Após acessos sem autorização, Nintendo desativa a possibilidade de login via Nintendo Network ID

A Big N recomenda mais uma vez a ativação da verificação em duas etapas.

em 24/04/2020


Após diversos usuários relatarem acessos sem autorização em suas contas Nintendo, a Big N informou que desativará a opção de login via Nintendo Network ID. Em um comunicado divulgado em japonês, a empresa afirmou que os dados das contas "foram obtidos ilegalmente por fontes externas ao nosso serviço". O texto informa ainda que todas as senhas serão redefinidas para os IDs da Nintendo Network e outras contas Nintendo que possam ter sido acessadas ilegalmente.


Os usuários serão notificados por e-mail para redefinir seu Nintendo Network ID e conta Nintendo, além disso, quem verificar qualquer tipo de transação desconhecida no histórico de compras poderá solicitar o cancelamento. Para encerrar a nota, a Big N recomenda mais uma vez a ativação da verificação em duas etapas, que pode ser feita no próprio site da Nintendo.

Mais tarde, a empresa também disponibilizou um texto em inglês, em que afasta a possibilidade de os dados terem sido obtidos através de uma violação no banco de dados. Confira, logo abaixo, a íntegra desta segunda nota.
Gostaríamos de fornecer uma atualização sobre os incidentes recentes de acessos não autorizados a algumas contas da Nintendo.

Enquanto continuamos investigando, gostaríamos de tranquilizar os usuários de que atualmente não há evidências que apontem para uma violação dos bancos de dados, servidores ou serviços da Nintendo. Como uma ação em nossa investigação em andamento, descontinuamos a capacidade de usar um Nintendo Network ID para entrar em uma Conta Nintendo. Todas as outras opções para entrar na conta Nintendo permanecem disponíveis.

Como precaução adicional, em breve entraremos em contato com os usuários sobre a redefinição de senhas para a Nintendo Network IDs e Contas Nintendo que acreditamos terem sido acessadas sem autorização.

Além disso, também continuamos incentivando fortemente os usuários a ativar a verificação em duas etapas para sua conta Nintendo, conforme as instruções.

Se algum usuário tomar conhecimento de atividades não autorizadas, recomendamos que siga as etapas descritas no artigo sobre o processo de recuperação da conta Nintendo.

Durante a investigação, a fim de impedir novas tentativas de logins não autorizados, não revelaremos mais informações sobre os métodos empregados para obter acesso não autorizado.

Pedimos desculpas pelos inconvenientes e preocupações causados ​​aos nossos clientes e continuaremos trabalhando duro para proteger a segurança dos dados de nossos usuários.

É jornalista e obcecado por games (não necessariamente nessa ordem). Seu vício começou com uma primeira dose de Super Mario World e, desde então, não consegue mais ficar muito tempo sem se aventurar em um bom jogo. Diretor de Redação do Nintendo Blast.