A trilha sonora de Pokémon sempre foi marcante em suas gerações, colando em nossas cabeças enquanto desbravamos as regiões. Porém, muitas vezes as canções dos jogos optaram por uma certa simplicidade na melodia e nos instrumentos, ao contrário de muitas outras séries da Nintendo. As músicas de Galar parecem ter adquirido um tamanho maior na trama do jogo, com novos elementos e influências do mundo exterior. Claro, todo jogo precisa da sua trilha sonora, mas o que foi feito em Pokémon Sword/Shield parece ser um passo à frente na franquia. Veremos a seguir o melhor das canções de acordo com suas subdivisões. Preparem os ouvidos e vamos lá.
- Temas das cidades;
- Temas de personagens, batalhas e suas situações;
- Temas de rotas, Wild Areas e outras locações.
Temas das cidades:
Postwick:
Uma velha tradição parece estar mantida: a Nintendo e a Game Freak acertaram na canção da cidade natal dos nossos treinadores em Pokémon Sword/Shield. Essa foi uma constante em (quase) todas as outras gerações. O tema é agradável e suave, como justamente é um passeio no vilarejo. É possível ouvir também sua harmonia com o tema da rota 1 e 2. A vontade é de não sair da região e montar acampamento por lá. Um alerta: nos próximos anos, a nostalgia poderá bater na sua porta ao ouvir essa trilha:
Motostoke:
A cidade do sul de Galar é famosa por sua face industrial. Motostoke funciona com suas “maravilhas movidas a vapor da engenharia moderna”. A principal inspiração para criar a cidade aparenta ter sido Manchester, do norte da Inglaterra. A história de Manchester tem conexão com a Revolução Industrial. Não por acaso, ambas possuem proximidade com minas de carvão, recurso que influenciou no crescimento das duas cidades. A mina de Galar é vizinha da cidade de Motostoke. Quanto à sua trilha, se prestarmos atenção em suas camadas, é possível ouvir ao fundo barulhos mecânicos, que nos remete aos sons de fábricas e indústrias. O saxofone é o principal elemento da trilha, e os sinos no início da canção dão um charme, assim como as torres da cidade, que nos lembram de Manchester Town Hall. É interessante prestar atenção em um trecho central da canção, que se repete na história e gera lembranças, como na batalha com Eternatus e contra o campeão. Essa frase musical também é entoada nas primeiras rotas do jogo e é uma das principais repetições presentes na trilha. Prestem atenção no tema de Motostoke para entender sua importância no jogo:
Stow-on Side:
Stow-on Side talvez seja o primeiro ponto neste tutorial a fazer conexões com algumas referências presentes dentro do universo Pokémon e também com outras franquias. Ao ouvir, algumas lembranças de The Legend of Zelda e Pokémon Sun/Moon podem surgir em nossas cabeças. As referências retiradas do universo de Zelda podem variar, com similaridades à região de Gerudo (Ocarina of Time), Dragon Roost Island (Wind Waker) e o tema de Fi (Skyward Sword). Enquanto isso, no mundo Pokémon, alguns sons de Alola seguem o mesmo estilo, como o de Seafolk Village. A flauta andina somada ao violão e a harpa dão um toque que faz a cidade se sobressair em relação às outras de Galar, permitindo diferentes referências. Ela talvez possa não parecer com o Reino Unido, tanto musicalmente, como no seu estilo, mas talvez isso tenha sido uma das permissões para a criação de uma trilha tão única:
Circhester:
Rito Village? Kass, é você? Com violões quase flamencos como protagonistas e camadas de acordeão com sinos no fundo, o tema de Circhester entra nessa lista como um dos melhores do jogo. Mas, novamente, que há uma conexão com alguns temas de The Legend of Zelda, principalmente de Breath of the Wild, não podemos refutar. O acordeão também está presente no jogo de Link, onde topamos muito com um personagem específico, que é Kass. O Rito aparece no jogo justamente tocando a dita gaita. As referências são semelhantes também ao tema tocado na vila do povo de Rito, tribo de Kass. Além disso, o fato da trilha representar uma sensação de calma também nos remete aos momentos de BotW, onde caminhamos por Hyrule em paz e com uma leve música ao fundo. Mas o fato de haver semelhanças não é nada ruim, considerando a maravilha que é a trilha do jogo de Link. Circhester, que é rica por sua arquitetura georgiana, provavelmente inspirado pela cidade inglesa de Bath, também se destaca com sua trilha sonora, que merece uma pausa no jogo para apreciar a calmaria ao entrarmos lá:
Temas de personagens, batalhas e suas situações
Hop's Encounter e Battle! Hop:
Hop é um dos personagens mais icônicos a surgir na série, cativando não só por suas ambições, mas também pelo seu posicionamento questionável em batalhas e em suas escolhas. Automaticamente se tornou um meme na internet com seus bordões. Contudo, o nosso rival e vizinho tem dois belos temas, um direcionado aos nossos encontros com o personagem e outro para as batalhas. Enquanto um tem um toque mais moderno com sintetizadores, o outro é recheado de metais e guitarras, que lhe garante presença nas interações dentro do jogo. Além de ser irmão mais novo de Leon, Hop deseja ser um campeão mais que tudo. Se Hop não for um de seus personagens prediletos, ao menos dê uma chance aos seus temas, que podem mudar sua opinião:
Battle! Marnie:
Riffs de guitarra entre sintetizadores e gritos dos fãs. Precisa de mais alguma coisa para evidenciar a beleza do tema de nossa estrela Marnie? Essa personagem se destacou em Pokémon Sword/Shield por seu apaixonante estilo, uma verdadeira rockstar. É uma das rivais do jogo, tendo como especialidade os Pokémon do tipo Noturno, assim como seu irmão mais velho, Piers, que também conta com seu tema. Mas, de uma certa forma, a trilha de Marnie apresenta um enredo mais envolvente, com uma dinâmica entres os instrumentos, alternando entre guitarras e sintetizadores. Tudo isso torna o tema de batalha de Marnie um dos melhores de enfrentamento entre todos da série:
Battle! Gym Leader:
Nem todos os líderes de ginásios ganharam seu próprio tema, contudo, isso não vem a ser algo negativo. A nova canção padronizada para os demais líderes também pode ser considerado algo imponente. Com um toque moderno, as batalhas são animadas pelos instrumentos e vocais da plateia como uma torcida que vibra. As ferramentas vocais foram utilizadas em outras canções e são uma das marcas do jogo. Os seus momentos de presença são entre golpes, interações e dynamax, quando a música realmente se transforma. O essencial é que a trilha empolga justamente em um momento importante do jogo, que são as batalhas de ginásio. Os enfrentamentos se tornam ainda mais únicos e desafiadores. Confira:
Temas de rotas, Wild Area e outras locações
Rota 1 e 2:
Nas proximidades de Postwick e Wedgehurst, o tema presente nas duas primeiras rotas são um dos primeiros a serem tocados no jogo. No meio de encontros com Pokémon como Skwovet, Blipbug e Rookidee, a trilha consegue ser calma e animadora ao mesmo tempo. A música da rota consegue dialogar e referenciar a série. Pode ser relacionada com outros momentos do jogo, como visto acima, em Motostoke, assim como também pode ser nostálgica para quem já jogou nas terras de Hoenn, pois apresenta similaridade com a terceira geração. De um jeito ou de outro, essa canção se torna importante no game com suas características, sendo o início de nossas primeiras aventuras no mundo de Galar:
Galar Mine:
Como falamos de partes da trilha que encabeçam o jogo e se distinguem dos outros momentos da jogatina e de algumas influências britânicas, não poderíamos deixar a Galar Mine de lado. A peculiar região se destaca ainda mais com sua música. A junção de instrumentos e estilos, como uma linha de baixo destacada e uma bateria com balanço, criam momentos que parecem se diferenciar da série e do jogo, mas sem perder a essência. Os sintetizadores e as guitarras com o efeito de wah-wah entregam ainda mais que a proposta do tema é ser de um estilo funky. Diferente ou não, a garantia é de bons momentos nas minas de Galar:
Rotas 6, 7, 8 e 9 e Wild Area 2:
Um dos mais brilhantes momentos da trilha sonora de Pokémon Sword/Shield está presente entre as rotas 6, 7, 8 e 9 e no segundo tema da Wild Area. Não, não são as mesmas músicas, mas sim, trechos compartilhados ou leitmotiv em sua natureza. Elas trazem suas semelhanças e diferenças. O principal toque em comum é o charme da gaita de fole, tradicional instrumento do Reino Unido, conhecido por sua presença na região da Escócia. O tema das rotas citadas parece uma versão mais enxuta da versão da Wild Area, que se destaca também por outras coisas. Mas, mesmo mais simples, trata-se de uma aventura agradável garantida entre as rotas 6 e 9:
O que ficou conhecido como o segundo tema da Wild Area é um show à parte. Além da vibe escocesa com a gaita de fole, o tema atinge sua grandiosidade em picos diferentes da canção, provando todo o seu potencial. Em sua dinâmica, é possível perceber uma semelhança com outro jogo já citado aqui, bem no início da canção, ao som do piano. Reconheceu? É um momento puro de Breath of the Wild. Mas não paramos por aqui. Os próximos segundos da música, que sucedem a “calmaria a la BotW”, se tornam muito imponentes, produzindo o melhor das emoções ao jogar essa obra. Além do piano e da gaita de fole, várias camadas de instrumentos surgem. É sopro, corda, metal e percussão por todos os lados. Talvez essa seja a trilha mais complexa de se explicar, justamente por sua grandiosidade. Tanto para quem já jogou ou para quem não conhece, eis um dos ápices de Pokémon Sword/Shield:
A trilha sonora soma um novo nível para Pokémon, combinando novos olhares com um toque de futura nostalgia que a série consegue proporcionar. Algumas das faixas mencionadas contam com o potencial para entrar nos lugares das mais características da franquia. O fato de brincar com referências adiciona um charme em sua natureza. A existência dos leitmotiv e recortes de canções fez surgir algumas reprovações entre os fãs, alegando que essas ideias poderiam ser “reaproveitamento” das faixas. Contudo, essas escolhas parecem propositais, para causar lembranças e sentimentos entre os treinadores em diferentes momentos. Se Pokémon Sword/Shield sofreu com críticas antes e depois do seu lançamento, não podemos dizer que se trata de falhas gerais e profundas em todos os aspectos. A trilha sonora do jogo pode não ser impecável, mas é ela um dos motores do jogo, garantindo diferentes emoções em diferentes momentos.
E aí, gostaram da lista? Nos ajudem com outras sugestões das músicas marcantes do jogo para realizarmos uma segunda parte dessa lista. Afinal, a playlist de Galar é expansiva e pode surpreender a quem menos espera. Boa sessão musical a todos!
Revisão: Vladimir Machado