Jogos relaxantes no Switch

Com a quarentena e as restrições de contato social, jogos tranquilos e reflexivos podem ser uma boa pedida.

em 22/04/2020

Estamos vivendo um momento difícil, em que muitas pessoas se encontram lidando com o estresse e a frustração. Em um contexto como esse, jogos relaxantes podem nos ajudar a passar o tempo e a ter mais tranquilidade diante das adversidades.
O conceito de um jogo relaxante, claro, não é consensual. Ainda assim, acredito que é ponto pacífico o fato de que se trata do oposto de games tensos e que levam a adrenalina ao limite. Nem todos os títulos indicados aqui contemplam essa proposta de forma absoluta, mas certamente possuem momentos nesse estilo. Pegue o seu controle, encontre um local confortável e aproveite esses jogos incríveis.

10. Sayonara Wild Hearts

Talvez pareça estranha a inclusão de Sayonara Wild Hearts, já que visualmente esse game se mostra frenético e intenso. No entanto, no meio da velocidade imposta ao jogador, o título nos convida a seguir o ritmo das músicas em uma sequência de ações que combinam tão bem que são praticamente intuitivas. Sem dúvidas, um ótimo jogo para relaxar.


09. Animal Crossing: New Horizons

Animal Crossing: New Horizons chegou ao Switch trazendo alegria e sentimento de pertencimento a muitos jogadores. Ainda que seja um game com muita coisa para fazer, parte da proposta é se sentir inserido nos ambientes alegres e tranquilos que tanto encantam os fãs da série.


08. Baba is You

Baba is You é um jogo que faz você realmente quebrar a cabeça para encontrar as soluções para os enigmas propostos. Ainda assim, a ambientação e construção dos puzzles é tão bem feita que a sensação é quase terapêutica, principalmente quando chegamos às conclusões certas (mas não só nesses momentos).


07. Gris

Gris é um jogo encantador, do começo ao fim. Do visual artístico à temática repleta de sensibilidade, o game conecta o jogador a uma experiência quase meditativa. No mínimo, você vai se encantar com toda a beleza presente nessa história.


06. What Remains of Edith Finch

Apesar de incluir uma temática familiar extremamente pesada e muitos momentos de tensão, considero What Remains of Edith Finch um jogo relaxante. A maneira como a história é contada e o processo de exploração possuem mais peso na experiência do que os momentos angustiantes. Claro que essa experiência é muito particular e depende da maneira como o game afeta cada pessoa. De qualquer forma, uma coisa é certa: esse é um título que merece ser jogado.


05. Swim Out

Swim Out é um jogo de puzzle muito simples, mas incrivelmente bem executado. A ambientação temática de piscinas e músicas antigas cria um clima de contemplação e exploração que permite horas de total desconexão com o mundo externo.


04. The Legend of Zelda: Breath of the Wild

The Legend of Zelda: Breath of the Wild tem, obviamente, muitos momentos de ação. Contudo, é inegável como é incrivelmente recompensador se deixar levar pelo jogo e seus cenários belíssimos. As surpresas pelo caminho são sempre boas, e a sensação de descoberta faz com esse seja, sem dúvida alguma, um dos games mais reflexivos e relaxantes já feitos.


03. Snipperclips

Snipperclips apresenta uma experiência muito tranquila e recompensadora, especialmente para quem gosta de jogar com outras pessoas. Os puzzles bem elaborados e o carisma característico do game contribuem para um clima envolvente e cheio de tranquilidade.


02. Golf Story

Golf Story mistura elementos de simulação de golfe com RPG. A narrativa é simples e os desafios também. Mas dominar as habilidades e seguir o fluxo da história é muito relaxante e recompensador. Um jogo que diverte por horas e deixa uma vontade de jogar ainda mais.


01. Untitled Goose Game

O que torna Untitled Goose Game um jogo relaxante é o fato de que ele se leva a sério na medida certa, ao mesmo tempo em que deixa espaço para a banalidade e bizarrice. Afinal, em tempos difíceis, nada melhor do encarnar um ganso que torna a vida dos outros insuportável.


Essa lista certamente está repleta de furos. O motivo óbvio para isso é que só pude mencionar jogos que já experimentei. Mas a segunda razão é que, como mencionei anteriormente, o conceito de algo que é relaxante não é o mesmo para todo mundo. Por isso, que tal usar os comentários e deixar suas próprias dicas?



Pesquisador nas áreas de estética e cibercultura com Mestrado em Cultura e Sociedade (UFMA) e Doutorado em Comunicação (UnB). Além de escrever sobre jogos, produz o Podcast Ficções e tem um blog sobre literatura, filosofia e cotidiano.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.