A empresa requisitante dos certificados de homologação foi a DKAF do Brasil Representações, companhia mineira, cuja atividade principal registrada sob seu CNPJ é a "Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo", além de atuar como representantes comerciais na venda de eletrônicos. A liberação dos acessórios pela Anatel ocorreu entre os dias 3 e 8 de abril.
Nesta segunda-feira (13), novos produtos da Big N foram homologados a pedido da empresa. Desta vez, foram o Nintendo Switch Lite e os kits de desenvolvimento tanto para o modelo regular do Switch quanto para a versão Lite.
Em nota enviada ao site The Enemy, a DKAF afirma que foi acionada por um agente do exterior para ser o holder local. Representantes da empresa afirmam que, apesar de a homologação ter saído no nome da companhia, não possuem intenção de realizar as vendas dos produtos no Brasil, ressaltando que "o fabricante provavelmente ainda deverá desenvolver alguma parceria comercial com outra empresa para o planejamento das vendas".
No entanto, nesta terça-feira (14), nossos colegas do Switch Brasil alertaram que o nome da empresa requerente foi alterado de DKAF para Nintendo of America em todos os documentos emitidos até então.
Ainda não sabemos o que isso pode significar para o retorno de uma representação oficial da Nintendo no Brasil. Em 2018, outra empresa havia pedido a homologação do Nintendo Switch, porém a desenvolvedora japonesa afirmou à época que esse pedido era não oficial.
Confira abaixo os documentos atualizados e, se mais novidades surgirem, iremos noticiá-las.
O modelo HAT-001 refere-se ao kit de desenvolvimento do modelo padrão do Nintendo Switch. |
O modelo HAC-013 refere-se ao Pro Controller de Nintendo Switch. |
Os modelos HAC-016 e HAC-015 referem-se aos Joy-Con direito e esquerdo, respectivamente. |
O modelo HDH-001 refere-se ao Nintendo Switch Lite. O modelo HDH-002 refere-se ao kit de desenvolvimento para o portátil. |
Fontes: Switch Brasil/The Enemy