Materiais disponíveis durante todo o ano
Esses são ingredientes que podem ser coletados por toda a extensão do ano, sendo limitados apenas à sua própria raridade de aparição. A maior parte deles você encontra em sua própria ilha e já deve fazer parte de sua rotina comum de coleta. São eles:- Tree branch: Os galhos de árvore, obtíveis os sacudir qualquer árvore em sua ilha. A parte boa é que toda árvore é uma fonte infinita de galhos: você pode sacudi-las, colher os que caírem ao redor, e depois voltar a sacudir para coletar quantos você achar necessário. Tree branches são utilizados em uma enorme variedade de receitas (inclusive em muitas ferramentas) e rendem 5 bells cada, caso queira vendê-los.
- Wood / Soft Wood / Hard Wood: existem três tipos de madeira em New Horizons, e todos podem ser obtidos ao usar um machado em qualquer tipo de árvores de sua escolha. Dependendo do machado, você poderá tirar apenas a madeira da árvore ou então derrubá-la de vez, por isso, cuidado ao escolher a ferramenta para extração. De qualquer forma, cada árvore dispensa 3 pedaços de madeira, de forma aleatória, a cada dia.
- Stone: as pedras podem ser retiradas com uma pá ou um machado de cada uma das rochas espalhadas por sua ilha. A cada dia, essas rochas liberam até 8 pedaços de materiais de forma aleatória, a stone pode ser um deles. Elas também podem ser pescadas, isso mesmo! As stones também podem aparecer nos rios sob a forma de um peixe, entrando em seu inventário quando pescadas.
- Clay: a argila é também obtida ao acertar as rochas com a pá ou o machado, mas são itens que aparecem com menos frequência. Elas ainda podem cair como presentes ao estourar balões voando pelo céu de sua ilha.
- Iron Nugget: pepitas de ferro são ainda mais raros e vem da mesma maneira que Stones e Clay, acertando as pedras com suas ferramentas. Mas assim como a argila, também pode aparecer como recompensa em um balão de presente.
- Golden Nugget: este é um dos materiais mais raros e cobiçados em New Horizons. A pepita de ouro pode ser obtida ao acertar as pedras com suas ferramentas, como explicamos acima, ou em balões de presentes, mas são muito mais difíceis de aparecer. Pepitas de ouro são ingredientes em receitas muito especiais e também na confecção das sonhadas Golden Tools (ferramentas especiais obtidas ao cumprir grandes objetivos no jogo). Cada pedaço vale modestos 10.000 bells.
- Bamboo piece: assim como madeira em geral, pedaços de bambu podem ser coletados ao acertarmos pés de bambu com um machado de pedra ou ao derrubarmos essas árvores. Sendo uma planta mais exótica, elas não crescem naturalmente em sua ilha. Para conseguir ter sua própria árvore, você precisará encontrar a Mystery Island que tenha uma floresta de bambus e escavar um broto. Ou pode também receber de presente algumas mudas ao comprar nabos aos domingos com a Daisy Mae.
- Bamboo shoot: depois que seu pé de bambu estiver crescido, periodicamente você notará que ao seu redor surgirão buracos, parecendo que algo está enterrado neles. Se cavar com sua pá, verá que ali está um broto de bambu. É assim que eles se reproduzem em sua ilha. Além de serem comestíveis, esses vegetais também serão utilizados como ingredientes em receitas variadas. Se for vendê-los, conseguirá 250 bells em cada muda.
- Weeds: as famigeradas ervas daninhas também são um recurso valioso em Animal Crossing: New Horizons, visto que elas são parte essencial de várias centenas de itens, desde vestimentas a móveis e acessórios. Portanto, sempre guarde algumas para usar em suas receitas. Mas se não tiver mais alguma pelo chão de sua ilha, você as encontrará em abundância em qualquer Mystery Island que visitar usando seus Nook Miles Tickets.
- Flores (variadas): as flores, colhidas ao apertar Y em cima das plantinhas em sua cidade, além de belas e variadas, também são parte de muitas criações. Podem ser utilizadas como um acessório de cabelo e também na confecção de decorações para sua casa, seus móveis e suas roupas. Tulips, Lillys, Cosmos, Pansys, Hyancith, Roses, Mums, Wind Flowers… As espécies são muitas e suas variações de cores são ainda maiores, sendo que cada receita exigirá quantidade e cores específicas. Portanto, ter todas elas em grande número é sempre bom.
- Frutas (variadas): Pêssegos, maçãs, cerejas, laranjas, pêras e cocos também são ingredientes comuns em criações. Sua ilha sempre terá uma espécie nativa de fruta, mas todas podem ser cultivadas, você só precisa trocar com amigos ou ganhar uma fruta exótica de algum de seus vizinhos. Depois de plantá-las e esperar 4 dias, basta apertar A em frente à árvore de sua escolha e colher 3 unidades daquela fruta.
- Wasp nest: Vespas são bichos perigosos e meio complicados de capturar, mas, se você tiver sucesso, além de ter um inseto que renderá uma boa grana, seu ninho também poderá ser coletado e usado como material. Para encontrar um ninho, você precisará chacoalhar árvores em busca de um. Se não quiser ser picado, recomendo que esteja sempre com sua rede de insetos em mãos e, assim que o ninho cair ao chão, aperte A em direção a ele para capturar as vespas e obter sua recompensa de forma segura.
- Rusted part: esses componentes eletrônicos enferrujados também são itens bastante raros e são necessários em receitas bem mais elaboradas. Para conseguir um desses você precisará ter a sorte de encontrar um na caixa de recicláveis da prefeitura após uma das visitas de Gulliver à sua ilha. Há ainda a opção de você não devolver a ele as Communicator Parts que coletar, assim elas enferrujarão em seu bolso e, no dia seguinte, se tornarão Rusted parts. Cada uma pode ser vendida por 10 bells (um péssimo negócio).
- Lixo (variados): nessa categoria entram as Boots (botas velhas), Empty cans (latas enferrujadas) e os Tires (pneus velhos). Todos esses itens são encontrados aleatoriamente ao pescarmos o que parecia ser um peixe. Isso mesmo. Sombras em rios e no mar que se comportam como um peixe, mas que podem ser na verdade lixo disfarçado. Mas não é de tudo ruim, visto que esses itens descartados rendem criações muito interessantes quando combinados com outros materiais.
- Star Fragments: Fragmentos de estrelas são itens raros e podem vir em muitas variedades. Star fragments (o tipo mais comum), Large Star Fragments (os mais raros), Zodiac Star Fragments (bem raros e variam de acordo com o ciclo astrológico vigente). Todos esses tipos de cometa aparecerão caídos em sua praia no dia seguinte após você ter feito um desejo para as estrelas cadentes na noite anterior. As estrelas cadentes acontecem em noites mais estreladas, em menor cadência, ou nos Meteor Showers, noites especiais em que há uma grande incidência de estrelas atravessando o céu de sua ilha (você será avisado da ocorrência desse fenômeno na transmissão diária da prefeitura). Em qualquer um dos casos, basta que você desequipe qualquer acessório das mãos de seu personagem e ajuste a câmera para o céu assim que ouvir um som de ‘plim’. Você verá as estrelas atravessando o céu. Basta apertar o botão A nesse momento e seu villager fará um desejo, te rendendo um fragmento no dia seguinte. Você pode fazer quando desejos quiser enquanto durar a chuva de estrelas, mas só receberá uma pequena proporção em número de fragmentos.
- Shells (variados): as conchas aparecem periodicamente ao longo do dia na areia da praia de sua ilha. Elas vêm em vários formatos e podem ser coletadas com o botão Y. Possuem formas, valores e aplicações diferentes também, por isso, são usadas em criações das mais variadas.
- Manila Clam: também encontrados na areia, esses moluscos ficam enterrados, requerindo que você use sua pá em pontos onde notar um pequeno esguicho de água. É ali que eles se escondem e podem aparecer aleatoriamente em uma pequena porção de terreno da praia. Por enquanto, elas são usadas somente na confecção de iscas de peixe, mas acredito que terão uso em mais criações. Veremos.
- Itens já prontos (variados): sim, algumas receitas também exigirão que você utilize itens já finalizados em sua composição. Seja um móvel para a criação de outro, uma roupa, uma ferramenta e até um fóssil — vários itens podem ser utilizados como material em uma criação ou outra. Aí não tem jeito, você terá que possuir este item, ou criá-lo através de crafting. Você também pode encomendá-los do seu catálogo de compra ou receber de um amigo. As possibilidades são muitas, por isso, tente ter a maior variedade possível de objetos e materiais, assim você poderá realizar muitas novas criações ou ajudar alguém que esteja precisando.
Materiais sazonais (disponibilidade limitada)
Como é de conhecimento geral, a franquia Animal Crossing sempre trouxe eventos e épocas do ano do mundo real para cada um de seus jogos. Nessas épocas acontecem eventos in game onde podemos realizar atividades diárias que são possíveis apenas nos determinados períodos do ano. O jogo segue o calendário e relógios configurados no sistema do Nintendo Switch, fazendo com que o tempo passe da mesma forma que no mundo real.Animal Crossing: New Horizons retorna com essas mecânicas, só que com ainda mais variedade e também com a opção de escolher em qual hemisfério quer que sua ilha esteja localizada: Norte ou Sul. Além de eventos já tradicionais, vários outros estão planejados para serem inseridos regularmente ao jogo por meio de atualizações gratuitas. Para que você esteja preparado quando alguns deles chegarem, trazemos abaixo uma lista de itens com disponibilidade limitada a algumas épocas do ano, assim você saberá o que fazer e poderá fabricar todas as criações exclusivas desses períodos.
- Cherry-blossom petals: as pétalas de cerejeira é um material exclusivo da primavera. Elas aparecem flutuando ao vento em sua ilha enquanto suas árvores estiverem com a folhagem rosa e podem ser capturadas com a rede de insetos.
- Young spring bamboo: este é um tipo de madeira de bambu especial e também é exclusiva da estação primavera. Para obtê-la, basta acertar as plantas de bambu com seu machado. Young spring bamboo é utilizado na confecção de itens decorativos naturais e exclusivos dessa época do ano.
- Summer shells: são conchas especiais que aparecem aleatoriamente em sua praia durante o verão. Esses itens não apresentam diferenças visuais até que estejam em seu inventário, por isso se quiser coletá-las, terá que pegar todas as conchas em sua praia e conferir se é a que deseja. Summer shells são ingredientes de itens decorativos e acessórios sazonais também.
- Easter eggs: os famigerados ovos de páscoa que tanto deram o que falar por conta de sua ‘abundância em exagero’, também são itens de disponibilidade limitada. Aparecendo apenas durante os dias que precedem a Páscoa, esses ovos escondidos por Zipper em toda a ilha são utilizados em uma grande variedade de móveis, vestimentas e acessórios temáticos. Sky eggs são obtidos ao estourarmos balões multicoloridos passando pelo céu da ilha; Stone eggs estão escondidos em pedras grandes e podem ser extraídos ao atingi-las com pazadas; o Water egg pode ser pescado em rios e no mar, sob a forma de um peixe comum de tamanho médio; já os Wood eggs caem de árvores ao golpear seus troncos com um machado; Earth eggs podem ser encontrados sob o solo, bastando escavá-los com a pá para adicioná-los a seu inventário; por fim, os Leaf eggs, que aparecem nas copas das árvores como se fossem frutas prontas para serem colhidas.
- Acorns: as avelãs são um item recorrente na franquia Animal Crossing, mas que receberam mais importância em New Horizons. Exclusivas da estação outono, esses itens podem cair de árvores ao chacoalhá-las com o botão A. Caindo da mesma forma que os Tree branches, você precisará de paciência se quiser coletar um número maior delas, visto que são bem mais raras e caem com menos frequência que os galhos.
- Pinecone: também exclusivas do outono, as pinhas são obtidas da mesma forma que as Acorns, mas apenas quando você balançar alguma Pine Tree (pinheiros). Sendo raras, também caem com uma baixíssima frequência. Acorns e Pinecone são utilizadas na confecção de itens decorativos e acessórios variados.
Como ser mais produtivo na coleta de materiais e tirar vantagens de suas criações
Como falado lá no comecinho, coletar materiais pode ser uma tarefa trabalhosa para muitos, ainda mais se levarmos em conta a grande quantidade de tipos, locais de aparição, ferramentas necessárias e ainda a disponibilidade limitada de boa parte desses ingredientes. Não tema! Listamos algumas boas práticas que, de modo geral, podem facilitar a sua busca e coleta por esses preciosos recursos.- Tenha a ferramenta certa e em maior quantidade: a ferramenta adequada a seu objetivo é essencial. Além de maximizar os rendimentos, a extração feita de forma correta te salva bastante tempo. Se for sair para coletar madeira, bater em pedras, ou até mesmo pescar ou caçar insetos por um longo tempo, tenha sempre mais que um utensílio do mesmo tipo. Isso te economiza o tempo de ir craftar uma ou até mesmo comprar uma já pronta. Será ainda melhor se você fizer as do tipo mais durável possível.
- Limpe toda a área imediatamente ao redor das árvores e pedras: fique atento à área ao redor de árvores e pedras. Se houver flores, ervas daninhas ou qualquer outra coisa ocupando os dois espaços imediatamente em volta dessas fontes de recursos, os materiais que você tentar extrair irão cair no chão e simplesmente desaparecer depois de pularem uma vez.
- Tire o máximo de itens das pedras: você pode obter até 8 recursos aleatórios de cada pedra em sua ilha ou em ilhas misteriosas. Para isso, você precisa acertar cada uma delas de forma contínua com sua ferramenta, o que pode ser difícil, já que a cada golpe seu personagem sofre um recuo devido à força empregada. Evite esse problema usando o truque abaixo: cave dois buracos para servirem de apoio e garantir o máximo de produção de materiais.
Além de cavar os buracos, você ainda tem a opção de aproveitar o apoio de objetos próximos |
- Visite ilhas misteriosas quantas vezes puder: voar para ilhas aleatórias pela Dodo Airlines pode ser uma ótima opção para juntar recursos e também capturar insetos, peixes, fósseis e muito mais. Diferentemente de sua ilha, que renova seus recursos a cada novo dia, as ilhas misteriosas são distintas e infinitas, ou seja, a cada nova viagem, você estará em um lugar novo, totalmente renovado para que você extraia recursos novamente. Ao custo de 2.000 milhas por cada Nook Miles Ticket, você pode viajar quantas vezes desejar e estocar materiais sem restrição.
- Venda itens D.I.Y para fazer uma boa graninha: todos os dias, Timmy e Tommy (gerentes do Nook’s Cranny) divulgam em uma plaquinha na frente de sua loja o nome de um item (dois, caso a loja já tenha sido melhorada) aleatório pelo qual estão pagando o dobro de seu valor de venda. Pelo menos comigo, em 100% das vezes esses itens foram itens que podiam ser criados por mim por meio de crafting. Sendo assim, vale muito a pena confeccionar estes itens premium e vendê-los quando você tiver os materiais necessários em abundância.
- Visite seus vizinhos de manhã, de tarde e à noite para ganhar receitas D.I.Y: é comum entramos na casa de nossos villagers e vê-los realizando as mais variadas atividades. Mas você sabia que eles também craftam itens? E o melhor, eles sempre vão te oferecer a receita deles para que você também aprenda a criar tais itens. Isso acontece em todos os 3 períodos do dia, por isso, lembre-se sempre de procurar qual de seus vizinhos está trabalhando em uma criação em cada período e assim aumentar sua coleção de receitas.
Revisão: Jorge Neto
Animal Crossing: New Horizons está disponível na Loja Nintendo
Animal Crossing: New Horizons está disponível na Loja Nintendo