Super Smash Bros Ultimate (Switch): Sakurai comenta sobre o desenvolvimento remoto das DLCs

Diretor do jogo aproveita seu espaço quinzenal na Famitsu para falar de como está o desenvolvimento remotamente.

em 29/04/2020


Mesmo em temos de quarentena o desenvolvimento de jogos não pode ser interrompido, muitas empresas estão seguindo os seus projetos à distância e com a Nintendo não é nada diferente. Masahiro Sakurai, o diretor de Super Smash Bros. Ultimate (Switch) comentou em sua coluna quinzenal na revista Famitsu como está o processo de trabalhar remotamente no desenvolvimento das próximas DLCs para o game de luta.


Abaixo temos a edição 603 da coluna de Sakurai na revista:

Super Smash Bros. Ultimate é um projeto altamente confidencial e deve ser bem protegido. No entanto - embora isso não me preocupe - para impedir a propagação do COVID-19, é imperativo incentivar menos contato entre as pessoas. Devemos, absolutamente, cooperar e sobreviver [a isso] juntos.

Até agora, nosso trabalho remoto tem sido bastante bem-sucedido. Há muitos funcionários que devem ser elogiados por seu trabalho. Obviamente, não estamos mais perdendo tempo com a viagem de casa para o trabalho. Alguns viajavam duas horas só de ida [à desenvolvedora]! Isso é muito mais eficaz, certo?

Então, quais são minhas primeiras impressões sobre o home-office? Primeiro, o ar é muito mais limpo! Escritórios ocupados geralmente têm um ar sujo. O aquecedor sempre me fazia suar todos os dias também. Mas, no seu próprio quarto, você pode estar o mais confortável possível! Você pode controlar a temperatura e a umidade. Além disso, há uma vantagem em ver luz natural. O escritório tinha muitas janelas, mas tivemos que fechá-las para manter segredo. Poder ver a luz do sol da manhã e da noite é muito agradável.

As tentações de jogar ou dormir são comuns. No entanto, não é grande coisa. Quando você tem o seu trabalho à sua frente, suas mãos tendem a continuar trabalhando. É ruim manter as pessoas esperando, por isso é normal responder rapidamente aos e-mails que você recebe, mesmo se você estiver indo [no trasporte] para o trabalho.

Continuo respondendo a essa correspondência de trabalho, até mesmo à meia-noite. No entanto, meus intervalos para comer são mais consistentes agora, e tenho uma sensação de tempo ainda melhor. Tem sido um processo de tentativa e erro para melhorar o ambiente de trabalho atual. Eu supervisiono quase tudo o que a equipe faz, para que o trabalho que eles fazem esteja sempre fluindo.

Há várias coisas que precisam ser corrigidas, ferramentas e outros elementos necessários para dar suporte aos desenvolvedores. No entanto, no momento não é possível reunir todos [eles] e explicar [as coisas] como eu poderia antes. Obviamente, a resposta básica é responder de maneira simples por e-mail. Inevitavelmente, devido à complexidade e importância das informações, a quantidade de palavras e respostas só faz crescer. Isso é inevitável e, se toda a informação for necessária, não é realmente um problema.

Em algumas situações, é necessário fornecer feedback ao vivo. Em uma videoconferência, podemos compartilhar nossos pensamentos e opiniões ao vivo. Isso parece ultrapassado, pois precisamos reservar um horário específico para receber essas ligações. Se você tem uma família com filhos, torna-se ainda mais difícil.

Comprei um microfone e uma unidade de captura e construí um estúdio para jogar [Super Smash Bros Ultimate] e ajudar no desenvolvimento ao vivo com a equipe. Quando faço uma chamada de voz, mostro o vídeo da jogatina ou do PC que estou supervisionando, gravo, carrego no servidor e os membros da equipe fazem o download [do arquivo].

Embora seja um sistema novo, está se saindo muito bem com a equipe, pois é mais fácil ver e ouvir no que estamos trabalhando, especialmente quando comparado a gravar imagens com uma câmera. Continuamos pesquisando o que funciona melhor e minimizando o tamanho dos arquivos para não desperdiçar a banda-larga.

Por enquanto, estamos avançando sem problemas até agora. No entanto, estamos apenas desenvolvendo as DLCs no momento. Teria sido muito difícil desenvolver o Super Smash Bros. Ultimate desde o início, se estivéssemos nessa situação, por exemplo.

Além dos videogames, muitos desenvolvedores estão enfrentando dificuldades. No entanto, continuo trabalhando duro, não apenas para aumentar a quantidade de tempo livre para jogar [videogames] em casa, mas também, é claro, para que possamos desfrutar de estar ao sol novamente, quando a ameaça do COVID-19 desaparecer.¹
No final da coluna, temos as fotos do microfone que ele comprou e de um altere que ele está usando para conseguir se exercitar em casa durante a quarentena.



¹A presente versão para o português usou como base a tradução do japonês para o inglês feita por Robert Sephazon em seu Twitter.

Super Smash Bros. Ultimate é um jogo exclusivo para Nintendo Switch, lançado em 7 de dezembro de 2019. O título está disponível para compra na Loja Nintendo.

Fontes: @Sephazon (via GameXplain)
Siga o Blast nas Redes Sociais

Estudante de Sistemas da Informação que gostaria de aprender todas as línguas existentes, mal sabendo lidar com as duas que já fala. Descobriu seu amor pela Nintendo ao conhecer Super Mario 64 e desde então nunca mais largou os cogumelos, karts e rúpias que encontrou em seu caminho.