assim, Iris e Leon se destacam dentre eles por serem mais completos e, ainda que hajam brechas que podem ser exploradas, estes momentos praticamente não existem. Iris e seus dragões aplicam muito dano nos adversários e com a diversidade de tipos, somada ao poder dos répteis mais temidos do Universo Pokémon, são adversários difíceis de serem abatidos em um confronto direto.Isso tudo se deve ao seu poder devastador e suas defesas acima da média, que comportam o dano causado pelos adversários.

Em um caminho similar está Leon e seu time cheio de respostas. Mas não pensem que ele apenas responde o adversário. Sua equipe é capaz de propor o jogo e, em uma disputa direta, o poder de seus comandados pode e vai destruir tudo o que estiver em seu caminho, sem deixar rastros.
Finalizamos a segunda rodada de batalhas e os melhores foram Iris e Leon. Dessa forma, concluímos a formação do quadrangular final, tendo Lance e Cynthia como os outros dois competidores.

A próxima parte será a última. Nossa, deu até um friozinho na barriga. Empolgados com para saber o resultado? Quem vocês acham que é o campeão mais forte dentre esses quatro? Deixem a opinião de vocês nos comentários e vamos debater sobre o tema.
Revisão: Felipe Fina Franco
Siga o Blast nas Redes Sociais

Fã de carteirinha da franquia Pokémon desde os oito anos de idade, teve seu primeiro contato com os monstrinhos de bolso no Game Boy Color e de lá para cá, são mais de 25 anos de alegria. Fanático por vídeo-games, gostaria de poder jogar mais tempo do que trabalha.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).