Animal Crossing: New Horizons (Switch): os destaques da soundtrack horária da ilha

O maravilhoso concerto que é entoado todos os dias no jogo.

em 30/04/2020
Animal Crossing: New Horizons (Switch) está entre nós desde o dia 20 de março, colorindo nossas vidas em um momento difícil. Por destino, o jogo foi lançado no meio de uma tormenta mundial. Ele participa como uma ferramenta disponível para facilitar nossas quarentenas geradas pela pandemia do COVID-19, se tornando uma vida dentro de casa para momentos de isolamento em que não podemos sair.


A vibe bucólica do jogo encanta e acalma a tempestade externa. O trabalho feito na produção do jogo foi minuciosamente calculado para que a ilha particular in-game seja um retiro dentro de uma tela, como um escape de realidade. Quando falamos desse planejamento de calmaria, é claro, incluímos a trilha sonora do jogo.

Uma das mentes que comandaram a criação da soundtrack do mais novo jogo da série foi a de Kazumi Totaka, ocupando o cargo de Sound Designer. Totaka integra a equipe da Nintendo desde 1992, com suas obras figurando em canais do Nintendo Wii e em jogos da série do console, como Wii Sports e Wii Music. Trabalha como dublador, conhecido pela voz de Yoshi, e é presença garantida nos jogos da série Animal Crossing, tendo trabalhado em outros sete títulos da franquia. Kazumi também aparece na lista dos compositores, ao lado de nomes como o de Manaka Kataoka, musicista presente em jogos da série Zelda, sendo exaltada principalmente por seu trabalho em Breath of the Willd, do Nintendo Switch e Wii U.

A linha de frente, com seus nomes de peso, talvez explique o sucesso musical que se tornou a série de Animal Crossing. Em New Horizons, uma palavra que pode representar a capacidade é imersão. Passamos horas com uma trilha que se torna nosso som ambiente, variando entre momentos do jogo, como veremos a seguir. Os compositores parecem ter entendido a mensagem que, com uma trilha um pouco mais calma e limpa, não significa um jogo de menor potencial de presença em nossos ouvidos.

A playlist de Animal Crossing: New Horizons é composta por suas variações. Temos uma melodia para cada horário do dia. Sim, 24 diferentes músicas tocadas em 24 momentos respectivos. Elas também trabalham com suas mudanças do clima, com o adicional de elementos quando se está chovendo ou nevando, por exemplo, dependendo da condição atmosférica atual em sua ilha.

Nas primeiras horas e dias explorando a ilha deserta, a música tocada no jogo é a mesma, independente da hora, o que pode causar estranhamento. Isso muda conforme o progresso pessoal. É preciso dar um upgrade no Service Residents, com a chegada de novos moradores da ilha. Curiosamente, o desbloqueio das músicas horárias de New Horizons coincide com a chegada da personagem Isabelle.

A dinâmica só melhora conforme a liberação de todos elementos sonoros. Uma das partes legais de uma trilha tão variada no período de um dia é perceber seus propósitos, as intenções dos seus compositores. A diferença entre as composições de um dia - manhã, tarde, noite e madrugada - é muito grande. Tudo parece carinhosamente pensado para que o jogo encaixe em nosso dia, sem causar um alarde abrupto aos que jogam às cinco da manhã, e sem deixar de cativar com um balanço e ânimo para quem está jogando às cinco da tarde.

A ideia da lista é abordar os destaques das diferentes versões horárias e entender suas dinâmicas, como a diferença de instrumentos e melodias ao longo do dia. Claro, todas as músicas mereciam um espaço aqui — e talvez terão, quem sabe, em uma segunda parte dessa lista — mas, selecionamos algumas canções para animar ou relaxar os dias da quarentena. Confiram os temas que destacamos de Animal Crossing: New Horizons:
  • Para ninguém se perder, as trilhas foram divididas entre PM e AM, que, em países como os Estados Unidos, significam respectivamente Post Meridiem e Ante Meridiem. O termo Meridiem significa algo como meio-dia, então se dividiria o tempo entre o antes e depois do meio dia. O PM, portanto, está na faixa situada entre 12h e 00h, enquanto AM está entre 00h e 12h.

5 PM

A lista começa com um dos considerados pontos altos do jogo, um dos momentos mais queridos pelos jogadores, que é o som das 5 PM. A animada faixa cativa pelos seus elementos e balanços. Ela desperta um sentimento entre os jogadores, algo do tipo: “sim, a tarde está acabando, mas ainda temos uma noite pela frente para nosso retiro em nossas ilhas”. O brilho está na jam e no diálogo entre guitarras, bateria, sintetizadores e efeitos, como o wah-wah presente. Ela parece um empurrãozinho para as novas próximas horas no jogo e um sinal de alívio e ânimo para quem está ligando o Switch em seu momento de retorno de afazeres. A faixa também será usada para fazer um gancho com a próxima componente da lista, mostrando como 12 horas podem representar uma grande diferença no mundo de New Horizons.

5 AM

O dia oficialmente muda à meia-noite em nossas ilhas, mas, é só às 5 horas que se inicia o amanhecer. Quem estiver começando o dia, ligando o Switch, ou quem ainda não foi dormir, será presenteado com um dos temas mais graciosos do jogo. O piano marcante parece retirado diretamente de Breath of the Wild. A canção provoca um momento nostálgico, mesmo com o jogo tendo sido lançado recentemente. Nada mais apropriado ao momento do que caminhar pela ilha, receber seus progressos, como as reformas de casa, e perceber como seu esforço está rendendo dias de alegrias em New Horizons. A faixa até parece um desperdício, considerando tamanho tema ser executado em um momento em que muitos jogadores dificilmente ouvirão. Mas, como veremos, não se trata de um desperdício, e sim de uma trilha composta com um exagero de qualidade. Aí vai uma versão ampliada para 30 minutos da música. Se você é alguém como eu, diferente de Blathers, que lida com uma improvável jogatina às 5 horas da matina, vale a pena conhecer a canção, mesmo que não dentro do jogo:

3 AM

A canção tocada às 3 horas da madrugada talvez seja uma das mais peculiares do jogo. Não por sua qualidade — muito pelo contrário, ela é muito interessante e gostosa de se ouvir. Ela é particular por seu momento e por seu aparente propósito, como se estivesse gritando: “São 3 horas da madrugada, por favor, vá dormir!”. Insones e caçadores de tarântulas toparão com essa canção muitas vezes e recusarão suas ordens. Ela também pode servir como um alerta para os descuidados, como um alarme naturalmente configurado para a percepção do horário. Para quem gosta de séries e já assistiu “How I met your Mother”, um dos seus bordões, entoado pela avó de Ted, nos diz: “Nada de bom acontece após às 2 horas da manhã”. Tem certeza? Pois o tema das 3 horas da manhã me parece algo de bom. Seguindo as instruções ou não dadas pela série, que reforça: “Quando for 2 horas da manhã, apenas vá para a cama”, talvez seja o momento de ir para cama de fato, mas de levar consigo o Switch, pois essa trilha madrugadora é mais uma coisa interessante para se experienciar após às 2 AM em New Horizons:

12 PM

Nesta lista falamos muito sobre os propósitos de cada canção e como elas se encaixam no dia a dia. Mas, às vezes, nem é necessário entender essa dinâmica. Uma música pode estar no jogo por sua combinação de instrumentos e sua natureza e beleza. A fluidez da canção do meio-dia entra nessa visão de pertencimento do jogo, mas de forma natural: ela está ali como composição, pronta para abraçar os jogadores e entoar a imersão do jogo. O mais interessante é que ela está situada em um momento particular, que é a transição entre manhã e tarde, sendo um horário bem disponível para os jogadores. A ideia de um violão amigável comprova o poder de conexão entre players e o jogo em si:

7 e 8 AM

Um das preocupações dos designers do som do jogo está em uma certa continuidade nos horários e canções. A preocupação é com o ânimo e diálogo. Por exemplo, as músicas do começo da manhã são mais alegres, propícias para o começo do dia. Temos aqui o exemplo do do amanhecer. Os temas das 7 e 8 horas da manhã são destaques dos trechos que empurram o novo dia para os jogadores. Os instrumentos também são pensados. O violão é um dos instrumentos-exemplos das canções da manhã, meio-dia e suas proximidades. Às 7 AM, o instrumento é tocado por notas mais soltas e riffs, dialogando com bateria, sintetizadores e teclado:


Outro instrumento que aparece mais durante o dia é o contrabaixo, incluindo nas duas canções desse tópico. O violão também está aqui, mas agora alternando entre acordes, provocando uma sensação similar à música do meio dia, o que torna uma continuidade desses horários. Às 8 horas, o baixo está mais presente que nunca, o que vale a pena conferir:


3 PM

O conceito da tarde na trilha sonora de Animal Crossing: New Horizons cerca uma proximidade com as batidas animadas e suingadas. Até chegar às 5 PM, que seria o ápice desse conceito e que vimos anteriormente, também reside um bom momento no jogo. O tema das 3PM é um dos exemplos. Com sopros, cordas e bateria, a certeza é de um agradável sentimento na ilha. A animação é tamanha que pode ser um bom momento para realizar as atividades que você menos gosta. Para quem tem folga ou um intervalo durante o período da tarde, esse pode ser um bom horário para apreciar a trilha do jogo:

Menção honrosa:

Shop Closing

A escolha dessa música para a lista gera uma contradição. Sim, a canção de fechamento do Nook’s Cranny é entoada em um momento e horário específico do jogo, mas não carrega numerais horários no nome. Por se tratar de um momento diário, decidimos incluir na lista. E que enorme adição é essa música para a trilha sonora do jogo.

A música que declara o encerramento do expediente da loja é uma das mais poderosas do jogo. O momento é tenso: conforme se aproxima 10 horas da noite, temos cada vez menos tempo para comprar ou vender nossos itens (e para incomodar Timmy e Tommy). A primeira reação de muitos players ao ouvir essa canção é a de largar o controle do Switch e deixa-lá tocando. A situação, enquanto dramática aos ouvidos, é no mínimo engraçada visualmente: os raccoons começam a demonstrar seu cansaço aos moradores. Como se quisessem dizer: “Senhor, amanhã, às 8 horas da manhã, abriremos normalmente, não precisa se desesperar”.

Creio que essa canção possa representar alguns sentimentos diferentes nos jogadores, algumas emoções momentâneas e outras de longo prazo. No hora, pode despertar o conhecimento que mais um dia está acabando em nossas ilhas e podemos dormir tranquilos. Para outros, pode ser negativa, não querendo que o momento e as horas passem. Mas, uma das verdades é que essa música tem tudo para representar uma futura nostalgia nos jogadores, visto a condição do seu tema. A melodia é muito agradável aos ouvidos, relaxante e calma. Algo na canção pode lembrar de muitos momentos orquestrados de Super Mario Galaxy e a imensidão das galáxias, enquanto olhamos dentro de um observatório.

Outra verdade é que Timmy e Tommy não veem a hora de vocês saírem da loja de uma vez, loucos para um descanso. A dica: abracem a melodia e vivam o que significa o encerramento de mais um dia agradável em nossas maravilhosas vidas em New Horizons. Para aqueles com alteridade e compaixão, que não querem abusar da boa vontade da família guaxinim, separamos uma versão estendida da canção, para não ser necessário mais chutes para nos retirarmos da loja:


A trilha do cotidiano

O trabalho de Kazumi Totaka e sua equipe atingiu o objetivo de compor a trilha do jogo com muita beleza. E, sem querer, foi além: fez dessa trilha sonora um hino de tranquilidade e animação durante a terrível quarentena. O conceito de “normalidade” parece ser reinventado. As trilhas miram e acertam na tentativa de emular um cotidiano, mas, também, se sobressaem em outros momentos de destaque, fazendo com que os jogadores queiram de fato conhecer todas as 24 canções horárias, mesmo que isso signifique uma problemática de encontros e horários. São momentos de calmaria, onde a canção é o principal sentimento da ilha, e de alegria, compondo nossas animações e brilhando durante o jogo.

A ideia de uma vida plena em Animal Crossing vem para completar o que é uma vida vazia em isolamento. Sua rotina e diálogo das músicas e intervalos provocam uma sensação de normalidade, de cotidiano, o que é justamente o que precisamos agora. Mas, como acreditamos que esse momento vai passar — e irá passar! — a trilha certamente vai se sobressair no teste da temporalidade. A certeza é de momentos nostálgicos nos próximos anos. Aproveitem os sentimentos, tanto momentâneos como duradouros, que a trilha proporciona, e, lembrem: todo dia é uma nova oportunidade para ouvir as suas músicas preferidas durante o gameplay!

Digam nos comentários quais outras canções de Animal Crossing: New Horizons estão marcando seu gameplay e se destacam na trilha sonora do jogo. Bom concerto a todos!


Revisão: Vladimir Machado


Jornalista, colaborador no Nintendo Blast e doutorando em Comunicação Social.
Este texto não representa a opinião do Nintendo Blast. Somos uma comunidade de gamers aberta às visões e experiências de cada autor. Escrevemos sob a licença Creative Commons BY-SA 3.0 - você pode usar e compartilhar este conteúdo desde que credite o autor e veículo original.