Mesmo em temos de quarentena o desenvolvimento de jogos não pode ser interrompido, muitas empresas estão seguindo os seus projetos à distância e com a Nintendo não é nada diferente. Masahiro Sakurai, o diretor de Super Smash Bros. Ultimate (Switch) comentou em sua coluna quinzenal na revista Famitsu como está o processo de trabalhar remotamente no desenvolvimento das próximas DLCs para o game de luta.
Abaixo temos a edição 603 da coluna de Sakurai na revista:
Super Smash Bros. Ultimate é um projeto altamente confidencial e deve ser bem protegido. No entanto - embora isso não me preocupe - para impedir a propagação do COVID-19, é imperativo incentivar menos contato entre as pessoas. Devemos, absolutamente, cooperar e sobreviver [a isso] juntos.No final da coluna, temos as fotos do microfone que ele comprou e de um altere que ele está usando para conseguir se exercitar em casa durante a quarentena.
Até agora, nosso trabalho remoto tem sido bastante bem-sucedido. Há muitos funcionários que devem ser elogiados por seu trabalho. Obviamente, não estamos mais perdendo tempo com a viagem de casa para o trabalho. Alguns viajavam duas horas só de ida [à desenvolvedora]! Isso é muito mais eficaz, certo?
Então, quais são minhas primeiras impressões sobre o home-office? Primeiro, o ar é muito mais limpo! Escritórios ocupados geralmente têm um ar sujo. O aquecedor sempre me fazia suar todos os dias também. Mas, no seu próprio quarto, você pode estar o mais confortável possível! Você pode controlar a temperatura e a umidade. Além disso, há uma vantagem em ver luz natural. O escritório tinha muitas janelas, mas tivemos que fechá-las para manter segredo. Poder ver a luz do sol da manhã e da noite é muito agradável.
As tentações de jogar ou dormir são comuns. No entanto, não é grande coisa. Quando você tem o seu trabalho à sua frente, suas mãos tendem a continuar trabalhando. É ruim manter as pessoas esperando, por isso é normal responder rapidamente aos e-mails que você recebe, mesmo se você estiver indo [no trasporte] para o trabalho.
Continuo respondendo a essa correspondência de trabalho, até mesmo à meia-noite. No entanto, meus intervalos para comer são mais consistentes agora, e tenho uma sensação de tempo ainda melhor. Tem sido um processo de tentativa e erro para melhorar o ambiente de trabalho atual. Eu supervisiono quase tudo o que a equipe faz, para que o trabalho que eles fazem esteja sempre fluindo.
Há várias coisas que precisam ser corrigidas, ferramentas e outros elementos necessários para dar suporte aos desenvolvedores. No entanto, no momento não é possível reunir todos [eles] e explicar [as coisas] como eu poderia antes. Obviamente, a resposta básica é responder de maneira simples por e-mail. Inevitavelmente, devido à complexidade e importância das informações, a quantidade de palavras e respostas só faz crescer. Isso é inevitável e, se toda a informação for necessária, não é realmente um problema.
Em algumas situações, é necessário fornecer feedback ao vivo. Em uma videoconferência, podemos compartilhar nossos pensamentos e opiniões ao vivo. Isso parece ultrapassado, pois precisamos reservar um horário específico para receber essas ligações. Se você tem uma família com filhos, torna-se ainda mais difícil.
Comprei um microfone e uma unidade de captura e construí um estúdio para jogar [Super Smash Bros Ultimate] e ajudar no desenvolvimento ao vivo com a equipe. Quando faço uma chamada de voz, mostro o vídeo da jogatina ou do PC que estou supervisionando, gravo, carrego no servidor e os membros da equipe fazem o download [do arquivo].
Embora seja um sistema novo, está se saindo muito bem com a equipe, pois é mais fácil ver e ouvir no que estamos trabalhando, especialmente quando comparado a gravar imagens com uma câmera. Continuamos pesquisando o que funciona melhor e minimizando o tamanho dos arquivos para não desperdiçar a banda-larga.
Por enquanto, estamos avançando sem problemas até agora. No entanto, estamos apenas desenvolvendo as DLCs no momento. Teria sido muito difícil desenvolver o Super Smash Bros. Ultimate desde o início, se estivéssemos nessa situação, por exemplo.
Além dos videogames, muitos desenvolvedores estão enfrentando dificuldades. No entanto, continuo trabalhando duro, não apenas para aumentar a quantidade de tempo livre para jogar [videogames] em casa, mas também, é claro, para que possamos desfrutar de estar ao sol novamente, quando a ameaça do COVID-19 desaparecer.¹
¹A presente versão para o português usou como base a tradução do japonês para o inglês feita por Robert Sephazon em seu Twitter.
Super Smash Bros. Ultimate é um jogo exclusivo para Nintendo Switch, lançado em 7 de dezembro de 2019. O título está disponível para compra na Loja Nintendo.
Fontes: @Sephazon (via GameXplain)