Top 10 visual novels disponíveis no Switch

Destacamos aqui algumas das melhores obras do gênero que podem ser jogadas no console híbrido da Nintendo.

em 21/04/2020

Visual novels são um gênero em que o foco está muito mais no roteiro e na caracterização dos personagens do que em qualquer outro elemento que o jogo possa oferecer. Apesar de ser um gênero cuja história tem origem nos jogos de aventura textual da década de 80, o contato ocidental com essas obras costumava ser bastante limitado até a segunda metade dos anos 2000.


De lá para cá, no entanto, uma grande variedade dessas obras está disponível no Ocidente, mesmo que a maioria esmagadora de sua produção seja japonesa. Atualmente, o Switch é um console em que há uma boa variedade delas, incluindo aí histórias de romance, comédia, mistério, horror e drama, com contextos bastante variados. Seguem aqui 10 das melhores obras do gênero que já estão no console.

10. If My Heart Had Wings


If My Heart Had Wings é uma visual novel no estilo galge, ou seja, uma obra de romance em que, de acordo com as escolhas do jogador, o protagonista pode se relacionar com uma das garotas que são seus interesses românticos. A história gira em torno de um clube de “aviação” em que os membros tentam criar um planador capaz de sobrevoar as nuvens em busca de um fenômeno conhecido como Morning Glory.

9. SeaBed


SeaBed é uma obra de mistério com elementos psicológicos. Através da perspectiva de três personagens, ela conta a história de um casal de mulheres e uma psicóloga que estuda as memórias das pessoas. Apesar de ter uma discussão bastante interessante, é importante que o jogador saiba que se trata de uma kinetic novel, ou seja, a trama não oferece escolhas e, por isso, não é possível influenciar o seu desenrolar.

8. VA-11 HALL-A


Desenvolvido pela venezuelana Sukeban Games, VA-11 HALL-A conta a história de uma barista em um mundo cyberpunk. Apesar desse tipo de ambientação usualmente evocar um senso de conspiração e uma trama grandiosa, nesse jogo a protagonista é apenas uma pessoa comum servindo drinks e ouvindo as histórias dos seus clientes para poder pagar as contas. Um detalhe interessante é que o jogador realmente monta a bebida do cliente e o que ele serve pode levar a mudanças no desenrolar da trama.

7. Spirit Hunter: NG


NG é uma obra de terror em que um jovem acaba se envolvendo na caça de espíritos depois que sua prima desaparece. Em cada capítulo, o jogador precisa explorar uma área e lidar com o espírito que assombra o local. Em termos de gameplay, a obra tem um estilo investigativo em que você busca objetos pelo cenário para entender as maldições dos espíritos e, ao final, precisa selecionar os itens corretos para derrotá-los, seja por uma rota pacífica ou por uma violenta. No entanto, acabar com o espírito na base da força bruta trará repercussões negativas para você e seus aliados.

6. AI: The Somnium Files


A obra mais nova do escritor e diretor Kotaro Uchikoshi (Zero Escape), AI conta a história do detetive Kaname Date. Quando uma série de crimes brutais começa a acontecer em Tóquio num futuro não tão distante, o jogador terá que investigar a fundo o que aconteceu. Mais especificamente, o jogo conta com a exploração de ambientes oníricos do subconsciente de testemunhas (os Somnium) e neles é necessário escolher os objetos com os quais interagir, levando a uma história ramificada em múltiplas linhas de investigação.

5. Code:Realize ~Guardian of Rebirth~


Code:Realize é uma visual novel otome, uma obra com protagonista feminina que, de acordo com as escolhas do jogador, pode se relacionar com uma variedade de rapazes. Especificamente este jogo se passa em uma Londres vitoriana steampunk e conta a história da jovem Cardia, uma garota que tem em seu corpo um misterioso veneno que corrói tudo o que toca. Além do romance e do mistério em torno de Cardia, a obra também conta com boas cenas de ação conforme a garota e seus aliados lutam para desvendar uma grande conspiração que ameaça a cidade.

4. Clannad


Um grande clássico do gênero nakige (obras voltadas para fazer o jogador chorar), Clannad é uma obra da Key, estúdio que também foi responsável por Air, Kanon, Little Busters!, Planetarian, Rewrite e Summer Pockets, além do roteiro dos animes Angel Beats! e Charlotte. O jogo conta a história do jovem Tomoya, que é tratado como um delinquente na escola devido a seus constantes atrasos. Acostumado a ser uma pessoa rude e que demonstra pouco as suas emoções, a sua vida muda quando ele se torna amigo de Nagisa, uma estranha colega de classe que quer reviver o clube de teatro do colégio.

3. Raging Loop


Raging Loop é uma história de mistério com elementos de terror psicológico. Quando o protagonista, Haruaki Fusaishi, chega a uma isolada vila japonesa, ele logo se vê preso em um ritual chamado The Feast. “Lobos” infiltrados entre os humanos estão assassinando os moradores do local. Quem são os lobos e o que está acontecendo na vila? Independente do que fizer, Haruaki logo se vê preso em um loop de mortes, incluindo a sua enquanto investiga os detalhes desse mistério de tirar o fôlego.

2. Steins;Gate Elite


Parte da série Science Adventure, Steins;Gate ficou bastante conhecido no Ocidente graças a seu anime de 2011. A visual novel conta a história de Okabe Rintarou, um jovem estudante que se autodenomina um cientista maluco e criou várias invenções inúteis no apartamento alugado que ele usa como um laboratório. No entanto, a vida dele e dos outros integrantes do laboratório muda graças a uma de suas criações, um micro-ondas que recebe mensagens de celular. Eles logo acabam se envolvendo em uma grande conspiração e a trama, sem entrar em spoilers, é bem interessante. A versão Elite troca as artes originais por imagens do anime.

1. Phoenix Wright: Ace Attorney Trilogy


Um grande clássico e uma das obras de maior impacto do gênero no Ocidente, Phoenix Wright: Ace Attorney foi um grande sucesso do DS e continua sendo uma das melhores introduções possíveis às visual novels. O jogo conta a história do advogado Phoenix Wright e suas peripécias jurídicas para defender os seus clientes. Com uma gameplay baseada em jogos de detetive, o jogador precisa investigar as cenas dos crimes para poder descobrir o que aconteceu. Mas a verdade é que o tribunal é ultra maluco, revirando as pistas de formas muitas vezes imprevisíveis com muitas reviravoltas que só vão te deixar perguntando “O quê?” sem parar. Com um elenco sensacional e casos realmente muito interessantes, é uma obra imperdível.

Considerações finais

Cena de Our World is Ended.

Obviamente a lista não é exaustiva. Tentei destacar um leque bem variado de obras e cada uma tem mais valor para públicos diferentes graças a isso. Também há muitas outras que merecem ser mencionadas, como Coffee Talk, Aviary Attorney, Our World is Ended., World End Syndrome, Kotodama, Daedalus, YU-NO, etc.

Os estilos de história que as visual novels apresentam são bem vastos, fazendo com que a escolha da obra certa faça uma diferença enorme. Cada pessoa tem um gênero literário que curte mais, fazendo com que seja muito importante saber do que se trata o jogo e como são os personagens principais para que seja mais fácil aproveitá-lo. Espero que esta lista possa instigar a curiosidade em algumas dessas belas obras que estão no console da Nintendo.
E você, leitor, concorda ou discorda da lista? Tem algum outro jogo do gênero no Switch que acha que deveria compor o Top 10?
Revisão: Icaro Sousa
Siga o Blast nas Redes Sociais

é formado em Comunicação Social pela UFMG e costumava trabalhar numa equipe de desenvolvimento de jogos. Obcecado por jogos japoneses, é raro que ele não tenha em mãos um videogame portátil, sua principal paixão desde a infância.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Você pode compartilhar este conteúdo creditando o autor e veículo original (BY-SA 3.0).